The commons: coleções fotográficas do mundo


 Antigas Bibliotecas Colecao Coleccoes Flickr

O The Commons nasceu de um projeto piloto que unia a equipe do Flickr à Library of Congress ao redor do objetivo de disponibilizar todo o acervo de imagens daquela instituição cujas informações a respeito não fossem conhecidas: posse de direitos, ao ano da fotografia, pessoas retratadas etc. Em três meses de existência, as páginas do projeto já haviam conseguido reunir mais visitas do que as próprias imagens postadas diariamente; todos curiosos e fascinados com a coleção, a maioria dispostos a aceitar o trabalho proposto: identificar as fotografias.

Partindo do princípio de inteligência coletiva (qualquer um pode editar informações seguindo determinadas regras), o The Commons convida usuários que reconheçam aquelas imagens como fazendo parte de seu próprio passado familiar ou afetivo, ou que possuam conhecimento específico nessa área (como bibliotecários, historiadores, fotógrafos profissionais, jornalistas e arquivistas), para que adicionem tags (etiquetas) para futura localização de uma cada imagem, além dos tais dados desconhecidos.

 Antigas Bibliotecas Colecao Coleccoes Flickr

Havia ali um espaço fabuloso, aquilo estava claro. Em pouco tempo, outras instituições se uniram também ao projeto disponibilizando seus acervos e, hoje, 19 arquivos alimentam a sessão do The Commons, entre eles o Smithsonian Instituition, o Australian War Memorial, a New York Public Library, a National Galery irlandesa, a Bibliotèque de Toulouse e a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, de Portugal.

Instituições de herança cultural de qualquer parte do mundo podem participar, bastando, para isso que entrem em contato com [email protected], expressando o desejo e possibilidade de alimentar uma conta com imagens em domínio público, ou seja, aquelas cujas licenças já expiraram ou cujos direitos são desconhecidas.

Espectadores ou participantes, nos fica usufruir dessa fantástica galeria que pertence a todos nós, desejando que lhe venham ainda muitos anos e muitas imagens.

 Antigas Bibliotecas Colecao Coleccoes Flickr

 Antigas Bibliotecas Colecao Coleccoes Flickr

 Antigas Bibliotecas Colecao Coleccoes Flickr

 Antigas Bibliotecas Colecao Coleccoes Flickr

 Antigas Bibliotecas Colecao Coleccoes Flickr


Priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //Priscilla santos