obvious

in english

feeling not so good: em busca da animação perdida

publicado em cinema por São Reino | 9 comentários

 Animacao Cinema Tipografia

Até há meio ano, menos talvez, havia online uma animação tipográfica belíssima. Feita por Tamara Connolly para um projecto de Tipografia da SVA, a animação era um vídeo musical de 'Feeling Good' de Nina Simone; com muita imaginação, expressividade e ritmo. A canção de Nina Simone é um hino poderoso e a autora conseguiu pôr a animação a respirar da mesma maneira. A canção nascia outra vez ali.

Depois, alguém fez queixa porque a música era da Nina Simone - hello! - e o vídeo não podia estar no youtube. A autora apagou o vídeo e pouco depois o canal.

Ainda bem que quando encontrei a animação a vi pelo menos cinquenta vezes. Em comparação, todas as outras animações tipográficas parecem de alguma forma incompletas. Algumas conseguem, ainda assim, ser muito interessantes.

O meu top 10 tinha e tem 'Feeling Good' em 1.º lugar. Em 9.º lugar, animações de 'Advogado do Diabo', 'Fargo' e 'Pulp Fiction'. Uma animação de 'Big Lebowski' em 5.º lugar. Em 4.º lugar, um haiku de 14 segundos e 5 haikus sobre Nova Iorque. Em 3.º lugar o 'French Cooking Show'. E animações de 'Fight Club' e 'Psycho' em 2.º lugar.

Uma indecisão pegada.

The 8 rules of Fight Club

Psycho


sao
Sobre a autora: São Reino é uma colaboradora multifacetada do obvious, verdadeira malabarista que tanto escreve sobre arte como aparos de canetas. Saiba como fazer parte da obvious.

na rede cultura

2leep.com saiba como pertencer à rede cultura

9 comentários

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

tajana

Oh pá, o que eu gostava de saber fazer estas coisas. E ter tempo para isso.

? mWheels

Aqui está o vídeo da Nina Simone - Feeling Good em Kinetic Typography:
http://www.dailymotion.com/video/x6xtaa_feeling-good-nina-simone_music

No meu top também incluiria V for Vendetta e Full Metal Jacket:
http://www.youtube.com/watch?v=c6Q0dfrbr10
http://www.youtube.com/watch?v=tW78mR5DyNQ

Tajana... o teu avatar deixou-me sem palavras.

sao

mWheels!!!

obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada

Oh pa, que bom rever isto. Confesso que fiz figas quando enviei o texto e esperei muito muito que, enfim, alguem soubesse onde parava esta maravilha.

Tajana
Tambem eu. Tambem eu.

Jr
E uma foto da Rainha das Pachecas, tambem conhecida como Deusa Pacheca ou Pacheca Primordial.

(Teclado desconfigurado. Desculpem.)

Excelente post...

Abraço

? mWheels

Quem é amigo? :)

Também já passei por isso, ter visto uma coisa e depois não a conseguir encontrar

Rufus

Muito bom. Toda a aprendizagem de animação devia começar por aqui.

sao

Não vi, só. Eu tive nos favoritos do youtube e ia lá constantemente. Quando a autora retirou da Internet, a maioria das pessoas tinha linkado o vídeo dela do youtube e os links ficaram todos partidos.

Houve um hiato entre o vídeo ter desaparecido e o canal ter desaparecido, e imensa gente foi protestar para os comentários da conta, mas a autora foi irredutível. Creio que ela acabou por apagar a conta para responder de vez a todos os comentários.

Este tipo deve ter gravado o vídeo enquanto estava online e depois fez upload. Ainda bem.

Obrigada outra vez, mWheels :) :)

E obrigada Rufus e bestcine :)

ACHEI!!!!!!!!

http://pt.netlog.com/go/explore/videos/videoid=159736

OBRIGADO POR ESSE SITE INCRIVEL!!!

Deixe-nos o seu comentário

O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos não serão publicados.


Site Meter site statistics