
Elas foram um dos primeiros apelos do que chamamos hoje de cultura de massa ou de cultura pop e têm grande responsabilidade sobre o modo como as mulheres começaram a ver a si mesmas após os anos 40, embora vinte anos antes tenha sido o reflexo direto de uma época onde nunca antes se puderam ver tantas pernas nuas. No primeiro caso, as donas de casa descobriam que era possível posar para uma foto sem ter a alegre companhia de um fogão novinho ao fundo e, no segundo, era a explosão do furor depois de anos de crise.
Mas imagens de mulheres com sentido erotizado têm suas raízes um pouco antes das crises de 1919, que varreram o dinheiro de muitos bolsos de forma parecida com o que vemos acontecer hoje. No início do século XX, a tensão que reprimia as sensualidades do ocidente de modo radical (por exemplo, recomendavam-se cintos de castidade) começou a dar frutos, ou seja, uma sociedade sexualmente pervertida estava nascendo. Fotinhos de moças nuas eram escondidas no armário enquanto os pulp fictions eram devorados por cenas de bondage e defuntas despidas.
O fenômeno, como o conhecemos hoje, tomou forma durante e, muito mais, depois da Segunda Guerra Mundial. Nos pós-guerra, artistas como Elvgren assinavam desenhos de mulheres em revistas, dividindo espaço com as fotografias: o que era para nunca ser mostrado em público descobria seu lugar no mundo, e como arte! Em pouco tempo, a aceitação de toda sociedade estava ganha. As mulheres descobriam uma fonte de informação porque, como as pin-ups eram as mulheres como os homens desejavam, logo elas descobriram como usar os trejeitos em proveito próprio, “contra” os homens. O vestuário modificou-se. Cintas-liga e grandes peitos viraram o que era o tornozelo nos anos 30: puro delírio.

Embora as origens das pin-ups guardem um fundo bastante obscuro, o que se viu naquele momento foi um tratamento dos desenhos como uma fonte sacana de humor e até de inocência, por isso as imagens foram abraçadas da forma que foram pela Revista Playboy; aquilo tinha tudo a ver com a linha editorial. Das páginas da Playboy, foi para a psique dos americanos, principalmente das elites. Sofia Loren e Marilyn Monroe eram quase personificações místicas. No Brasil havia a Vera Fisher com 18 anos e nua no cartaz do filme Superfêmea, desenhada por Benício.

Então veio o ostracismo. O advento da alta costura, da fotografia de moda e das modelos magrérrimas, as pin-ups perderam o sentido. Além do mais, mulheres em poses para agradar e sendo escravizadas por sutiãs de enchimento nada tinha a ver com a revolução social que acontecia. As mocinhas perderam o sentido que tinham e se tornaram peças machistas.
De repente, estão de volta. As mulheres continuam querendo ser muito magras como dita a indústria e a tal vida saudável, mas relaxaram na sobriedade, equilibram as modalidades de poder em busca de uma feminilidade plena. Mais uma vez, mulheres semi-nuas, segurando sorvetes fálicos gigantes, de cintura fina e sorriso de quem não quer nada enquanto provoca tudo estão aqui para nos ensinar alguma coisa meio fascinante e meio depravada. A tendência retro se apoia nos anos de ouro das pin-ups influenciando diretamente um mundo que se pensava demasiadamente material, demasiadamente sério.



Para ler (e ver) mais:
Galeria Olhares: Eros
Burlesque and the Art of the Teese/ Fetish And The Art Of The Teese
Hollywood pin-ups
deixe o seu comentário
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião da obvious sobre as matérias em questão.
comments powered by Disqusbenjaminjunior
As pinups abordam o tema da sexualidade com muita inocência... creio que é isso que lhes dá fascínio.
mafalda
São belíssimas as imagens. Parabéns Prill.
Luís Bonifácio
Apenas para lembrar que a "pin-up" das pin-up's - Betty Page, faleceu no passado dia 13 de Dezembro.
http://novafloresta.blogspot.com/2008/12/betty-page-1923-2008.html
Sandra Leite
"abordam o tema da sexualidade com muita inocência... creio que é isso que lhes dá fascínio" -
aham, sei, fale mais sobre a inocência :D
@luis bonifácio Obrigado pelo link
@sandra lol espertinha...
marta buenno
As pinups modernas perderam completamente o glamour de outrora. Mas e' sempre bom recordar :)
José
Olá,
Quando o dinheiro e a fama eram menos importantes....
José
Cesar
Sempre gostei das pin-ups, uma mistura infernal de inocência e malícia, em poses acidentalmente provocantes, fazendo imaginar mil histórias, mostrando e escondendo um corpo bonito, e muita, muita jovialidade.
A propósito das primeiras fotos de mulheres nuas, há ou havia um site que coletava dezenas de fotos pornográficas (ou eróticas?) da era eduardiana: http://www.granddadserotica.com/ - não consegui mais acessar, mas as fotos eram impagáveis...
benjaminjunior
César, fantásticas as fotos! Obrigado pelo link? Alguém mais recomenda algum site de pin-ups?
Douglas
Tem esse site aqui, é bem bacana, tudo divido por autores e datas.
http://www.thepinupfiles.com
Grande Douglas! Obrigado por partilhar, o site é excepcional :)
Douglas
não tem por onde. =)
_DS2_Minina_ [Daiane] VivoVerde
Já não se fazem Pin Ups como antigamente rs
mas o link é legal
:)
chau
:*
Rafaele
Realmente as pin-ups era incriveis! Pena hoje as releituras serem tão toskas...deixou-se de lado a inocência e ficaram mais com a sensualidade (quase explícita). Longe de ser um ícone machista nos dias de hoje, as mulheres deveriam se preocupar mais com sua feminilidade, pois de uma maneira implícita era isso que as imagens de pin-ups traziam. Lindas mulheres, em lindas roupas (com bastante tecido)...hoje a modinha como se vê por aí são as "piriguetes" da vida...E ai uma jovem como eu, que gosta de roupas que caibam em mim, ainda é taxada de antiquada...vai entender!
Adorei o post e o blog!!! Parabéns!
Cesar Fernandes
Para mim... o grande mestre das Pinups foi Alberto Vargas... insuperável...
felipe oliveira
NOSSA NOSSA VOU COMER TODAS VOCS
rayan
Grande Douglas! Obrigado por partilhar, o site é excepcional(y)
Luvemba Francisco Pedro
quanto a isto me suprendeu, huauuuuuuuuu que link. + o mais engraçado de tudo é a pin-up".
fuiiiiiiiii.
scor:Abou
adriana
olá minha monografia de publicidade é sobre as pin ups do seculo passado...
que bom que caí neste blog....
Raphaela
Não keria ser chata, mais se diz MACÉRRIMA. Não magrérrima.
Michael Freeman
Pin-ups! Há muito tempo todos nós amamos o que queríamos. Gosto de arte em todos os sentidos.
Anderson Ayres
A melhor época de todas !!!
Joyce Zaid
Eu amo de paixao o estilo pin up de ser ... Um dia quem sabe eu consiga ser tão sexy e inocente quanto nestas fotos elas revelavamm ser ..... Beijinhuzzzzz
.fletcher
E aí está a prova escrita, desenhada, filmada e fotografada de tudo aquilo que os homens gostam e que as mulheres querem ser.
Bem, é uma arte. Em todo o seu simbolismo e sua história, uma tremenda arte. Adoro.
antonio
pois é, né? falar o que? é só ver essas imagens e as moças que a gente pode ver pelas ruas que, então, nos vem a resposta para a grande pergunta da galáxia: qual o sentido da vida? eu lhes digo camaradas, é a mulher. tudo que fazemos são para elas.
Penelope
se eu ganhar olhos azuis um dia serei uma pin up!