Picasso, por Gjon Mili


Pablo Picasso Gjon Mili centauro luz

Gjon Mili, nascido em 1904 na Albânia, chegou aos Estados Unidos em 1923 e, sete anos mais tarde, através do seu trabalho com Harold Eugene Edgerton do MIT, fazia já várias experiências fotográficas na captura de sequências de acções através da utilização de um flash para imobilizar a cena. Foi dos primeiros a utilizar um flash electrónico e luz estroboscópica na criação de imagens que iam para além da mera utilidade científica.

Até à sua morte, em 1984, foi fotógrafo da revista LIFE, onde as diversas reportagens o levaram a fotografar inúmeras personalidades, entre elas Pablo Picasso. Mili visitou-o duas vezes e, em ambas as ocasiões, viu-se envolvido em experiências criativas nunca antes vistas. O resultado da primeira visita, em 1949, é a fotografia de Picasso a desenhar um Centauro com uma caneta de luz.

Este extraordinário desenho espacial é um momento do brilhantismo de Picasso quando confrontado com novas formas e técnicas de visualização. Quando Mili lhe mostrou algumas fotografias com luz feitas por skaters, reagiu instantaneamente desenhando no ar imagens sucessivas com o seu próprio dedo. Ficam as imagens destes dois encontros.

Pablo Picasso Gjon Mili centauro luz

Pablo Picasso Gjon Mili centauro luz

Pablo Picasso Gjon Mili centauro luz

Pablo Picasso Gjon Mili centauro luz

Referências: 1 2 3.


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes