Stay Gold: imagens desagradáveis contra o consumo excessivo de álcool



campanha alcool cerveja

É possível que poucos de nós tenham imaginado que 2008 seria um ano em que os governos declarariam guerra às bebidas alcoólicas como têm declarado ao cigarro e à indústria tabagista nos últimos cinco anos (alguém duvida que o fumador hoje é quase um criminoso social?). No Brasil, por exemplo, as sanções eram discretas como aquelas que proibiram as propagandas de bebidas alcoólicas de mostrarem desenhos animados ou fizessem qualquer menção ao universo infantil. Mas, recentemente, a polémica em torno da proibição ou não das propagandas de bebidas e a Lei Seca tornaram clara a intenção do Estado de combater firmemente o consumo dessa droga sempre tão aceite.

Croácia, República Checa, Hungria e Eslováquia são alguns países onde, como acontece no Brasil, a tolerância etílica para motoristas é de zero (ou seja, nem uma gota de álcool no organismo se estiver ao volante). Na Moldávia, o índice de motoristas que dirigem depois de beber além do limite chega a 19%, o mais alto de toda Europa; em seguida vem a Suíça e Grã Bretanha. E o pior é que engana-se quem pensa que o álcool só causa acidentes de trânsito: o bêbado está sujeito à comportamentos de risco como os demais usuários de droga. O excesso etílico aumenta a probabilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, além de facilitar o envolvimento em brigas.

campanha alcool cerveja

Ora, é certo que a maioria de nós está bem consciente de tudo isso, mas... Porque os índices de consumo não diminuem então? A resposta é fácil: basta olhar quão brutalmente atraentes são as propagandas de cervejas, vodkas e afins para perceber que apelos para a consciência (do tipo “se for dirigir, não beba”) já não resultam muita coisa. Principalmente para os mais novos, a quem os comerciais sempre se dirigem.

Foi pensando exactamente nesse público meio distraído que o Estado Alemão lançou uma série de campanhas publicitárias que mostram jovens em situação humilhantes causadas pelo abuso de bebidas alcoólicas. Sem meios-termos e bastantes explícitas, a Stay Gold é composta de imagens e vídeos retratando o antes e o depois da bebedeira e as consequências reais que podem vir da extrapolação dos limites de consumo. E o Ministério da Saúde germânico tem motivos para preocupação: de 200 até esse ano, o número de jovens entre 14 e 21 anos que deram entrada em hospitais com intoxicação por álcool subiu de 9,5 mil para 20 mil.

campanha alcool cerveja

As imagens, que têm intenção deliberada de chocar o público, estão sendo veiculadas na internet, na TV, em cartazes, impressas em bolachas de chopp e até adaptadas para temas de desktop. Tudo com a intenção de lembrar (com toda firmeza) que responsabilidade e equilíbrio não impedem o prazer de uma boa bebida e que uma bebedeira pode resultar em situações nada cheias de charme, mas bem nojentas, vexatórias ou trágicas.



priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v8/salcool,campanha,cerveja,newsletter,recortes
Site Meter