
Quando cheguei ao Congresso Mundial Mobile, tinha vários objectivos definidos, sendo um deles o de observar de perto o funcionamento do Palm Pre. As informações que possuía eram somente os videos que já tinha visto e mais alguns artigos de circunstância sobre o tema.
No principio foi difícil de encontrar a zona da Palm, pois não estavam onde habitualmente estão os expositores. O local era um edificio fechado com uma lista de convidados previamente aprovada na qual se deveria constar. Pareceu-me um contra-senso dado que estas barreiras deixaram muita gente de fora. Segundo o que percebi posteriormente, tal destinava-se a dificultar o acesso por parte de pessoas menos bem intencionadas com ligações ao vasto mercado de clones.
Mesmo após entrar não haviam equipamentos à solta. Somente podíamos ver e tocar no celular desde que este estivesse a ser segurado por uma das pessoas que assegurava as demonstrações. Enfim, não vou discutir políticas mas, pareceram-me medidas um pouco drásticas num evento que tem o conceito de hands-on.
O Palm Pre é tudo aquilo que promete ser. É um equipamento muito elegante, cheio de classe e com um nível de requinte que somente estava habituado a ver na Apple. A minha expectativa era de que ao observar os pormenores do sistema operativo, me apercebesse de semelhanças herdadas do iPhone. Não poderia estar mais enganado.
O WebOS é totalmente diferente do iPhone e o ser paradigma de interface é, de facto, muito inovador e intuitivo. Um grande trabalho por parte da Palm, onde é notório um impressionante trabalho de investigação e dedicação na construção do conceito.
Não me vou alongar no artigo, deixo-vos um video sobre as características do ponto de vista do hardware e a demonstração que me foi feita pelo expositor.
A continuação desta demonstração pode ser vista na segunda parte deste artigo: Palm Pre - primeiras impressões do palm webos - parte 2
2 comentários
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.
Manuel Lemos
Sabes se estes palms correm o software do Palm OS antigo?
Sim, segundo o expositor, vão poder correr as antigas aplicações através de um emulador. Mas eles colocam ênfase no facto de estarem em diálogo com os major developers para portarem um grande número de aplicações antes do lançamento.
Deixe-nos o seu comentário
O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos não serão publicados.