Denis Darzacq: fotografias em queda-livre



fotografia Denis Darzacq queda manidestacao franca

Em março de 2006, uma série de protestos colocou a França sob as atenções de todo o mundo: jovens, em sua maioria, estudantes, foram as ruas com bombas caseiras, pedras e palavras de ordem para mostrarem sua insatisfação diante de leis parlamentares sobre o primeiro emprego. Na verdade, a aprovação da cláusula que permitia aos empregadores demitirem seus contratados sem necessidade de justificativa ou indenização, fora o estopim de uma revolta lentamente cozida por anos.

Entre os anos de 2005 e 2006, o fotografo francês Denis Darzacq dedicou-se a capturar imagens de jovens cujos corpos desenhavam uma queda livre enquanto os rostos estampavam expressões ordeiras e conformadas. Era essa a percepção do artista sobre o que observava: toda uma geração subaproveitada pelo sistema de ensino e mercado de trabalho, ignorados por uma sociedade onde as diferenças sociais só fazem acentuar ano a ano com uma economia estagnada e preconceitos culturais que ganham contornos cada vez mais nítidos. Para Darzacq, na França alguém poderia cair do céu e ninguém na rua se importaria. O que se viu aqueles dias nas ruas de Tours, Orleans, Marselha ou Rennes, toda a violência e prisões que se transmitiu são uma mostra de que o espírito dos jovens franceses permanece indomável e incapaz de aceitar com docilidade que todos ao redor estejam indiferentes aos problemas que corroem o país; principalmente as minorias e as áreas mais pobres (onde se originaram os protestos).

As imagens da série, denominada La Chute renderam ao fotógrafo o primeiro prêmio da World Press Photo 2007 e estarão expostas até o dia 22 de novembro no Pavilhão Carré de Baudoin junto com mais 5 outros temas explorados pelo artista.

Não deixe de ver ao final do artigo o vídeo que mostra os bastidores da produção das incríveis fotografias de corpos em queda.

fotografia Denis Darzacq queda manidestacao franca

fotografia Denis Darzacq queda manidestacao franca

fotografia Denis Darzacq queda manidestacao franca

fotografia Denis Darzacq queda manidestacao franca

priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
 
Site Meter