faça você mesmo!



artesanato trabalho manual manuais Para que miolos quando temos jujubas? Faça o Zumbigo da Marcamaria

Dizem que o trabalho é uma expressão da necessidade humana de ver algo nascido de si mesmo, um desejo do "fui eu" incontrolável. Algo a ver com os homens serem ligados a terra e terem passado séculos impressionados por fazerem nascer uma beterraba, aparentemente, do nada. Desde então, seguimos a herança - o saído das mãos tem de a causar efeitos satisfatórios - mas, com o advento da indústria, quem ia se importar em fazer, perder tempos de gozo em manufaturas quando estava lá disponível? Comprasse pronto.

A democratização do plástico, a higiene intimamente ligada aos materiais descartáveis e a própria produção em massa, nos deram a crença de que todo trabalho manual era artístico, não mais criativo. Se transformava em algo restrito, de pouco acesso, categorizada e quase ninguém se aventurava nas revistas Molda Moldes de 1982; a falta de coordenação motora tornou-se endêmica.

Mas um dos estranhos efeitos colaterais da exacerbação da tecnologia e do avanço digital, seguindo umas globalizadas vibrações vindas do Oriente, descobriu que a reprodução infinita de objetos iguais, práticos e plásticos era desalmada e nunca daria conta das nossas novas necessidades identitárias. Hoje só o realmente bom só pode ser exclusivo ou personalizado.

D.I.Y. é a sigla em inglês para Do it yourself (faça você mesmo): decoração, bonecos, customizações de roupas, acessórios para computador e mesmo absorventes íntimos. A idéia é tornar realmente seu o que é seu, formar algo a partir de um trabalho pessoal que demandou tempo, atitude, atenção e alguma paciência. Afetividade? Também. O que se chama de toque pessoal está por todos os cantos de uma simples caixinha pintada durante seu seriado favorito agregando novos valores para coisas consideradas até banais. Aplicar-se em tarefas desse tipo vão muito além da economia com presentes de aniversário para suas tias; são terapêuticos, lúdicos, potencialmente amigáveis ao meio ambiente e bem bacanas.

artesanato trabalho manual manuais Faça stencils personalizados para estampar t-shirts, paredes e o que mais quiser

Separamos neste artigo algumas sugestões de DIY entre gadgets, decoração, green lifestyle e colecionáveis. São inspiradores para descobrirmos alguma coisa sobre a nossa capacidade criativa, meio esquecida por essas décadas.

ZZ3EF8327D.jpg Absorventes íntimos ecologicamente viáveis? Veja como fazer o seu aqui

artesanato trabalho manual manuais Criar bonsais é uma arte, nesse DIY, você aprende como começar

artesanato trabalho manual manuais Faça um pen-drive USB feito com Lego

artesanato trabalho manual manuais Simples e criativo, esse case para laptop é feito a partir de uma t-shirt

priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v1/s
 
Site Meter