Os anos 80 e os filmes em série – Parte II


cinema filmes 80 classicos serie

Este artigo é contributo de uma leitora do obvious. Cecília Barroso é uma mistura de sentimentos e emoções. Escreve o blog Cenas de Cinema. Cinéfila, quase cantora e quase escritora é fascinada pela arte em todas as suas representações. Todas as montagens, são da autoria de Bruna Bites. Saiba como publicar um artigo

Como o assunto tratado, esse artigo começou na semana passada, com a Parte I, e continua agora com os outros filmes da década de 80 que tiveram uma ou mais seqüências. Depois de falar de grandes nomes como Indiana Jones, Darth Vader e outros, começo agora a segunda parte da viagem no tempo.

80 cinema filmes mosca batman Poltergiest cacador vampiro rocky superhomem exterminador

"Parece que eu escolhi a semana errada para parar de cheirar cola"

Problemas em um avião e um piloto aposentado traumatizado pela guerra e pelo abandono da namorada. Esses são os elementos principais da comédia escrachada "Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu". Criada pelo grupo ZAZ (Jerry Zucker, Jim Abrahams e David Zucker), que também assinaram a trilogia "Corra de a Polícia Vem Aí", o filme brinca com tudo que aparece pela frente e proporciona boas gargalhadas em quem o assiste.

Alguns momentos são imitados até hoje e a chatice do ex-piloto (Robert Hays) é inesquecível. Além de ganhar uma seqüência menos famosa, o filme influenciou vários outras comédias que vieram depois.

"Não vá para a luz!"

Muitas coisas estranhas podem acontecer em uma casa construída sobre um cemitério indígena, inclusive uma menininha pequena ser engolida pelo tubo de imagem da televisão. A história do filme "Poltergiest", idealizada, roterizada e produzida por Steven Spielberg, assustou muita gente e gerou duas seqüências.

Na casa da família Freeling os sustos vão num crescente, primeiro são alguns objetos que se movem estranhamente e depois a coisa foge do controle, quando chamam a Dra. Lesh para resolver o problema.

Apesar dos sustos, o filme ficou muito conhecido também por sua história longe das telas. Antes do primeiro filme ser lançado a atriz Dominique Dunne, que interpretava a irmã adolescente, foi estrangulada por seu namorado. Antes da estréia do segundo filme, Will Sampsom morreu de ataque cardíaco e Julian Beck de câncer no estômago.

Mas a coincidência mais estranha aconteceu antes do terceiro filme ir às telas. Heather O'Rourke, protagonista dos três filmes, morreu misteriosamente aos doze anos. Os médicos não souberam explicar a causa de sua morte.

"Eu sou Peter Vincent, caçador de vampiros!"

Bem diferente da trilogia anterior, "A Hora do Espanto" era um filme engraçado sobre vampiros. No melho estilo terrir, ecrito por Tom Holland, o longa contava a história de Chaley Brewster, um adolescente que adorava assistir filmes de terror no meio da noite e que tenta se livrar dos estranhos vizinhos. Para isto ele pede ajuda a um apresentador de filmes de terror que se auto-intitula "caçador de vampiros".

Apesar de alguns sustos, o filme provoca muito mais gargalhadas do que medo em quem o assiste, mas fez muito na década e teve uma seqüência. Bem diferente dos dia atuais, quando qualquer fita oriental de sucesso médio tem um remake estadunidense, o primeiro filme foi refilmado em Hong Kong.

80 cinema filmes mosca batman Poltergiest cacador vampiro rocky superhomem exterminador

"Adriaaaaaaaaaaaan!"

Sylvester Stallone, assim como Harrison Ford, pode entrar na lista duas vezes. Uma por sua série de filmes como Rocky, o lutador de boxe, e outra como John Rambo, o exército de um homem só.

Na verdade, o primeiro filme do lutador de boxe estreou em 1977, teve uma seqüências em 1972, outras duas nos anos 80, uma em 1990 e outra em 2006. Não que tivesse história para tudo isso, mas as lutas acabavam levando o público fiel ao cinema. O primeiro da série agradou tanto que foi indicado em dez categorias ao Óscar e ganhou as estatuetas de melhor filme, direção e edição.

A canção "The Eye of the Tiger", da banda Survivor, incluída no terceiro filme da série é lembrada até hoje, assim como o tema do lutador.

"O seu pior pesadelo!"

John J. Rambo era uma pessoa completamente diferente do emocional Rocky Balboa, frio e calculista, o fortão dava um jeito em todas as coisas que aconteciam. Depois de ser maltratado por toda uma cidade e ser preso injustamente, o ex-combatente do Vietnã resolve se vingar de todos.

A trilogia foi toda filmada e lançada nos anos 80 e mostravam cenas de ação eletrizantes. O jeito de Rambo se arrumar ficou bem famoso e, além de ser o pôster do terceiro filme, esteve presente em muitas comédias que queriam brincar com o gênero original.

Um novo filme foi lançado em 2008 e outro está previsto para 2009.

Mais rápido que um trem...

Os super-heróis também estiveram bastante presentes na década de 80, a maioria deles, é verdade, em histórias em quadrinhos, seriados da tv e desenhos animados. Mas uma trilogia também marcou o seu lugar na época.

Superman contava a história, já conhecida por todos, de um bebê mandado para a Terra, onde ele descobriu ter super poderes. Quando não estava salvando o mundo, o super-herói era Clark Kent, um tímido jornalista.

Além de muita ação e dos planos sinistros do vilão Lex Luthor, o filme tinha também a história do romance com a colega jornalista Lois Lane e agradava a todos os públicos. O ator Christopher Reeve deu vida ao protagonista e o filme teve três seqüências. Junto com álbuns de figurinhas e bonequinhos, era comum, na época, ver vários meninos desfilando com a fantasia do super-herói estadunidense.

"His name is Connor, John Connor"

Outro filme que deixou todo mundo de queixo caído foi a história de um ciborgue malvado que tinha como objetivo eliminar a mãe do líder da revolução humana no futuro, quando as máquinas dominam o mundo, antes que a criança fosse concebida.

A história envolve muita perseguição, muitos músculos do fortão Arnold Schwarzenegger, efeitos especiais inovadores, viagem no tempo e conquistou uma legião de fãs, que ficou ainda mais satisfeita com a continuação do filme. O mesmo não aconteceu com o terceiro filme, lançado em 2003.

Um outro longa está sendo esperado para o ano que vem, 2009, com Chritian Bale no papel de John Connor.

Como filmes de ação são ainda mais fáceis de ter uma continuação, muitas passaram na telona durante a década. Entre elas, merecem destaque os filmes de Dirty Harry e sua Magnun 44; os dos sargentos Riggs e Murtaugh de "Máquina Mortífera" e, sem dúvida, do inesquecível John McClane, de "Duro de Matar". Também entram na lista o ciborgue "Robocop", que teve até uma série de televisão; o vingativo "Mad Max" e o medieval "Conan".

80 cinema filmes mosca batman Poltergiest cacador vampiro rocky superhomem exterminador

De outros gêneros também vale a pena citar o estranho "Brinquedo Assassino", o quase nojento "A Mosca", os engraçados "Um Tira da Pesada" e "Loucademia de Polícia", o bobo "Crocodilo Dundee" e o sombrio "Batman", na época dirigido por Tim Burton.

80 cinema filmes mosca batman Poltergiest cacador vampiro rocky superhomem exterminador

Claro que o principal motivo para existirem continuações de filmes é fazer com que aqueles que gostaram muito do que viram voltem e gastem mais dinheiro. Muitas trilogias e seqüências são ótimas. Algumas, como Indiana Jones, são boas em todos os episódios, outras não conseguem manter o mínimo de qualidade.

Mas muito do que existe hoje veio dessa época e muitos dos filmes listados marcaram mesmo a vida de uma geração. E o melhor modo de perceber isso é vendo que os filmes continuam vendendo e, por incrível que pareça, ainda lotam as salas de cinema com seqüências onde os protagonistas já não estão na flor da idade. Vide o sucesso de bilheteria de "Duro de Matar 4.0", "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" e "Rambo IV".

80 cinema filmes mosca batman Poltergiest cacador vampiro rocky superhomem exterminador

Cada um, ao seu jeito e ao seu tempo, deixou o público mais feliz e ansioso. E mais satisfeito e decepcionado também.


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes