Cubeecraft: baixe, imprima, corte, monte, divirta-se



 Cubeecraft

Brincar é prerrogativa de todos, exigiu o primeiro marido que se recusou a ajudar na louça em prol de mais umas horas de Enduro no Atari. De lá para cá, os pudores foram perdidos e exercitamos cada vez mais nossas vontades lúdicas culpando (sempre) a cultura contemporânea que nos deixou órfãos dos anos 80. Foi para dar todo apoio a esse movimento – e, claro, também para usufruir dele – que Christopher Beaumont criou em 2007 o site Cubeecraft .

Seguindo as regras do Creative Commons, o espaço disponibiliza diariamente projetos de bonecos para serem impressos, recortados e montados. São personagens de games, de filmes, de desenhos japoneses, celebridades da moda, artistas consagrados... todos formatados em uma versão plana que, no seguir das marcações de dobras e colagens, irá transformá-los em figuras cúbicas super colecionáveis.

 Cubeecraft

Os projetos de bonecos eram, inicialmente, feitos pelo próprio designer, mas logo as pessoas mostraram-se entusiasmadas pelo Cubeecraft, propuseram colaboração e pronto: um sistema de templates foi acionado e, desde então, qualquer um pode também criar seu personagem e disponibilizá-lo para download.

 Cubeecraft

 Cubeecraft

Desde o ano passado, quando a novidade chegou a essas terras tropicais, a atividade de usuários brasileiros no Cubeecraft só fez crescer, a ponto de serem hoje um dos maiores freqüentadores do lugar, junto com os norte-americanos e Indianos. Entre o público, os usos costumam variar; no Brasil, os cubeecrafters se dedicam mais a coleções e terapias ocupacionais enquanto na Índia são aplicados em projetos pedagógicos. Nos EUA, encontram interesse dos estúdios de animações.

As possibilidades são mesmo múltiplas. O interesse das pessoas é claro, não só sobre o Cubeecraft, mas também sobre artistas como Ferry Staverman ou Peter Callesen. Seria uma volta dos trabalhos em papel? Bem, mas diferente da maioria dos outros artistas da área, os bonecos em cubo podem ser montados por qualquer um que tenha o mínimo de coordenação motora e está justo aí o frisson. Então? Prepare seu papel-cartão e mãos à obra!

 Cubeecraft

 Cubeecraft

 Cubeecraft

 Cubeecraft

priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x10
 
Site Meter