Ernesto Neto
Inspirado parcialmente pelo movimento brasileiro neoconcreto, Ernesto Neto é considerado um dos mais conceituados artistas da arte contemporânea no Brasil.
O movimento vanguardista do concretismo, surgido em 1950, inicialmente na música e depois passando para a poesia e artes plásticas, defendia a racionalidade e rejeitava o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. Nas obras surgidas no movimento, não há intimismo nem preocupação com o tema, seu intuito é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.
As instalações abstractas de Ernesto têm materiais vários que vão do algodão ao nylon, representado normalmente formas que são praticamente orgânicas. Ocupando praticamente todo o espaço da exposição, as suas composições fundem-se com o ambiente e espaço, através de contornos que por vezes fazem lembrar teias de aranha e estruturas irrealistas. Abaixo vemos uma fantástica mostra que está actualmente exposta em Itália, no MACRO - Museu de arte contemporânea de Roma.
Outra mostra impressionante de Ernesto Neto, que decorreu no Phanteon em Paris, foi Leviathan Thot.