Imagens astronómicas de 2008


 Astronomia Astros Espaco Fotografias Geographic Imagens National

As imagens divulgadas pela National Geographic são sempre merecedoras de destaque seja qual for o seu tema e a astronomia é um assunto que se enquadra perfeitamente nas vastas temáticas da famosa Sociedade. No seu site podemos encontrar algumas das mais espectaculares imagens do espaço que ali são divulgadas com frequência. Recentemente, foi publicado o top ten das fotografias mais vistas pelos visitantes do site em 2008, como é o caso desta imagem representando a explosão de uma Supernova que mais parece uma bola de pastilha elástica...

Na imagem seguinte podemos ver Phobos, uma lua de Marte baptizada pelos antigos gregos com o nome do seu deus do horror, capturada por uma câmara a bordo da sonda orbital HiRISE. A característica mais destacada deste corpo celeste é uma enorme cratera na parte superior, que aqui aparece claramente visível graças ao tratamento de imagem.

 Astronomia Astros Espaco Fotografias Geographic Imagens National

Grande parte das imagens astronómicas astronómicas que conhecemos são provenientes do telescópio espacial Hubble. Assim aconteceu com esta espantosa e belíssima fotografia que capta um "rasto" de hidrogénio através do espaço criado por uma Supernova como se fosse uma fita de ginástica rítmica.

 Astronomia Astros Espaco Fotografias Geographic Imagens National

Mais uma imagem captada pela sonda orbital HiRISE que mostra actividade em Marte. Neste caso, um movimento de terras junto do pólo norte do planeta vermelho produziu enormes nuvens de poeira que a câmara retratou. Talvez não haja vida em Marte mas é certo que algo se mexe lá.

 Astronomia Astros Espaco Fotografias Geographic Imagens National

Por fim a imagem mais vista de todas. Não é uma fotografia feita no espaço com o auxílio de equipamentos sofisticados mas sim obtida com os pés bem assentes na terra, com equipamento fotográfico comum e bastante felicidade. No dia 1 de Dezembro de 2008 os céus sorriram para a Terra graças a um alinhamento de Vénus, Júpiter e da nossa Lua, criando um alegre smiley astronómico. Isto ocorreu apenas na Ásia. Na América, onde a fase da lua era a oposta, o que se viu foi um smiley triste...

 Astronomia Astros Espaco Fotografias Geographic Imagens National

Mais imagens, informações e créditos fotográficos no link


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes