iwo jima



guerra japao iwo jima pacifico usa Joe Rosenthal - rising the flag

Quando teve início a guerra com o Japão, nenhum estratega americano imaginou que uma pequena ilha vulcânica, perdida no meio do oceano pacífico, seria palco de uma batalha decisiva na história desse conflito. Iwo Jima, cujo nome em japonês significa "ilha de enxofre", é uma pequena ilha com apenas 21 km2, em que a vertente sul é dominada pelo monte Suribachi, com cerca de 160m de altura.

guerra japao iwo jima pacifico usa Iwo Jima

A determinação de ambos os lados era elevada devido ao posicionamento estratégico que a ilha ocupava no teatro de guerra. Com a conquista de Iwo Jima, os americanos poderiam utilizar a ilha para lançar ataques aéreos directos ao Japão e também acabariam com os pré-avisos que as forças japonesas emitiam sempre que os bombardeiros ai passavam rumo ao território imperial.

Tomar a ilha não seria fácil e as forças norte-americanas já esperavam que os soldados japoneses oferecessem uma violenta resistência. As praias de areia negra eram uma resistência natural à rápida progressão das tropas em desembarque e, enquanto não conseguissem tomar o monte Suribachi, os norte-americanos permaneceriam extremamente vulneráveis aos ataques inimigos. O monte era de vital importância, pela sua localização, a elevação oferecia uma vantagem estratégica para quem estivesse no alto: das suas encostas era possível lançar fogo de artilharia para qualquer direcção.

Os Estados Unidos saíram vitoriosos da batalha de Iwo Jima, mas a vitória custou muitas vidas humanas. Do lado americano, o número de mortes foi de cerca de 5.000 e as baixas ultrapassaram os 24 mil homens. Do lado japonês, as perdas foram ainda maiores: cerca de 20 mil japoneses morreram. Os norte-americanos não conseguiram fazer muitos prisioneiros: apenas pouco mais de mil japoneses foram capturados vivos.

Este palco de guerra deu origem a uma das mais famosas fotografias da história, captada por Joe Rosenthal no dia 23 de Fevereiro de 1945. Na verdade, já tinha ocorrido um primeiro hastear de bandeira aquando os fuzileiros americanos tomaram por fim o monte Suribachi. No entanto, foi dada a ordem para proceder a um segundo hastear, com uma bandeira maior. Foi este último momento que ficou imortalizado por Rosenthal.

Esta fotografia rendeu-lhe o prémio pulitzer e ilustrou o patriotismo e determinação da nação americana. As pessoas envolvidas na imagem ficaram também imortalizadas ao verem os seus nomes associados à imagem. Foram eles Franklin Sousley, Harlon Block, Michael Strank (que não sobreviveram até ao final da batalha) John Bradley, Rene Gagnon e Ira Hayes.

guerra japao iwo jima pacifico usa

Esta fotografia foi também utilizada no memorial de guerra dos fuzileiros norte-americanos, dedicado a todos os membros desta força que morreram na defesa do pais desde 10 de Novembro de 1775.

guerra japao iwo jima pacifico usa US Marine Corp - Memorial

As forças militares norte americanas ocuparam Iwo Jima até 1968, quando foi finalmente devolvida ao Japão.

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v3/s
 
Site Meter