De filme em filme


cinema brasil festival brasilia mostra Zebra Crossings Feliz Natal Milagre Santa Luzia montagem: Bruna Bites

Este artigo é contributo de uma leitora do obvious. Cecília Barroso é uma mistura de sentimentos e emoções. Escreve o blog Cenas de Cinema. Cinéfila, quase cantora e quase escritora é fascinada pela arte em todas as suas representações. Saiba como publicar um artigo

Tem gente que pensa que vida de blogueira cinéfila é fácil. Basta sentar na sala de cinema ou no sofá de casa, conferir o filme e escrever depois. Na vida real não é bem assim, além de constantes atualizações com a leitura de revistas e outros blogs especializados na sétima arte, é necessário observar os filmes de uma maneira totalmente diferente e saber que, ao escrever sobre ele, milhares de pessoas, tanto espectadores como realizadores, podem ou não ser influenciadas pelos seus artigos.

Agora, tudo fica ainda mais confuso quando começa a época de festivais. Os meses de Outubro e Novembro foram bem corridos. Uma maratona quase insana para tentar cobrir todos os eventos e conhecer todos os títulos lançados em primeira mão.

Claro que em cada um dos festivais cobertos existem as preferências por um filme ou outro e a intenção desse artigo é justamente falar sobre eles.

cinema brasil festival brasilia mostra Zebra Crossings Feliz Natal Milagre Santa Luzia 32ª Mostra de São Paulo - Zebra Crossings

De todas os festivais cobertos, a 32ª Mostra de São Paulo foi a mais prejudicada. Mas, mesmo sem tanta dedicação, foi conferida dentro das possibilidades.

Deixando para trás as produções brasileiras "Vingança" e "A Última Parada 174", um dos que pode representar o Brasil no Óscar, o favorito, sem nenhuma dúvida, foi a produção inglesa "Zebra Crossings".

Com uma fotografia toda em preto-e-branco e com locações cheias de concreto, o filme conta a história de um grupo de adolescentes. Perdidos, sem nenhuma dedicação da família, eles passam o dia praticando delitos, consumindo drogas e apelando para a violência.

A crueza do filme faz com que pensemos em como as coisas acontecem hoje em dia, no papel da família na formação de cada um e na experiência religiosa também. Por mais de uma vez parece que estamos conferindo o que fora previsto pela ficção científica "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick.

Com bons atores iniciantes, uma direção segura e um roteiro muito bem amarrado o filme alternativo consegue se transformar em um daqueles que merece ser visto por todos.

cinema brasil festival brasilia mostra Zebra Crossings Feliz Natal Milagre Santa Luzia X FIC Brasília - Feliz Natal

No X FIC Brasília a escolha foi mais difícil. Depois de acompanhar todos os dias do festival e assistir a mais de trinta filmes, muitas produções brigaram pelo primeiro lugar. Entre os meus favoritos estavam os brasileiros "Minha Vida Não Cabe em um Opala" e "Ainda Orangotangos", o israelense "O Gesto Obsceno" e o francês "O Silêncio de Lorna".

Apesar de todos serem muito bons, a escolha foi pelo filme "Feliz Natal", primeira direção do ator Selton Mello ("O Auto da Compadecida" e "O Cheiro do Ralo"). Com um roteiro duro, assinado também por Marcelo Vindicatto, o diretor conta a crua realidade de uma família esfacelada que ainda tenta manter as aparências na época do natal.

O mais cruel do filme é que ele aborda um tema universal. Se todo mundo tem família, é uma realidade que todos vão se sentir tocados pela história de alguma maneira. O elenco é excelente e conta com a participação de Darlene Glória ("Toda Nudez Será Castigada"), em uma atuação fenomenal, e Paulo Guarnieri ("Amor de Perversão"), que deixou a profissão de ator para cuidar de sua pousada em Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

É um daqueles filmes que, mesmo sendo tão tristes, valem a pena.

cinema brasil festival brasilia mostra Zebra Crossings Feliz Natal Milagre Santa Luzia 41º Festival de Brasília - O Milagre de Santa Luzia

No Festival de Brasília do Cinema Brasileiro a escolha foi ainda mais complicada. Não pela quantidade de filmes, mas pela qualidade mediana dos mesmo. Duas produções chamaram a minha atenção, o conceitual "Siri-Ará" e o meu favorito, "O Milagre de Santa Luzia", que conta a história do arcordeon nos quatro cantos do Brasil.

Diferente dos outros títulos, o documentário tem um tema alegre e, com um visual belíssimo, contagia quem o assiste. Variando entre homenagem e registro documental, os depoimentos são tão bons quanto as músicas e provocam as mais diversas sensações no público.

A figura principal no filme é o músico Dominguinhos, que passeia por todas as regiões fazendo parcerias memoráveis com outros grandes nomes como Renato Borghetti, Camarão e Sivuca. Estes encontros renderam o prêmio de melhor trilha sonora. Daqueles filmes que animam qualquer platéia.

Outro filme que merece ser comentado é o curta-metragem paulista "Landau 66". Todo filmado dentro de um antigo Landau, o filme conta a história de dois amigos que acabam dando carona a uma estranha figura. Surpreendente, o curta ganhou o prêmio de melhor montagem no Festival.

Entre tantos outros, foram esses os filmes que de alguma maneira tocaram fundo a cinéfila que vos fala e que indico com bastante segurança. Muitos deles já estão em cartaz nos cinemas, outros não são tão fáceis de achar, mas vale a pena fazer um esforço.

Fichas técnicas dos filmes:

Zebra Crossings (Zebra Crossings, GBR, 2008) Dir.: Sam Holland. Com: Lee Turnbull, Greg Wakeman, Aaron White, Kyle Treslove

Feliz Natal (Feliz Natal, BRA, 2008) Dir.: Selton Mello. Com: Leonardo Medeiros, Paulo Guarnieri, Darlene Glória, Lúcio Mauro, Graziela Moretto, Fabrício Reis,Emiliano Queiroz, Thelmo Fernandes, Nathalia Dill, Hossen Minussi, Cláudio Mendes, Rose Abdalah, Daniel Torres

O Milagre de Santa Luzia (O Milagre de Santa Luzia, BRA, 2008). Dir.: Sergio Roizenblit. Com: Dominguinhos, Sivuca, Arlindo dos 8 baixos, Camarão, Genaro, Pinto do Acordeon, Joquinha Gonzaga,Dino Rocha, Elias Filho, Gabriel Levy, Toninho Ferraguti, Mario Zan, Osvaldinho do Acordeon, Renato Borghetti

Landau 66 (Landau 66, BRA, 2008). Dir.: Fernando Sanches. Com: Ricardo Gelli, Pedro Carvalho, Victor Ribeiro


benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
Site Meter