
É durante os conflitos armados que podemos observar os maiores avanços na tecnologia. A motivação extra para ganhar e a investigação em algumas áreas, leva a progressos extraordinários que, não fossem o esforço de guerra, levariam décadas a serem alcançados. A Segunda grande guerra mundial não foi uma excepção. Alguns dos mais notórios avanços, tiveram a sua génese na investigação alemã durante este conflito, como por exemplo, o programa espacial Russo e Americano na década de 60.
A maior parte de nós já assistiu a programas sobre as armas secretas do regime nazi que, se tivessem entrado em cena noutro momento, poderiam ter invertido o rumo e o desfecho da segunda grande guerra mundial. A Alemanha desde muito cedo que se assumiu como uma nação cientificamente superior, o que lhe valeu um avanço significativo na tecnologia militar utilizada nas primeiras fases do conflito. Talvez por pensar que a guerra já estava ganha, Hitler colocou uma menor ênfase no desenvolvimento bélico ao longo do guerra, o que acabou por se verificar decisivo na fase final. Quando a maré se inverteu, a Alemanha voltou novamente a virar-se para a investigação de armas altamente sofisticadas, num acto desesperado de voltar a virar o rumo do conflito.
Essas armas extraordinárias ou "wunderwaffe" chegaram já tarde demais ao teatro de guerra mas, e se tivessem chegado mais cedo?
WunderWaffe 1 - Visão Vampiro

A Sturmgewehr 44 foi o primeiro rifle de assalto, similar às modernas M-16 e Kalashnikov AK-47. O ZG 1229, também conhecido pelo nome código vampiro, podira ser utilizado por sinppers à noite, através da sua visão por infra-vermelhos. Foi utilizada nos últimos meses da guerra.
WunderWaffe 2 - Tanques Super-Pesados

Os engenheiros Alemães trabalharam em inúmeros desenhos de tanques super-pesados e o Panzerkampfwagen VIII Maus foi o modelo mais pesado a ser feito em protótipo durante a Guerra. Este tanque pesava cerca de 180 toneladas.
A versão Bear com 1.500 toneladas carregava dois canhões de 800mm e dois auxiliares de 150mm em torres rotativas atrás. Para locomover esta gigantesca estrutura eram necessários quatro motores diesel de submarino U-boat.


WunderWaffe 3 - O primeiro míssil de cruzeiro do mundo

Propulsionada a jacto, as V-1 começaram a ser lançadas logo depois do dia D, a 13 de Junho de 1944.

WunderWaffe 4 - O primeiro ICBM - missil balístico inter continental

Sucessor da v-1, a V-2 foi o primeiro objecto feito pelo homem a alcançar o voo espacial sub-orbital. Viajando a velocidades que alcançavam os 4.000 km/h, era impossível de interceptar e alcançava o alvo mais rápido que a velocidade do som.
Os Foguetes V-2 possuíam um grau de sofisticação elevado para a época, o que os tornava caros face ao poder destrutivo da sua pequena ogiva convencional. Eram lançados a partir de estações móveis, e quando utilizados contra os civis na cidade de Londres, lançaram o medo e pânico entre a população.
Cerca de 3.000 V-2 foram disparadas contra os aliados, matando cerca de 7.000 civis e militares, somente cessando o lançamento quando as forças do Reich foram obrigadas a recuar para além do alcance da arma. Se os alemães tivessem tido mais tempo, o rumo da guerra poderia ser bem diferente, pois o programa em curso incluía ogivas nucleares (em desenvolvimento) ou opções químicas e biológicas que nunca chegaram a ser utilizadas.
WunderWaffe 5 - O avião com propulsão a Jacto

Messerschmitt Me 262
A aplicabilidade do propulsor a jacto a um avião militar, foi também um dos muitos caminhos percorridos pela máquina militar Alemã. Os engenheiros, para além de desenharem o modelo e protótipo, criaram condições para que este entrasse ao serviço antes do final da guerra mas, não em número suficiente que mudasse o curso da mesma a favor da Alemanha. O Messerschmitt Me 262 apesar de incrivelmente avançado, tinha ainda prestações pobres em combate por não estar substancialmente desenvolvido. Apesar disso, o Me262 reclamou mais de 500 vitórias, perdendo-se 100 aeronaves Alemãs.

Messerschmitt Me 163 - propulcionado a motores de foguete
Como sucessor do Me 262 estava a ser projectado o Ta-183 que somente foi testado em túneis de vento à data do termo do conflito. Curiosamente, anos mais tarde os Soviéticos projectaram um versátil caça de combate, o temível MIG-15, cujas semelhanças com o protótipo Alemão, apesar de categóricamente desmentido pelo regime soviético, são por demais evidentes.


Protótipo Alemão do Ta-183

Mikoyan-Gurevich MiG-15
WunderWaffe 6 - Bombardeiro Sub-Orbital

Silbervogel, ou Silverbird, era um bombardeiro táctico sub-orbital propulcionado por foguetes. Chegou a ser testado em túnel de vento mas não foi fabricado nenhum protótipo. É, no entanto, um gigantesco passo em termos de engenharia e visão de futuro, antevendo toda uma linha de veículos espaciais, como o Space Shuttle.
Os cientistas Alemães acreditavam que o Pássaro Prateado poderia atravessar todo o atlantico com uma carga de 4.000 Kg, alcançando o continente Americano. O voo seria feito sem escalas, pousando no Pacífico, em território Japonês.

WunderWaffe 7 - Asa Voadora

Horten H1
A asa voadora é uma aeronave de asa fixa que não possui nenhuma fuselagem. Todo o equipamento e tripulação é colocado dentro da estrutura principal da asa. Teoricamente, a "asa" é o avião mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica e peso estrutural. Argumenta-se que a ausência de quaisquer componentes externos e o poder elevatório da própria estrutura, proporcionam esse benefício. No entanto, como se tem vindo a provar ao longo dos anos, a complexidade e custo desta configuração é muito grande, permitindo que tenha uma aplicabilidade prática algo limitada na aeronautica civil moderna. O Horten H1, voou pela primeira vez em 1944. Depois da guerra, muitos protótipos surgiram com base na investigação Alemã.
Muitas outras armas fantásticas foram produzidas e testadas na tentativa de alcançar vantagem militar, nomeadamente, o helicóptero moderno, o canhão solar - que faria convergir os raios solares por forma a derreter aviões, máquina de Vortices - destinada criar tornados artificiais, ou o canhão de ar - que criaria condições atmosféricas impraticáveis para os aviões aliados.
Algumas destas tecnologias militares Alemãs permitiram que na última metade do século XX os Estados Unidos e a União Soviética protagonizassem uma gigantesca corrida às armas, aperfeiçoando muitos dos conceitos criados em primeira mão pela Alemanha. Outras, foram utilizadas para outros fins, mais bem pacíficos.
fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
deixe o seu comentário
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião da obvious sobre as matérias em questão.
comments powered by Disquspinkish_blue
Ótima matéria!
E digo mais: "e se tivessem chegado mais cedo?"
Atualmente, sinto que pisando no solo de um planeta bomba relógio. Sobrevivo cada dia.
Diego Alberto
Muito bom!
Muitas coisas que não sabia... realmente, se essas armas tivessem sido utilizadas, os rumos da guerra seriam outros!
pinkish, obrigado, volte sempre.
Diego, a capacidade cientifica alemã era de facto impressionante...
Eduardo Barros
Ohhh muito lindo!! "Armas fantásticas" concebidas pela genialidade tecno-científica a serviço da estupidez mais abjeta.
Lamento caríssimos, mas precisamos promover ciência e tecnologia como meio de alcançarmos objetivos edificantes. Não é o caso desses brinquedinhos de carbonizar almas. Não dá pra ignorar isso ao se tratar do tema.
Eduardo, acho que vc acertou na descrição. Armas concebidas pela genealidade tecnico-científica". A parte do "ao serviço da estupidez" não foi o alvo do artigo, pelo menos desta vez. Se reconheço e condeno as atrocidades do regime Nazi? Com certeza que sim. Se os cientistas dessa altura devem ter a sua genealidade reconhecida, também me parece que sim. Acho que devemos falar dos temas sem preconceitos. Obrigado por comentar.
Moziel T.Monk
E muitos desses cientistas acabaram na Uniao Soviética ou nos EUA. Felizmente Hitler vetou muitos projetos "revolucionários", preferindo se concentrar nas armas tradicionais. O fuzil citado, o STG-44, só chegou a ser produzido porque os criadores alegaram ser apenas mais uma submetralhadora (MP-44), e só depois da arma mostrar sua eficácia em combate é que ele teria dado seu aval.
Eduardo Barros
OK bjr. Concordo que a engenharia/design utilizados para criar esses artefatos é surpreendente. Quando adolescente, também era seduzido estética militar também. Sonhava em possuir aqueles modelos da Revell. Era fascinado, em especial, por um do bombardeiro americano B-17...(um amigo meu tinha um. Morria de inveja)
Acho que tô ficando um velho ranzinza mesmo... Não consigo separar certas coisas...
Meu comentário foi só pra prevenir algum desavisado.
Já que estamos com a mão na massa, você podia postar algo sobre a "fortaleza voadora". (ops, me rendi!)
Moziel, obrigado pelo complemento :)
Eduardo, compreendo-o perfeitamente :) Topo fazer o artigo da Fortaleza se vc me ajudar a encontrar o material para falar do bicho. Assim publicamos em co-autoria. O que vc acha? Abraço.
vitor!
Guerra é errado, foi o lição que eu tirei da História e do Resgate do Soldado Ryan.
mas...
olhando pelo lado da engenharia/design, bom... eu sou um adolescente seduzido pela estética militar. Além do mais, só eu achei alguns desses tanques parecidos com as marcas clássicas de Star wars e afins...
ps: só lembrando que portugal levou uma surra na segunda guerra.
Luiz Fernando Farncisco
Adorei a materia, felizmente os Grandes genios são prepotente demais e subjuga o seu próprio poder.
Steagall-Condé
Excelente matéria! (Permita-me reproduzir em parte e "linká-la").
O que me fascina de fato na Humanidade, são suas características grupais: Os chamados ESFORÇOS DE GUERRA, catalizam o animal ancestral, o sombrío crocodilo imemorial inscrito em nosso DNA, onde, tendo a morte do inimigo como motor, faz-nos impressionantemente "criativos".
Das V-2, apesar das milhares lançcadas, eram relativamente fáceis de ser abatidas pelas anti-aéreas civis da ilha, mas de fato, eram assombrosas.
Herr Doktor Werner Magnus Maximilian Von Braun e sua equipe, fugindo de Pennemûde (fóz do Rio Penne), foram encontrados por um destacamento militar, perambulando pelo interior da Alemanha ocupada, com plantas debaixo do braço. Abrigados nos U.S.A., mais Mr. Godard, deu-se por existir uma tal de N.A.S.A.
(commandmodule.blogspot.com)
Nada mal, senhores, nada mal... ;)
PS: Em Pennemûde, foi iventado também a, hoje onipresente, verdadeiro clichée, Contagem Regressiva (10, 9, 8, 7... )
Rodrigo Formel
Quem ganha a guerra conta a história! Não esquecendo das atrocidades cometidas pelos aliados ao invadirem a Alemanha. E que Hitler é uma criança se for comparado a outros ditadores, no ranking dos genocidas ele certamente não é o primeiro. Os aliados também tinham seus inventos, mas não foram desenvolvidos pois não houve necessidade. Em se tratando de estratégia, creio que o maior erro da Luftwaffe foi não ter bombardeios de longo alcance logo no início da guerra. Hitler achou que seria desnecessário. Até onde sei a asa voadora alemã não chegou a fazer seu vôo inaugural e o Mig 15 é sim um desenvolvimento do 183. A aparência dos tanques alemães com os veículos de Star Wars, provavelmente não é coincidência pois George Lucas se inspirou na segunda guerra, basta ver os uniformes do império que são versões do uniforme da marinha japonesa.
pedro
e projecto vril? não se fala? ou é pura ficção? há quem diga que os americanos tambèm têm alguns...
Aniel Bispo
Nossa! Totalmente incrivél essa matéria, parabéns, acredito que essas tecnologias seriam melhores desnvolvidas em tempo de paz, mas também (dizem) que os nazistas construiram naves voadoras em formato de disco e raios Lazers , mas não existem fontes concretas.
Michels
Pena que não deu certo...
Teríamos hoje um mundo justo, não essa escravidão que somos forçados a viver...
ROGER BUCHMANN
Parabéns pela matéria!
elton matias
muito bom cara
Francisco J.B.Sá
Eu fui aluno de ex-combatentes alemães.Jesuítas,católicos,que se camuflaram durante todo o período da IIªGrande Guerra,por medo que Hitler os pegasse. O Furher tinha suspeitas de que os católicos ajudavam os judeus.Temia também a classe média alemã,em grande parte católica ou luterana,que ele sabia estar pouco a pouco se colocando contra seus sonhos de poder e do Partido Nazista.
Devo lhe dizer que Hitler nunca acreditou em um desfecho da guerra,de uma forma lúcida e objetiva.
Ele tinha uma fantasia da vitória alemã.Tinha que ser!Porque a Alemanha estava destinada a vencer!
Mas,desconhecia os fatores objetivos.Por isso cometeu erros estratégicos chaves,como a não ocupação do Nordeste Brasileiro e do Norte da África.Por isso cometeu uma série de erros ao lidar com a posição de seus generais,mais preparados e cultos para dar um destino diferente à guerra.
Acreditava que quando suas divisões chegassem à Russia,as neves cederiam?!Tal pensamento é obra de um lunático e ignorante das ciências da Natureza.Seu Ego sim,era IMENSO e PRIMITIVO.Seu poder centralizado e totalitário inibia talentos e amedrontava seus seguidores em sua maioria desequilibrados e crentes em coisas absurdas e possibilidades irreais.
Por isso cometeu tantos erros.Sua Ciência Social e Humana era tão atrasada,que acreditava que Raça e diferenças raciais tinham efeito sobre o Destino dos homens!Hoje,a Antropologia e na época pessoas coerentes,inteligentes e equilibradas faziam alianças pensando em coisas como -Objetividade,possibilidades reais e potencialidades dos seres humanos,brancos,negros,índios,judeus e ciganos ou países mestiços,cuja entrada na guerra foram decisivos.
Hitler negava tudo isto.negava também o Direito dos fracos,dos deficientes dos mestiços - de viverem,como se ele fosse o criador da Natureza e dos homens!
Jamais,Hitltr venceria aquela guerra com homens como Roosevelt,Churchil e Stalin no poder.
Enfim,o avanço da Tecnologia nem sempre representa o progreso e a felicidade humana!
A felicidade e o progresso humano é produto de muitos valores reunidos e Hitler só via um valor - A supremacia da raça ariana!Que só existia como crença,dele e de seus adeptos!
Deguer
guerra, destruição, mortes, tudo são horriveis de mais para achar alguma beleza bélica ou alguma genialidade mas tambem não posso fechar os olhos para um fato que sabemos que na guerra e só na guerra é que despertamos toda nossa potencialidade intelectual e criativa os alemães na época da guerra demotraram bem isso, se o mundo soubesse que temos todo esse potencial talvez não teriamos que avançar só com as guerras
Val
Por isso estes caras são bom alemães.
ANDERSON
SOU FASCINADO PELO TEMA 2ª GUERRA, PRINCIPALMENTE PELO EXERCITO( MARINHA/FORÇA AEREA) ALEMAO. SINTO BASTANTE QUE ESTE PODEROSO EXERCITO TENHA FICADO SOB O DOMINIO DESTE FUHER LUNATICO E SOB AS ASAS DO DESPREZIVEL REGIME NAZISTA. UM LIDER POLITICO E MILITAR MAIS EQUILIBRADO E SEM DOUTRINAS RACISTAS, COM CERTEZA, LEVARIAM O 3º REICH à VITORIA; SOBRETUDO UTILIZANDO ESTAS MARAVILHAS DA INDUSTRIA BELICA ALEMÃ.
josué inácio
e o projecto vril????? quem disse que eles perderam a guerra???? Porque é que não existe fotos do polo sul???? mais uma vez informem-se antes de falar... PROJECTO VRIL.
Marcelix
Pois é...
Quem ficou espantado com esta matéria, muito boa por sinal, espere só pra ver o que te espera a respeito do projeto Haunebu e dos veículos Vril, nome da sociedade que criou o nazismo. Sim, discos voadores tal como os ovnis.
Tem também um documentário do History Channel. Sabe de onde vem o nome "Foo Fighters"?
Boa pesquisa. E me dê retorno quando arrepiar os cabelos, hehe.
Guilherme
O mundo é uma merda do caralho mesmo se Hitler tivesse ganhado tudo seria melhor, os que julgam ele hoje fazem coisas piores é só abrir os olhos e olhar para o mundo só tem idióta é claro que exitem homens bons mas o mundo vai se extnguir daqui muitos anos assim que o mundo não puder mais sustentar vida organica em respiração não havera oxigênio para oxidar nas mitocondrias organicas apenas dioxido de carbono sustentara alguns seres vivos por um tempo até se extinguirem também por falta alimetno até que a terra zere de vez e vire um ponto morto no espaço, que bom! sem mais guerras e bixices de seres humanos idiótas deus finalmente mostrara sua importancia! tô ancioso para que esse dia chegue
Iceman
Excelente matéria!! Parabéns.
Queria apenas lembrar que armas, não matam. Homens matam. Pelos mais diversos motivos. As novas armas de guerra que nunca foram usadas, em ambos os lados, mesmo que o fossem, acredito que não alterariam o resultado final da II Guerra. O que quero dizer está bem explicado no post do Francisco Sá, que sintetiza a visão que tenho desse conflito e porque as coisas tomaram o rumo que tomaram...
Francisco JB Sá
Agradecimentos Iceman,
seu nível de compreensão está acima das paixões!Sua visão antropológica nata o ajuda a chegar mais próximo da objetividade.Que é o que podemos no complexo mundo em que vivemos.Vá adiante!
Gilberto Cordeiro
Muito bom o seu blog.
Sou da paz e do bem, mas adoro o tema sobre a tecnologia e aviação de caça.
Ainda bem que Hitler foi um megalomano incompetente, e um péssimo estrategista.
Se tivesse escutado a seus generais, e não aos seus puxa-sacos estariamos falando alemão agora.
Mas não devemos esquecer que grande parte dos técnicos e cientistas vieram dos paises invadidos pelo reich.
E que tudo tem duas facetas, os médicos nazistas foram terríveis, mas metódicos, devemos as modernas técnicas de medicina e muito do que sabemos do corpo humano a eles, que usaram suas vitimas preferidas para obter esse conhecimento: os judeus. Terrível contradição.
Deveriamos ser capazes de sistematizar a ciência para o bem de todos e sem utilizar desses meios.
E utilizar nossos direitos democráticos para que nunca mais se levantem criaturas desse naipe.
Guilherme
O meu comentário foi meio grosseiro e queria me desculpar pelo mesmo, e não sou a favor de Hitler e nem de suas idéias racistas apenas admiro a convicção dele, também sou a favor da paz, bom quem não é favor da paz não merece nem viver na minha opnião, pois paz é o que todos almejam não é? acredito que as pessoas não mudam quando são ruins, pessoas que não abrem a cabeça e não querem o bem comum(chamo essas pessoas de idiótas), esses tipos de pessoas são como bichos não pensam apenas agem com extinto se vc as cutuca eles mordem parece um virus todo mundo infectato, não aprendem nunca nunca mudam ninguem muda, jig saw teria todas as repostas...
Francisco JB Sá
Ao Guilherme:
Posso dizer Guilherme,que não vi nenhuma grosseria da qual você se desculpa.
Realmente,nos dez anos que a Alemanha se isolou,digamos de passagem por culpa maior da Inglaterra e da França com seu capitalismo da época,medíocre,que não entendia que a Alemnha tinha o direito de viver depois da primeira guerra -A sociedade alemã gerou uma cultura,a nazista,rancorosa,reativa e baseada em mitos antropológicos.Uma fuga em termos sociológicos!O que deu foi a Impossibilidade de crescer democrática devido ao isolamento imposto de fora para dentro.Hitler e a ascenção do Partido nazista foi o resultado de tudo isto.Veja o que os EUA fez com Cuba -Deu no que deu.Como a Alemanha tinha uma imensa bagagem tecnico-científica veio a resposta da Segunda Guerra e a infelicidade que se seguíu.
A nossa espécie não pode se isolar -tem que conviver custe o que custar!Que Deus não nos permita que a China faça isto com Formosa.A Coreia do Norte não faça mais isto com a Coreia do Sul,nem qualquer país faça isto com o outro em nome da Ganância!Tudo Bem.Um abraço Francisco JB Sá
Guilherme
Obrigado Francisco,
Eu queria saber para aguçar um pouquinho essa discução, se alguêm conhece alguma coisa sobre o japão na guerra um dos países que faziam parte das forças do eixo, por exemplo teriam algo a dizer em relação ao ataque covarde contra Pearl Harbor, na minha opnião tal ataque foi covarde e inconscequente pois o japão não tinha nenhuma chance de se manter vivo na guerra
Francisco JB Sá
Amigo Guilherme,
o que sei do Japão é histórico e antropológico.
A participação do Japão na IIªGrande Guerra deveu-se à tentativa de controlar o Oceano no Extremo Oriente(Ilhas,arquipélagos) e anular a China na competição por mercados .Os EUA era aliado da Cinha e da Inglaterra,junto com os ingleses e chineses.E o Japãp topou de cara com eles.Já estava em Guerra com a Rússia por causas de fronteiras e ilhas do arquipélago entre Japão e Rússia...Dai surgiu o alinhamento com o Eixo.
A segunda grande causa foi cultural.O Japão ao tenpo do Imperador era -Medieval e pensava como uma potência Medieval.Atrasara-se em relação ao resto do mundo.Dai também a visão guerreira e expansionista,imperial.A prova disto é que MacArthur,o governador militar americano
após Hiroschima e Nagasaki optou por levar todos à Escola,para mudar a Cultura do Japão.Ocidentalizá-lo!Estava certo!Nunca mais o Japão fez Guerra.
A agressividade humana e social do HOMO SAPIENS SAPIENS tem que ser canalizada para o trabalho.Se for para o sexo e a ociosidade leva automaticamente -à Guerra!
Sequer tinham visão do Poderio Atômico do Ocidente!Sua Estratégia baseiava-se em navios de combate e heroismo(Pilotos suicidas -kamikazes). O ataque foi uma traição !Embaixadores conversando,tapinhas no ombro lá e cá.Muitos deles sequer sabiam dos objetivos do Imperador.Um abraço Francisco J.
joão ribeiro
leiam o livro "holocausto judeu ou alemão" de S.E.Castan.escritor brasileiro...
Francisco JB Sá
João Ribeiro,
eu vou procurar o livro mas desde já - posso lhe dizer que há uma corrente achando que o Holocausto não existiu.
Na realidade,as pesoas que defendem esta idéia pretendem minimizar os crimes de Hitler.
Foi o relativismo cultural levado ao seu extremo que possibilitou a ascenção deste homem ao poder!
Que novas formad de tolerância histórica e política não nos leve a outra miopía,que no fim condena ao holocausto novos seres humanos!
Gilberto Cordeiro
Bem amigos, não existem santos na história da existência humana, tudo está interligado, e tudo tem consequências...a imposição humilhante de condições impossíveis de serem cumpridas pela nação derrotada na 1ª guerra levou ao rompimento da estabilidade social na alemanha e a uma inflação galopante..nestas condições qualquer lider que dê uma alternativa para essa população terá a sua atenção...somando a assassinatos estratégicos, eliminação de lideres opositores e até "amigos" vide a noite dos punhais longos, teremos repetições desses atos.
Porque a perseguição aos judeus? Entre outras coisas porque detinham o poder economico real da Alemanha(bancos, administradoras, serviços), visto que o parque produtivo estava destruído (dominio alemão), além de serem cultos, na maioria classe média ou ricos, donos de bens artísticos, etc....então a motivação racial foi só uma cortina de fumaça para o que se seguiu.
Ainda sobre ação e reação, a China no passado quase logrou exito na invasão do Japão, isso não ocorreu porque uma tempestade destruiu a frota próximo ao litoral japones, bem a Coréia se defendia de piratas japoneses pouco antes disso, apenas para corroborar a idéia das interrelações dos eventos e as consequências.
Concordo com os comentários do colega, quanto ao Japão...acrescento que o pais estava precionado pelos EUA na sua expanção pelo oriente que começou qdo tirou as Filipinas do
dominio colonial espanhol. O Japão na sua expansão industrial estava contra a parede, não tinha matéria prima e nem petróleo, coisa que a China tinha de sobra....mas afinal o que faziam os EUA na China...?
Os EUA manteve por muito tempo uma escola para ditadores no Panamá, aonde até militares brasileiros foram alunos assíduos.
Por trás de tudo isso está a busca pelo poder, a dominação do mais fraco...a questão econômica,realmente não tem novidade nenhuma nisso, desde que o macaco desceu do galho e aprendeu a atirar pedras.
Vejam só .. a China é dona intelectual de quase tudo que existe de tecnologia no ocidente, perderam o bonde da história e hj, graças a ganância ocidental por mercados foi retroalimentada de tecnologia nova..inclusive pela antiga União Soviética.
Isto num regime totalitário, comunista e ao mesmo tempo com economia de mercado, um verdadeiro dragão alimentado pela nossa ganância havida por novos mercados. Me pergunto qual será o preço que pagaremos por isso se não acontecer uma democratização sistemática por lá.
Sinônimo de coisas baratas, assim como o foram os produtos japoneses, ela já se pode dar ao luxo de fazer coisas com qualidade.
Tudo isso conquistado com o empenho de muitas vidas (eles tem de sobra).
O intuíto do blog não é uma crítica a estas condições, mas tem a enfase na tecnologia, só estou querendo condicionar que a tecnologia, assim como tudo neste universo, não é necessáriamente boa ou ruim, mas depende das intenções de quem a desenvolve e utiliza.
Por isso parabenizo o blog, pois trouxe coisas das quais não tinha ouvido ainda falar.
Como arquiteto tb sonho e visualizo utilizações para a tecnologia, como homem, desejo sempre que ela evolua para o bem de todos.
Abraços,
Francisco JB Sá
Gilberto,
em sua relativização da Alemanha de Hitler,você foi muito longe...
Temos que ter um limite Ético para o comportamento dos líderes,mesmo quando pressionados!Todas as nações podem ser encurraladas em certo momento da História,assim como os homens.
A forma como eles se saem destas situações é o que caracteriza os líderes positivos e negativos,os crimes de guerra ou crimes contra a Humanidade.O risco do genocídio aumenta com o excesso de tolerância ou relativismo além do limite de parte de governos e de países
Um abraço
Gilberto Cordeiro
Prezado Francisco, não relativei Hitler nem a culpa do povo alemão, apenas procurei situar e reafirmar a minha primeira declaração de que não existem santos em termos de culpa por violência. E que ela emana do poder mal utilizado.
SDe Hitler era um louco desiquilibrado, encontrou um povo acuado que lhe deu ouvidos. Naqueles tempos, tinhamos tb um Stalin assassino e ensadecido, mas extremamente inteligente, Tinhamos Franco na Espanha sem falar em Portugal com Salazar, o Brasil com o Estado Novo de Getúlio Vargas, era esse o panorama naquele tempo.
As coisas eram propicias a isto.
Digo novamente para não seguirmos líderes, correntes de pensamento em que sejam excluídos o direito de outros seres humanos de se manisfestarem em nome de alguma superioridade aparente do dominante do momento.
Frencisco, creio que não prestou atenção na minha colocação, achando que estou justificando a atuação do Furehr, qdo é o contrário a minha postura, fiz apenas uma análise dos motivos.
Tentei ler o "minha luta", de autoria da criatura em questão, e quase vomitei com tanta bobagem ali descrita, tanta incoerência na frases e nas idéias...além da gramática horrível. Nas poucas paginas que consegui me fixar, percebe-se uma mente distorcida, megalomana e sem sentido.
A alemanha de Hitler é o que acontece qdo esses indivíduos encontram o clima adequado para que suas idéias criem raizes e transformem tudo num inferno na terra.
Olhem como Chavez esta atuando na Venezuela em pleno século 21 e terão uma aula de história 'in loco" de como se articula o poder totalitário, descontadas a escala dos acontecimentos, poderiamos dizer que ele Chavez foi um ótimo aprendiz.
Sempre admirei as armas não pelo qie podem fazer, mas pelo que foi necessário a mente humana para conceber tais artefatos, a engenhosidade e o empenho...enfima tecnologia que é o que estamo discutindo.
Quero acresccentar tb que discordo do comentário do nosso amigo lá em cima, sobre o que diz que teria sido melhor se ele tivesse vencido.
Toda essa tecnologia utilizada em prol de toda a humanidade pode ser uma utopia, mas os próximos acontecimentos talvez nos forcem a ter uma visão menos estreita sobre o que é o verdadeiro poder, e creio que qdo percebemos que tiradas as diferenças superficiais, deixaremos de ser tribos espalhadas sobre a superfície de um planetinha pequeno e azul flutuando nessa imensidão, e que tendo a certeza de que dependemos uns dos outros para sobreviver, iremos realmente progredir de verdade.
Obrigado por responder ao comentário.
Abraço a todos,
Gilberto Cordeiro
Guilherme
Muitos falavam mas so falavam, Hitler provou cientificamente que a raca ariana era mais inteligente, ele mantinha a ideia de que os judeus eram uma raca que tinha um baixo QI que portanto nao podia evoluir ele achava que soltassem os judeus seriam como animais eles sairiam fazendo filhos por ai sem desprezo nenhum, se drogando, bebendo e batendo em mulhers, assaltando entre outras coisas ruins como hoje, entao ele achou melhor prendelos e extingui-los para poder evoluir a raca branca que tinha um QI maior, organizacao e avanco era a ideia dele, particularmente nao acho que ele estava certo mas equivocado pois a ideia de matar tanta gente em um lugar so e tao rapido acho isso meio repugnante, nao acho justo matar alguem sem dar uma chance mesmo que tenham errado
joão ribeiro
hiroshima e Nagazaki tiveram chance?Os EUA usaram o lançamento de dois artefatos nucleares para mandar um "recado" à URSS do pós guerra e quem pagou foi a população japoneza civil, sem chance!(não havia necessidade, pois a guerra estava perdida)
Gilberto Cordeiro
Pelo que entendi, Guilherme vc concorda com uma idéia absurda dessas? Eistein era judeu, entre outras mentes brilhantes! Os Chineses criaram praticamente toda a tecnologia que hj usamos no ocidente, como pode ter um preconceito destes?
João, as bombas de Hiroshima e Nagasaki tiveram anuencia da União sóvietica, que tb já estava desenvolvendo a idéia.
Por outro lado a desculpa para utilizar a bomba era que se ouvesse uma invasãod dos aliados , estes perderiam milhares de soldados e eles não se renderiam. Fazer uma campanha em solo japones tb seria uma carnificina.
Por outro lado a união Sóvietica já estava contribuindo para a derrota do Japão.
Enfim encerro esse assunto.
abraço a todos.
Gilberto
Francisco Jb Sá
Guilherme,
Uma das razões fortes que determinaram Hirosshima e Nagazaki foi a Eleição para Presidente dos EUA.Truman queria impedir MacArtur,General -Comandante das tropas americanas no Pácífico,de ser Presidente.
E não aceitou a solicitação de MacArtur para
invadir o Japão com mais 100.000 homens.
A Classe política sabia que tinha que ser um militar - Queria Eisenhower que era mais dócil e mais manobrável.Assim autorização o Bombardeio atômico que tirava MacArthur fora do páreo e terminava logo a Guerra.
As razões surgiram dentro dos EUA e foram estratégicas e políticas.
Um abraço, Francisco JB Sá
Andréia
Como já dizia o Renato Russo: "... uma guerra sempre avança a tecnologia...". É realmente incrível essa capacidade alemã, mas porque não se inventam ouras formas de tecnologia, que não mate, que não destrua, e principalmente, que não se façam guerras?!
Me apaixonei pelo Blog, parabéns a todos!!
Abraços
=]
TARCISIO TAMBOSI
Em relação ao avião invisviel alemão, no site abaixo consta uma reportagem do mesmo, é um blog na realidade que trata exclusivamente de aviação, aconselho visitarem, quando eu encontrar a página exata da reportagem sobre o avião alemão invísivel (com foto e tudo) informarei.
Segue o site: http://www.aereo.jor.br/
Guilherme
Olá Gilberto
desculpe pelo que falei acho que me expressei mal
apenas quis dizer que Hitler comprovou por teste cientificos que tal raça era naturalmente superior mas existe muita coisa envolvida de tudo em todos de modo que podem haver diverssidade em tudo eu fui muito radical eu sei e peço desculpa por ter me expressado mal, e volto a dizer não sou racista apenas admiro a convicção de Hitler!
Obrigado Francisco nem sabia disso inclusive vou dar uma pesquisada na Wikipédia, acredito que Truman foi um bom presidente para os EUA, Abraço!
ORANGOTANGO
OLHA QUE VÃO DIZER QUE O GORILA É SUPERIOR AO HOMO SAPIENS APENAS POR QUE TEM MAIS MUSCULOS..!!
OU VÃO TE DIZER QUE O GUEPARDO É SUPERIOR POR QUE CORRE MAIS RAPIDO..!!
OU AINDA QUE OS QUADRUPEDES SÃO SUPERIORES E MAIS EVOLUIDOS POR QUE POSSUEM UMA CAUDA PENIANA MAIOR..!!
Antonio Carlos Faria
Hitler,foi um grande lider,devolveu a alemanha aos alemaes,mas cometeu o êrro da guerra.
O poder lhe subiu a cabeça e seu exército ainda não estava preparado para dominar o mundo todo.
Ele poderi esperar até desenvolver as novas armas e em 1.944-45 poderia começar essa horrivel guerra que não levou a nada,só destruição.
O tal avanço na medicina atrvés de torturas? furado,sem essa sem isso tambem os médicos chegariam a onde estamos em avanço tecnologico sem precisar causar dor as pessoas.
Essa guerra,foi uma loucura,e ele não ia conseguir manter o mundo por muito tempo se tivesse conseguido ganhar.
Hitler gastou muitos soldados,portanto,não teria homens sufucientes para manter as nações submissas,o mundo é grande demais para isso.
As guerrilhas o teria detonado logo,logo.
Ele deveria estudar melhor a história,as guerras anteriores que não deram certo.
Alexandre,não conseguiu manter suas conquistas,Napoleão,se esbarrou no inverno.
En fim,vão valeu a pena,destruiram manuscristos,livros,tábulas,mapas raros do passado,foi triste esse episodio.
Seguindo o exemplo da segunda guerra,deveriam parar por ai.
E as batalhas continuaram até hoje,com matanças e destruição em todos os lugares,até inde vai isso.
Baseando-se no passado,ja deveriam terem parado com tudo isso a partir de 1.990.
As tecnologias evoluiram e o povo?
Faria
gerson Machevo
Arrepiante! Tanta genialidade para produzir muita maldade!
Ainda bem que não houve reprodução massiva!
Monica
Sou Historiadora, Educadora e brasileira, sendo assim não poderia deixar de responder a algumas questões postas aqui.
Em relação ao Sr. Guilherme:
1. Aconselho em primeiro lugar estudar mais, muito mais ...seu português é deplorável – palavras bem ditas são palavras bem entendidas e não necessitam de maiores esclarecimentos;
2. Seus argumentos são falhos, pobres de informações, até mesmo contraditórios e incoerentes - conselho dessa humilde educadora ... estude, leia , reflita antes de expressar sua opinião;
3. Quanto à sua admiração por Hitler não há como lhe responder de forma tão sucinta, então vamos a ela... :
Na década de 30, a Alemanha enfrenta a pior crise econômica da história. Inflação, desemprego, medo do comunismo e preconceitos arraigados. Foi nesse cenário que as idéias de Adolf Hitler ganharam força. O austríaco Hitler chegou ao poder prometendo transformar o país na maior nação do mundo. Pregando que o alemão era um povo superior. O passo seguinte foi começar a matar quem era considerado inferior: judeus, ciganos,latinos, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais, etc. Ou seja, toda e qualquer pessoa que não se enquadrasse nos padrões ditos arianos (nobres, puros). De 1933 a 1945, o nazismo eliminou na guerra e em campos de extermínio cerca de 20 milhões de pessoas. Para isso foram desenvolvidas e utilizadas formas diversas – e cada vez mais eficientes - de extermínio: fornos crematórios; elemento químico (Zyklon-B) usado nos chuveiros; eutanásia sistemática; “experimentos” cruéis em pessoas vivas... Esse é o homem que deve ser admirado?
Para lhe responder usarei a frase de um engenheiro agrônomo alagoano:
É comum se falar de pessoas com alta personalidade, dominadoras e com liderança, tanto para o bem como para o mal, bem como das consideradas fracas, o oposto, que são altamente sugestionáveis e se dobram facilmente. Isso é independentemente da fortaleza física.
Hitler, por exemplo, tinha menos de 1,60 m, o gênio da maldade, do mesmo tamanho de Charles Chaplin, cuja mente prodigiosa foi usada para a alegrar o seu semelhante, levando mensagens de paz e de felicidades. (FERREIRA, 2002)
4. Hitler comprovou através de testes científicos que os alemães eram superiores?
Como comprovaram isso se foram feitos experimentos, cruéis por sinal, apenas nos ditos não alemães puros?
O que há de cientifico colocar crianças, homens e mulheres por horas dentro de um tanque de água gelada; jogar ácido na pele de um ser humano; retirar cérebros ou cabeças inteiras em corpos agonizando; injetar tinta azul em olhos de crianças; unir as veias de gêmeos; jogar pessoas em caldeirões de água fervente; amputar membros de prisioneiros; dissecar anões vivos? Essas e outras atrocidades são o que podemos chamar de pseudociência – falsa ciência.
Se ele houvesse comprovado que existe uma raça superior, por que será que:
a) um negro (Jesse Owens) quebrou o recorde mundial no salto a distância e não o atleta alemão?
b) muitos dos destacados e renomados cientistas, matemáticos, artistas, atletas, educadores, políticos, etc...daquela época e da atual eram ou são homossexuais, judeus, negros, latinos, nordestinos...?
Assim, só se você conseguir argumentar a todas essas questões de forma coerente poderei achar que não és preconceituoso e admira sabiamente Adolf Hitler.
Para saber mais, leia:
Doctors from Hell
Vivien Spitz, Sentient Publications, EUA, 2005
Os Cientistas de Hitler
John Cornwell, Editora Imago, 2003
The Nazi Doctors
Robert Jay Lifton, Basic Books, EUA, 2000
The Nazi War on Cancer
Robert N. Proctor, Princeton University Press, EUA, 2000
Murderous Science
Benno Müller-Hill, Cold Spring Harbor Lab Press, EUA, 1988
Site do United States Holocaust Memorial Museum (Museu Memorial do Holocausto dos EUA)
http://www.ushmm.org
Braulio Gonçalves
Deixando de lado o gênio diabólico das bestas do 3º REICH, é espantosa a superioridade científica e a precisão da engenharia alemã daquela época
frederico berguer
a muito anos numa alemanha nao esquecida pelo mundo avia muita pobresa em que os maiores acionistas erao judeus donos grandes bancos, hospitais e estatais que vinhao sendo compradas a cada dia apos dia sendo tomada por inteia a nossa alemanha nos matavamos todos os dias e o que nos restava era o nosso interior com para o sustento, e as crianças que vinhao do interior eram marginalisadas pois nao havia esto e nem trabalho para elas um pais em decadencia por causa da 1 gurra por nos termos nas maos o póder do aço que fez a europa ce virar contra nos nos mutilando massiçamente nassas mulheres tendo nossos filhos no meio da rua por nao ter nosso dinheiro por ser alemao e nao ser judeu...sabendo que eles nunca tiverao patria a qual nos queriao tirar de nossas maos,o nosso marco nao valia nada pois tinhamos que juntar de carrinho de mao nosso dinheiro...fui contra ao genocidio judeu fui contra auschwitz mas nao foi tudo isso que falao queriamos a igualdade e a supremacia militar sobre a europa na qual nos tirou nosso aço mas nao tirou nosso segredo,pensem porque milhoes de judeus em nossa alemanha porque nao nos paises de vcs, saibao que eles tem um livro igual ao alcarao e ali fala sobre o dominio judeu sobre a terra...temos que ser igual fomos ruins mal etc...mas nossas armas estao ai para o mundo ver o que eles tem hoje foi nosso, e alias o vaticano nos protegeu e muito ate hoje...nossa arma maior era "longinus" e verao o que era esta arma...
Dimitri
adorei o blog.. parabéns
ANDRESSA
NOSSA adorei eu quero ser polìcial do EXERCITO tomaRA que ate la essas armas vem para o BRASIL
mariana
nosssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
q daora mano
vou levar essa reportagem p/a minha escola.
henrique
deveriamos ficar muito asustados, hoje temos tecnologias de guerra muito avançados , esses casa e tanques de guerra chegam a ser um exagero , temos dois países que se quisesem poderiam destruir o planeta , estamos proximos do fim do mundo com varios terremotos , deslizamentos de terra por causa das chuvas e a unica coisa em que esses países pensam e fazer armas de guerra mais fortes ao inves de investir em saúde e educação
estou descepcionado.
mailson wolf
heil hitler !!!
tem gente q opina e num sabe nada sobre a historia ,hitler foi um grande lider so nao teve exito por ter muitos traidores em seu meio!
gabriela
eu queria saber das armas usadas no regimes totálitários
camilinha
nossa otimo muito legal!
amanda
eu acho que na cabeça de hitler ele penssava que estava fazendo o bem para a sua raça e para o mundo, mais eu acho que ele estava piorando mais a situação, porque ele não tinha o direito de descidir que raça morre e que raça vive, nem um ser humano tem o direito de tirar a vida de ninguém,poi violência gera mais violência, mais se eu fosse penssar de uma forma egoísta minha cabeça seria diferente,. me desculpe se escrevi algo que não agradou alguém só escrevi o que sinto......
Beto
Pessoal,
Uma de minhas fontes de pesquisa para meus modelos é o site: www.luft46.com que possui muitas das armas nazistas da época.
É apenas referência para quem quiser ver outros modelos de aviões...
Abraços
bjr
Amigos... publicamos um artigo sobre Hitler e os discos voadores - projecto vril. Vejam aqui:
http://obviousmag.org/archives/2010/05/hitler_e_os_discos_voadores.html
sauldavi
Hije poderiamos estar assistindo TV em 3D da Telefunken, com a Bayer petroleo nos poços do pré-sal e viajando do Rio para Berlin (Capital de Germania - não Europa - Germania sim!) em 20 minutos e vôos orbitais e com colônias em Marte, se eles tivessem ganho a guerra.
blindado
desenhos fantasiosos como da criança, para nada servia, toda arma tem seu ponto fraco.
- Polonesês i Russos jogavam nos tanques garrafas de gasolina queimava o tanque tigre, ----agora no iraque jogam nos USA, os tanques nao aguentam filtram combustível como esponja.
dusmenil soares da rocha
GOSTEI MUITO DAS EXPLANAÇÕES DA PSEUDO EDUCADORA MONICA; ELA DEFINE CLARAMENTE O NIVEL DO SEO OBSCURANTISMO, EM QUE VIVE A EDUCAÇÃO NO BASIL. BITOLADOS NO QUE PENSA QUE SABE, MAS NÃO SABE DE NADA.
COM A PALAVRA CHARLES DARWIN
joao paiva
Fantástico!
joao pedro paiva rodrigues
Boa tarde
pretendo receber as vossas newsletter.
Gosto dos temas
Cts
Joao Paiva
mailson wolf
com todo meu conhecimento (que nao é baseado em filmes ou em documentarios que em todas as vezes
sao americanos)posso dizer ao contrario da maioria q é influenciado por estes e que nao sabem da verdadeira historia ,nao vou esticar muito o assunto so fazer apena uma pequena observaçao respondendo a um comentario q li ,que as mortes seja dos judeus ou prisioneiros de guerra ou ate civis sao consequencias de uma guerra
pra quem nao sabe stalim matou muitos mais muitos prisioneiros de guerra e ate mesmo generais e soldados poloneses,e alem disso enterrou seus corpos em um pantano e o pior sem ao menos um motivo tambem , ai vem o pessoal q só conhece a historia americanizada de hitler e só critica a ele e seu governo acho que antes de criticar é preciso saber ,pra nao ficar falamdo bobagems por ai vamos rever nossos conceitos!!!!
obrigado por aqueles que gostarem do eu escrevi e
aqueles q nao gostarem tambem ,afinal opiniao é o que importa (opiniao de fatos verdadeiros)
qq coisa estamos ai !!! valeuuuu!!!!!!!!!! 14/88
mailson wolf
Boa noite pessoal!!!com todo meu conhecimento (que nao é baseado em filmes ou em documentarios que em todas as vezes
sao americanos)posso dizer ao contrario da maioria q é influenciado por estes e que nao sabem da verdadeira historia ,nao vou esticar muito o assunto so fazer apena uma pequena observaçao respondendo a um comentario q li ,que as mortes seja dos judeus ou prisioneiros de guerra ou ate civis sao consequencias de uma guerra
pra quem nao sabe stalim matou muitos mais muitos prisioneiros de guerra e ate mesmo generais e soldados poloneses,e alem disso enterrou seus corpos em um pantano e o pior sem ao menos um motivo tambem , ai vem o pessoal q só conhece a historia americanizada de hitler e só critica a ele e seu governo acho que antes de criticar é preciso saber ,pra nao ficar falamdo bobagems por ai vamos rever nossos conceitos!!!!
obrigado por aqueles que gostarem do eu escrevi e
aqueles q nao gostarem tambem ,afinal opiniao é o que importa (opiniao de fatos verdadeiros)
qq coisa estamos ai !!! valeuuuu!!!!!!!!!! 14/88
Icecold
Hitler foi um gênio mal compreendido por mentes fracas e manipuladas... e até hoje continuam acreditando em falsos dados e histórias cheias de mentiras...
hehe, como se deixa um cachorro limpo ? tirando as pulgas e carrapatos...
Eu queria muito ver a alemanha de hitler triunfando e sendo a potencia mundial de hoje...
Artur
Monica,vou te dizer uma coisa,não sou nazista,mas se hitler tivesse sido mais esperto e começado a guerra um pouco mais tarde talvez hoje em dia teriamos muita mais coisa pra se orgulhar do que hoje até porque as armas seriam bem mais evoluídas do que hoje,como por exemplo você ir pra escola em uma mochila a jato,até os dias atuais ele do jeito que as coisas estavam indo ja teria transformado o mundo inteiro em gente branca e não teria preconceitos porque todos seriam iguais,os hospitais seriam bem melhores e mais bem equipados não teriamos que ver palestinos e judeus em guerra,talibãs e a Al-Quaeda e várias outras forças mundiais lutando em uma guerra que nunca terá fim,viver com o medo de que a qualquer momento o irã pode jogar uma bomba atômica em cima de nossas cabeças ou a china lançar um ataque com um exercito de mais de 2 milhões de soldados além de termos que depender de várias outras potências para sobreviver,com todos falando apenas um idioma não teriamos que passar anos estudando para ter domínio de outras línguas,muitas pessoas teriam morrido mais hoje em dia teríamos a chance de viver em um mundo quase perfeito,além claro de de termos colônias inteiras de pessoas vivendo em marte e ja estariam inventando vários projetos para viver em júpiter e com tudo isso se a terra acabaçe,beleza,teríamos outros dois planetas para viver.
marcelo
quem declarou guerra à alemanha,foi a França e a Inglaterra Hitler nao queria a guerra morreram 12500.000 alemaes na segunda guerra e ninguem fala nisso poque será. Mracello
Átila de Abreu Vieira
Saudações à todos! Gostei muito do conteúdo informativo contido neste blog! Muito obrigado pela oportunidade de aprender um pouco mais sobre a engenharia bélica humana. Quanto àqueles que julgam inútil o desenvolvimento científico-bélico, devo dizer que discordo completamente. Eu acho irrefutavelmente fundamental o desenvolvimento bélico quando se quer triunfar em um mundo guiado pela sorte como o em que vivemos. Como já dizia um antigo adágio Samurai "Uma espada não é ruim, ruim é a intenção por trás de uma espada". O desenvolvimento tecnológico bélico é ótimo, só que precisamos ter desenvolvimento moral e social para podermos sustentar os novos limites dos nossos poderes com dignidade. Como dizem, grandes poderes vem acompanhados por grandes responsabilidades. Quanto à questão da superioridade de uma raça sobre as outras e a questão do racismo, eu espero que todos compreendam a diferença, portanto farei uma breve pontuação. Existem raças diferentes porque existem adaptações diferentes e existem adaptações diferentes porque existem necessidades que levam à isso, necessidades essas que são dadas por circunstâncias específicas. O ser humano existe sim em raças diferentes e cada uma dessas raças possuem características que as tornam mais adequadas ou portadoras de maior facilidade para lidar com uma situação específica. Superioridade é um tema que deve ser tratado de forma bem especificada. Quem é superior, um cão ou um peixe? Dentro da água eu tenho certeza de que o peixe e em terra firme eu tenho certeza de que o cão. Quando se trata de ser superior, devemos fazer 2 perguntas na análise: 1) Superior à quem ou ao que?; 2) Superior sob qual aspecto? Foram feitas pesquisas recentes e foi observado que o branco e o negro possuem diferenças desportivas interessantes onde cada um possui vantagem em um tipo de esporte de velocidade, dentre outros esportes. O negro possui uma pequena vantagem sobre o branco na corrida, enquanto que o branco possui uma vantagem idêntica sobre o negro na natação. Este é apenas um exemplo de diferenças. Todas as raças humanas existentes foram desenvolvidas em ambientes diferentes e por isso possuem habilidades e fraquezas diferentes. Não é possível possuir apenas vantagens pois toda vantagem gera uma desvantagem. Não existe alguém que seja surpreendentemente forte e seja ao mesmo tempo rápido e nem o contrário. Tudo tem um preço. Lutadores grandes são lentos (por mais velozes que sejam não chegam nem perto do que seriam com um porte menor), saltadores são leves e fracos (se fossem fortes como halterofilistas não seriam tão eficientes nisso), ótimos nadadores tem braços grandes e pernas pequenas, ótimos corredores tem braços pequenos e pernas longas. Quem é superior à quem? Também não podemos dizer que as raças não existem e que a questão de raça é somente uma questão de cor de pele porque não é. Se colocarmos um negro queniano PURO para treinar halterofilismo, ele NUNCA será como um arremessador de martelos escocês nórdico PURO, da mesma forma pode treinar o escocês nórdico como quiser, ele NUNCA alcançará um corredor queniano negro PURO. Seria como querer utilizar cães de raças diferentes para funções diferentes, colocar o Galgo Inglês para resgate no gelo e puxar trenós e colocar o São Bernardo para corridas em circuitos. Não dá certo. Espero que tenham compreendido o que vim dizer. Abraços à todos e obrigado pela atenção!
Artur
Me esqueci de dizer que caso hitler ganhasse faria parte da resistência porque ele é de qualquer jeito um louco varrido que queria que todos fossem de um jeito que ele não era.
Eduardo Bittencourt
Essas mentes brilhantes que estão por tras de todo esse avanço tecnológico, essas armas super poderosas e a soma que se gasta para a confecção desses artefatos,... tudo isso é simplesmente sedutor, encantador, fascinante,...
Mas, algo me impressiona muito mais que tudo isso.
É que nenhum desses fascinios ou mesmo essas mentes "brilhantes" puderam até hoje, fazer parar as guerras ou trazer segurança para as nações.
O mundo precisa de armas sim, precisa de canhões que derretam corações, necessita de mísseis que penterem o mais profundo da nossa alma e dissipe e destrua a disputa, a desconfiança, a ambição, o desejo de dominara que nos é intrinseco.
O mundo não pecisa se ARMAR e sim AMAR.
Grafologicamente falando, é apenas uma questão de suprimira o R, mas realmente falando é uma questão de surimirmos ou porque não dizer, aniquilarmo-nos a nós mesmos,...
Talvez esteja escrevendo isto porque preciso ter essa consciencia mais que qualquer outro, entretanto acho importante repensarmos nossa forma de lidar com nossos co-iguais e repassarmos a mensagem das ARMAS, sim, das ARMAS do AMOR.
"Ninguem tem maior amor do este; de dara sua vida pelos seus inimigos".
Alenxandre von Rodrigues
Infelismente essas armas não xegaram a entrar em combate. Muitos dizem que Hitler queria utiliza-las como ultimo recurso, entretando esperou de mais, otros afirmam que a Alemanha nunca produziu essas armas e que isto tudo é uma farça.
Aos que assim dizem, digo que estas armas não só foram inventadas pelos nazistas como também foram roubada pelos aliados após a invasão de Berlim.
Assim os cientistas aliados só terminaram de ajustar, aquilo que, praticamente estava pronto. E como se não bata-se roubaram o crédito para seu país e para si próprio.
Isso mostra que os americanos não eram melhores que os alemães na época da guerra, pois roubaram na cara dura experimento que durante anos foram testados pelas mentes mais brilhantes que já existiram e após serem completadas seus criadores foram mortos e substituídos por outros que apenas levaram o crédito.
Se essas armas fossem usadas no início da guerra, a história poderia ser escrita de um jeito bem diferente.
anna
bom eu gostaria de saber também sobre os remédios e a comunicação daquela epóca, que sei que também tiveram vários avanços tecnológicos.
muiot legal a matéria, e gostaria que me respondesse por que prescisso desse tema para um trabalho de história. mais uma vez muito obrigada.
Herich von Prier
Voces não viram nada . O que foi destruído para sempre , para não cair nas mãos dos aliados . Um disco voador movido a energia eletromagnética construído protótipos e veículos em evolução. Eram levitados por eletroimâs , vácuo e outros detalhes . Vejam no google: " discs germans 1940, 1945 , Hitler " . Lá estãos lay-outs e plantas dos discos voadores . Tenho dito que quem descobrir e fizer este veículo militar dominará o mundo. Os brasileiros teem muita facilidade para aviões . Gostaria de ver voce pesquisar e desenvolver tal veiculo. Primeiro para se entender , pega-se um imã , este de rolimã , pastilhas de ceramicas condutoras e levitação magnética , fluxo de ar que entra por baixo do veiculo espacial , levitando-o , acionado por motores eletromagneticos do campo da terra , este veículo eh capaz de voar na Terra a velocidades próximas as velocidades da luz , prometendo romper todas as defesas inimigas e atacar tudo que se pode . Também pode defender defesas amigas , chegando primeiro ao míssil e destruindo-o . Voce consegue construir tal veículo. Acho que pode . Vai devagar construindo peça por peça , pedindo ajuda daqui e dali , e pronto. Voce será o maior inventor do século XXI.
Joseph Hering
Eh bom lembrar os fatos. Guerra Napoleonica. A Inglaterra declara guerra a França , fechando os portos á França. Primeira Guerra Mundial, a mesma Inglaterra mata o Duque Ferdinand que ia ser coroado Imperador do Império Austro-Hungaro, composto de Alemanha, Austria , Hungria . Isto fez com que a Primeira Guerra Mundial fosse iniciada. Segunda Guerra Mundial . Churchill puxa o tapete do Primeiro Ministro Chamberlain, ridiculariza-o nos jornais e perante a opinião publica e assume o posto de primeiro-ministro ingles. Logo que toma posse declara guerra a Alemanha. Não foi a Alemanha quem declarou guerra , foi a Inglaterra quem declarou guerra a Alemanha. Como Inglaterra, França e Rússia haviam ganho a Primeira Guerra , foi se esfacelado o Império Austro-Hungaro , e Alemanha, Austria passaram a pagar pela Primeira Guerra. O Vale do Hurr na Alemanha foi confiscado, a Alemanha teve seu território ocupado e o pagamento de dívida de guerra fez com que a Alemanha entrasse em colapso. Hitler aparece e promete uma Alemanha justa , pacífica . Guerras nunca mais. Assim que Hitler eh nomeado Chanceler com poderes totais, ele invade a Polonia , para não ser mais invadido por este país que faz fronteira ao norte com a Alemanha. Foi pela Polonia que a Alemanha perdeu a Primeira Guerra Mundial, pois a Polonia serviu de ponte para que Russos invadissem a Alemanha . Hitler não queria que a Alemanha fosse invadida de novo com o consentimento da Polonia . Então invade a Polonia pelo Sul e a Rússia de Stalin invade a Polonia pelo Norte. A Polonia é divida entre Hitler e Stalin . Hitler então deseja dar uma lição nos países que fizeram a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial e invade a Russia. Vários são os mistérios porque a Alemanha não ganhou a guerra . Possuia em adiantado estagio a unica bomba atomica do mundo, construida pelo Premio Nobel de Física Quantica o Alemão W. Heisemberg, explodindo dois artefatos nucleaares no fim de 1944 . Este alemão , fisico nuclear , dominava todo o ciclo da bomba atomica . E era o único no mundo . Após a rendição da Alemanha ele foi levado "preso" para a América para desenvolver a bomba atomica americana , juntamente com sua equipe , e os artefatos nucleares e tecnologicos disponíveis somente na Alemanha. Os Estados Unidos tinham que ter um inventor da bomba atomica que não fosse alemão, assim com o nacionalismo o faz. Então estenderam elogios a Einstein por ser judeu e ter se refugiado na América , que nada sabia sobre bombas nucelares. Era um físico de outro área do ramo diferente da fisica nuclear. Einstein não era estúpido , sabia que a Alemanha desenvolvia artefatos nucleares , mas Einstein não podia ter desenvolvido bomba nuclear nenhuma pois o seu ramo era diferente . Alertou os americanos , que foram buscar o alemão W. Heisemberg para construir a "Little GaY" nome dado a Bomba Nuclear Americana que explodiu Hiroshima. W. Heisemberg , fisico alemão, premio nobel de físicaa em 1930 e 1933 passou para o anonimato. Imaginem voces se W. Heisemberg fosse homenageado após a Guerra por ter construido a bomba atomica americana ???!!!! Não seria nada bom , ver que os americanos eram pobres neste conhecimento e não tinham fisicos para fazer a tal bomba nuclear e se valia dos conhecimentos , uranio, yellow cake dos alemães e de W. Heisemberg.
