Novo Windows Mobile 6.5 - Demonstração ao vivo


microsoft windows mobile gsma mwc

Um dos momentos mais aguardados do congresso mundial mobile era o lançamento do novo windows mobile 6.5. Com ele vinha a promessa de novos conceitos ao nível da interface gráfica que o utilizador poderá ter ao seu dispor nos celulares de nova geração.

Com o advento do iphone, muito mudou no mundo móvel. Toda uma industria encontrava-se viciada e presa a conceitos e modelos de negócio claramente ultrapassados num mundo que gritava pela convergência e pela ubiquidade dos serviços. Tal simplesmente não era possível porque a mudança de paradigma iria com certeza afectar e canibalizar receitas nesse mundo cor de rosa. Os gigantes neste contexto - os operadores móveis - dominavam completamente toda a sua base de utilizadores e os serviços somente iam para a frente com muitas restrições, entre as quais, modelos de negócio que permitissem uma partilha de receitas com estes, afinal, os clientes eram dos deles.

Eis então que surge a Apple que, sem nada a perder, lança um dispositivo completamente revolucionário em termos de usabilidade e paradigma mobile. O mundo nunca mais viria a ser o mesmo. Todos estes conceitos que hoje presenciamos em Barcelona - LG arena, nokia community, ecrans táteis, drag & drop, Windows Mobile 6.5 e muitos outros - são uma herança directa dos conceitos Apple.

Antes de ver a nova promessa da Microsoft em acção, ainda ia um pouco cético relativamente à abordagem seguida. Seria um sistema pensado de raiz, ou simplesmente uma "nova casca" para o mesmo core do 6.1? Por maior que seja o esforço, aqueles menus minúsculos simplesmente não se adaptaram a uma utilização digital dos novos ecrans táteis e, como tal, a solução encontrada por muitos fabricantes, como por exemplo no caso do Samsung Omnia, foi colar por cima do sistema antigo, uma nova camada de interacção. Claramente a abordagem do "não é carne nem peixe" não colou. Claramente não foi esta a abordagem da Microsoft, e a nova proposta pareceu-me bem pensada.

Como terão oportunidade de constatar no vídeo abaixo (bem como no caso do LG Arena), é impossível ver os conceitos de interacção do novíssimo Windows Mobile 6.5 sem observar as incríveis semelhanças conceptuais para com o sistema operativo do iPhone.

Julguem vocês próprios.

Galeria de Imagens do Windows Mobile 6.5

microsoft windows mobile gsma mwc microsoft windows mobile gsma mwc microsoft windows mobile gsma mwc microsoft windows mobile gsma mwc

microsoft windows mobile gsma mwc microsoft windows mobile gsma mwc microsoft windows mobile gsma mwc microsoft windows mobile gsma mwc

gsma obvious conferencia mundial mobile world conference


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes