esculturas de Knopp Ferro

Os navios habitam um lugar além da gravidade, não se dirigem a um porto seguro, mas conduzem a nossa percepção através de uma área imperceptível entre o céu e a terra. É assim que Nils Röller se refere ao artista austríaco Knopp Ferro. Conheça a sua obra fora do convencional.



escultura ferro knopp

O artista de nacionalidade austríaca, nascido em Colônia (Alemanha, 1953), dedicou-se de tal maneira ao metal que fundiu o próprio nome com a palavra latina “ferro”. Fundador, na década de 70, do grupo Jet Ferro, tendo participado da 6ª Documenta de Kassel (1977) com suas instalações performáticas a partir de objetos cotidianos feitos em metal, Knopp Ferro hoje transforma esse “material linguagem” em desenhos escultóricos movidos pelo ar.

A Dan Galeria apresenta 28 trabalhos entre os quais 19 esculturas, cinco desenhos, três estudos em nanquim e uma grande instalação de parede de 2 x 4 metros. Knopp, cuja obra integra a coleção Cisneros, faz a linha alcançar a tridimensão por meio de esculturas que são desenhos suspensos no espaço, presos ao teto ou apoiados sobre uma base. Já para compor seus trabalhos bidimensionais, o artista esculpe a superfície do papel, subtraindo a planaridade do suporte.

escultura ferro knopp

Nils Röller, que assina o catálogo da exposição, chama a obra de Knopp Ferro de “navios de filigranas que flutuam no espaço”. Segundo o crítico, vez por outra um sopro de brisa gerado pela perambulação dos espectadores ou pela vocalização de suas palavras movimenta as embarcações, revelando por um momento que o ar está carregado de energias sensíveis. “Os navios habitam um lugar além da gravidade, não se dirigem a um porto seguro, mas conduzem a nossa percepção através de uma área imperceptível entre o céu e a terra”, completa.

Segundo ele, ainda, no vazio do ar entre o céu e a terra há toda uma dinâmica escondida a ser descoberta. “A síntese do arquiteto naval e ferreiro Knopp Ferro funciona porque ele transforma a idéia do ferro de material bélico em um potencial que move correntes, dando um novo bordo ao metal pesado”.

escultura ferro knoppescultura ferro knopp

escultura ferro knopp

http://www.kferro.com/

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v8/s
 
Site Meter