O mundo do trabalho, o trabalho no mundo
Um operário da Electric Time Co. limpa o mostrador de um relógio Wegman de 2 metros de diâmetro (AP Photo/Elise Amendola)
Por todo o mundo homens, mulheres e crianças trabalham em profissões muito diferentes das nossas. Habituados como estamos ao consumo a preços cada vez mais baixos, não pensamos que os objectos que nos chegam às mãos percorreram por vezes longas viagens e que o preço que nos parece irrisório na nossa sociedade ajuda muitas famílias do outro lado do mundo a subsistir. Mas mesmo nas sociedades mais ricas e industrializadas existem profissões incríveis, que nem sequer pensávamos poderem alguma vez existir. Assim são os contrastes e as injustiças do mundo do trabalho. O jornal americano The Boston Globe compilou uma série de fotografias sobre este tema realizadas por fotógrafos das grandes agências noticiosas mundiais.
Mulheres a trabalhar numa fábrica de tijolo na aldeia de Takarjul, na Índia (REUTERS/Jayanta Dey)
Trabalhadoras chinesas numa linha de montagem de chapéus de chuva numa fábrica em Jinjiang (STR/AFP/Getty Images)
Um operário atira troncos de madeira para o chão em Cienega de Zapata, Cuba (REUTERS/Enrique De La Osa)
As mãos de um operário embalando lingotes de ouro para transporte na cidade suíça de Mendrisio (REUTERS/Arnd Wiegmann)
Trabalhador a rectificar peças sanitárias para exportação numa fábrica em Tangshan, China (REUTERS/Stringer)
Crianças sentadas no chão numa esquadra de polícia em Nova Delhi, Índia, depois de serem trazidas de uma fábrica de tecelagem na sequência de uma rusga conjunta da polícia e de activistas dos direitos da criança (AP Photo/Manish Swarup)
Mais fotografias na galeria do Boston Globe