O cinema na rede


ZZ49CCF873.jpg imagem: montagem de Bruna Bites

Este artigo é contributo de uma leitora do obvious. Cecília Barroso é uma mistura de sentimentos e emoções. Escreve o blog Cenas de Cinema. Cinéfila, quase cantora e quase escritora é fascinada pela arte em todas as suas representações. Saiba como publicar um artigo

Hoje em dia já não é mais preciso esperar as revistas semanais ou os jornais para saber quais serão os próximos filmes a serem lançados e o que os críticos acham deles. Com a internet, o cinema encontrou um caminho mais rápido rumo aos espectadores e melhor, este caminho permite que o público alvo espalhe pelos os quatro cantos do mundo o que acha e/ou espera das produções cinematográficas.

Além do grande número de sites que catalogam milhares de filmes e têm espaços destinados aos comentários de seus leitores, o número de blogs que falam da sétima arte cresce a cada dia. Cada um, ao seu jeito, fala dos filmes vistos e das produções que estão a caminho.

Além destas páginas informativas, outros filões também começam a ser explorados. Já existe uma rede social baseada exclusivamente em cinema e até um sistema a la carte de filmes, onde você escolhe o filme que quer assistir e divulga para os amigos.

Dados cinematográficos

O principal banco de dados da internet, sem precisar fazer grandes pesquisas é o IMDb, Internet Movie Database. Em suas páginas você pode encontrar várias informações sobre os filmes catalogados. Fichas técnicas, curiosidades, fotos, trilhas sonoras, notas dadas por quem já viu o filme e muito mais. Além de servir como base de pesquisas para futuros espectadores, é uma das principais fontes de dados para os blogueiros cinéfilos de plantão.

Existem dois sites brasileiros, o Adorocinema e o Omelete, que têm o mesmo objetivo. Matar a curiosidade dos que gostam de cinema e juntar em um mesmo lugar o maior número de informações sobre o assunto. Enquanto o Omelete é voltado ao entretenimento em geral e privilegia notícias, o Adorocinema está repleto de dados e de notas dadas pelos internautas.

Outros sites muito procurados são aqueles que reunem críticas. Apesar de ter as mesmas características dos anteriores, dão mais valor às opiniõs do que a fichas técnicas. Entre estes destacam-se o Metacritic e o Rotten Tomatoes em inglês e, seguindo a mesma trilha, o Cine Players, em português.

Muitas das revistas, que antes eram esperadas com tanta ansiedade, se viram obrigadas a adotar um novo formato e na net podemos encontrar desde as edições de Cahiers du Cinéma até a brazuca mais conhecida do grande público SET.

Também é on-line que encontramos as edições eletrônicas de suplementos de jornal, como a Ilustrada no Cinema da Folha de S. Paulo, e excelentes compilações de textos como na digital Revista Cinética.

O Orkut dos cinéfilos

Redes sociais estão na moda e parecem que não vão sair tão cedo. E, como não poderia deixar de ser, existe o Flixter. Uma rede social para cinéfilos, onde você relaciona seus filmes favoritos, dá notas e participa de várias brincadeiras que envolvem a sétima arte.

Outras redes também têm seus momentos cinematográficos e não é difícil encontrar o cinema em outros lugares, como o Orkut e outros, sendo tratado como assunto principal.

Uma outra espécie de rede é o Moviemobz, que funciona através da mobilização de seus participantes. Você, além de poder influenciar a permanência ou não de um filme em cartaz, pode escolher o filme que quer ver e se outras pessoas também o escolherem, uma sessão é montada especialmente para vocês.

Todo mundo pode falar de cinema

Outra grande mudança provocada pelo maior acesso da população, talvez a maior de todas, são os milhares de blogs voltados para cinema. Nas mais diversas línguas, eles trazem a linguagem cinematográfica para que qualquer um possa ler. Diferente das muitas críticas, cheias de palavras técnicas e com aquela aura de coisa inacessível, os textos parecem muito mais um bate-papo na mesa de bar.

Alguns blogueiros são novinhos, enquanto outros viram Goonies no cinema. Uns falam de filmes antigos, outros só querem saber de blockbusters. Enquanto meia dúzia se resigna a só falar de películas iranianas, outros saem numa corrida louca por estréias que gerem algum debate no mundo virtual.

Muitos são os exemplos de blogs cinéfilos e o mais impressionante é que eles criam um rede própria, ou seja, a autovisitação é uma prática bastante comum entre os blogueiros que amam cinema. Para conhecer blogs de cinema, basta encontrar a lista de blogs ou blogroll de um deles. A proximidade é tantas que muitos se tornam amigos na vida real.

Filme da semana

E assim, a cada dia que passa, fica mais fácil escolher o filme que você quer assistir na próxima semana, já que basta estar perto de um computador com acesso a internet para ter todas as informações necessárias e, caso você seja daqueles que não gosta de ler nada antes do filme, depois de assistí-lo pode entrar na internet e deixar o seu comentário ou post na grande rede.

Agora uma coisa sempre merece ser lembrada: se o cinema faz todo esse sucesso na vida virtual é por conta de toda a fascinação que exerce na vida real.

Comunidades do Orkut Cinéfilos: Amantes do Cinema, Cinema Brasileiro.

Blogs cinéfilos Portal Cine, do Brasil, e Os Filmes, de Portugal.


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes