profissionalizando o canto de chuveiro: microsoft songsmith

Você quer ser algo entre o cantor de chuveiro e o crítico musical de final de semana? Nova pesquisa da Microsoft, o Songsmith revoluciona o conceito do videokê montando arranjos exclusivos para cada timbre de voz.


canto software microsoft songsmith

Ala boazinha da Microsoft, o Microsoft Research apresenta-se como um espaço onde se podem desenvolver colaborações em pesquisas de aplicativos e engenharia de software visando a diminuição dos custos para programação e o maior aproveitamento dos produtos da empresa pelos usuários. Foi nesse clima paz e amor que se desenvolveu o Songsmith, software musical que monta arranjos através do reconhecimento de voz. A idéia do Songsmith é permitir que cantores eventuais possam tornar suas músicas favoritas mais confortáveis ao seu timbre vocal além de recriar arranjos e compor suas próprias canções. Tudo isso em uma ferramenta simples e acessível a diversos níveis de usuários.

O programa oferece uma série de ritmos que vão do reggae ao POP clássico, passando pela Salsa e pelo Folk que o cantor de chuveiro profissional pode escolher e editar a velocidade conforme lhe convenha, depois é só ajustar o microfone e clicar no botão REC para que a base musical, estilo tecladinho Yamaha, comece a executar. Daí é só cantar sem medo dos vizinhos! Simultâneo à cantoria, o Songsmith irá captar o tom sonoro associando-os a acordes; assim monta o arranjo da sua música, com acompanhamento de bateria, floreios de violão e tudo o mais.

Para quem pensa em compor as próprias músicas, mas não domina nenhum instrumento e/ou é tímido demais para falar da idéia para quem o faça, o programa revela-se uma ferramenta encantadora. Basta cantarolar para que em, poucos minutos, as suas canções criem vida a partir do seu microfone simples mesmo. Caso discorde da escolhe das notas, basta editar até que fique tudo ao gosto da pretensão – um recurso particularmente interessante para músicos iniciados.

Demonstração básica por Zack Scott

Mas a brandura da Microsoft Research não é tão grande assim: o Songsmith beta só está disponível para uso gratuito em modo Trial, ou seja, para de funcionar depois de um tempo (no caso, seis horas de uso efetivo; minimizando a tela, o contador para). O programa custa pouco mais de vinte dólares e, apesar desse detalhe tanto antipático, tem tudo angariar muitos fãs, pessoas que só esperavam por algo assim para alavancar os sonhos seresteiros.

Comercial do Microsoft Songsmith

canto software microsoft songsmith

E como certas diversões não podem ser ignoradas, é altíssima a recomendação que fazemos dos vídeos postados no uTube onde os usuários mostram suas roupagens a La Songsmith de grandes hits: St. Peppers transformado em música de churrascaria, Eye of the Tiger em piano romântico e Roxanne tornada em salsa, entre outras versões bizarras e imperdíveis.

A salsa de Roxanne

We will rock you, para chá de senhoras

canto software microsoft songsmith


priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
Site Meter