rogerio
nao nao sabe o que teria dado um rumo diferente a guerra hitler nao ter declarado guerra a russia tao cedo tendo en vista que os alemas estavam afogados com tatas frentes de batalhas e nao suportariao enfrentar outro pais principalmenta e russia que tinha milhois de soldados para lutar porque a vantagen da russia nao era a inteligencia militar e sim a superioridade numerica dos soltados nao e atoa que a russia perdeu mais de 13 milhois de soldados lutando apenas contra a alemanha e a alemanha apenas 7,5 milhois lutando contra quase todo o resto do mundo
auf
e os russos, ingleses e americanos onde ficam?
hein ????
ALEXANDRE
LAMENTÁVEL...TODO ESSE AVANÇO E TANTA TECNOLOGIA USADA SOMENTE PARA DESTRUIÇÃO...
RAFAEL FICKELSCHERER GAIO
OLÁ PARA TODOS..
PARABÉNS PELA MATÉRIA. SENSACIONAL!
A CONCLUSÃO QUE PODEMOS CHEGAR SOBRE ESSA MÁTERIA É QUE REALMENTE HITLER TINHA TODA RAZÃO EM RELAÇÃO A SUPERIORIDADE DA RAÇA ARIANA,OU SEUS DESCEDENTES MAIS PRÓXIMOS. E DO POVO ALEMÃO.. NÃO CONCORDO COM ATITUDES DE EXTERMÍNIO. TODA TEORÍA DOS NAZISTA ERA PROCEDENTE E VERDADEIRA, AO MEU VER. SÓ É INACEITÁVEL MATAR AS PESSOAS, AINDA MAIS DA FORMA QUE FOI FEITA..
DE RESTO REALMENTE OS ARIANOS (OU OS DESCENDENTES PRÓXIMOS DELES..) E ALEMÃES SÃO PROVIDOS DE UMA INTELIGÊNCIA FORA DO COMUM.. REALMENTE SÃO SUPER HUMANOS.. VIDE OS FILÓSOFOS, MÚSICOS E CIENTÍSTAS ALEMÃES.. (SEM ESTES A NASA NÃO SERÍA O QUE É HOJE.. ISSO É FATO.) AINDA TEMOS A INDUSTRÍA AUTOMOBILÍSTICA. A MAIOR DE TODOS OS TEMPOS... SEM CONTARMOS TAMBÉM QUE A ALEMANHA É A MAIOR ECONOMIA DA EUROPA E DETÉM O POSTO DE MAIOR POTÊNCIA NA INDUSTRIA PESADA DO MUNDO... PORQUE SERÁ? MESMO SAINDO DESTRUÍDA DA SEGUNDA GUERRA, SOMENTE A 65 ANOS ATRÁS...
((((( DEUSTSCHLANDLIED UBER ALLES )))))
ABRAÇOS A TODOS..
Grégori
Buenas povo culto.
Desenvolvimento tecnológico e bélico irrefutável quando o assunto é guerra, ainda mais uma como a Segunda Guerra Mundial.
Figurões como Adolf Hitler aparecem muito na história humana, como pode-se citar Ciro, Alexandre, Napoleão e outros, caracterizados por grandes feitos e grandes erros.
O que todos estes tinham em comum? Mentes geniais, super inteligentes e queriam dominar seus "semelhantes". Essa sede de poder é natural do ser humano que, por uma olhada generalista da história, comprova que o homem quer dominar homem, para seu próprio prejuízo.
O mundo seria um lugar melhor se a guerra tomasse outro rumo? Pessoalmente duvido muito! O que divide o mundo não é diversidade racial, capitalismo, tecnologia ou qualquer outra coisa do gênero. O que divide o mundo são as pessoas que não são capazes de se governar.
Hoje em dia temos uma sociedade desenvolvida em vários aspectos: tecnologia , informação, comunicação, medicina, construção, entre outros inomináveis. Mas poderam ver que, mesmo com tantos avanços em tantos campos, com Hitler no poder ou com qualquer outro, grande ou não, figurão da história humana, NENHUM conseguiu resolver somente um aspecto das necessidades humanas, à saber, paz, segurança, saúde.
Por quê?!
Por quê nem toda a tecnologia, nem todo o intelecto dos gênios da humanidade, poderão ser bem sucedidos se forem de encontro com a sabedoria do criador. Na minha opinião, realmente necessita-se de fé em Deus e na solução vinda da parte dele. O ser humano já desenvolveu muitos "ismos" e nunca conseguiu, nem conseguirá resolver os principais problemas da humanidade.
Vivemos em um mundo onde o homem é amante de si mesmo, amante do dinheiro, pretensioso, soberbo, blasfemador, filhos desobedientes aos pais, ingratos, desleais. Como fazer um mundo melhor com uma base fundada em tais "cidadãos"? Mas o estado do mundo, pessoas como essas, terremotos entre outros, são um "aviso" para a humanidade, que logo não precisaremos mais de gênios nos governando. Que toda a maldade e os problemas serão resolvidos. Fazem só uns dois mil anos que a descrição do tempo em que vivemos foi descrita, descrição essa que se aplica aos "ultimos dias desse sistema de coisas". (Mat 24:3-14 (quem ler observe novamente os 7,8); 2Tim 3:1-5)
Um novo mundo, com pessoas justas e governadas por Deus. Parece impossível para você? Fica um convite pessoal para simplesmente adquirir conhecimento, conhecimento esse que pode levá-lo à vida eterna. (João 17:3) Aos interessados ofereço um curso bíblico domiciliar gratuito, no horário que lhe for conveniente.
(Se tem uma coisa que não pesa e só tem a lhe acrescentar é conhecimento)
A todos, aquele abraço!
Washington
Muito bom artigo, adquiri mais conhecimento.
KinsK
Que grande derrota para a humanidade, o nacional socialismo era realmente fantastico, inventaram e fizeram de tudo contra este sistema que se opunha ao capitalismo e ao comunismo em favor realmente do povo, inventaram até o estado de Israel através da farsa do holoconto, e quantas mortes de lá pra cá.
eu digo sem medo: Heil Hitler!
MCo
kkkkkkkkkkk... os comentários são melhores que a matéria, sem sombra de dúvida
diuniziuagronomo@hotmail.com
faltou estratégia pra hitler, ataque a russia arruinou o nazi...ha se adolf conhesse o zé dirceu..hoje seriamos escravo do 3º heich
Riccardo
A Gloriosa Forças Amada Alema Lutaram com Bravura , mesmo sabendo que estava perdendo a guerra , por falta de Reforço e muniçao ,os
Alemaes sao Muito Patriota mesmo eu tenho muito Orgulho de ser Dessendemte de Alemao essa naçao sim que sao Patriotimo mesmo ( DEUS ) proteja a Gloriosa Alemanha ;;;;
Manuel Pinto
Sem dúvida matéria de grande interesse. Matéria essa que serve para nos relembrar os grandes acontecimentos do passado, e também do presente.
Anderson
Gostei muito da matéria e ainda sabendo que em meados dos anos 30 a Alemanha não passava de um país de corruptos e condicionados ao tratado de versalhes e assim que HITLER conseguiu unir a Alemanha se iniciou um grande progresso nesta nação saindo de uma condição de completa degradação moral e psiquica para serem a mais respeitada tecnológicamente da época, lição essa que os Americanos aprenderam com eles, dominar pelo poderio bélico e com os cientistas alemães que foram trazidos após o conflito criaram a NASA.A ALEMANHA ainda mesmo com as imposições do pós guerra ainda sustenta a EUROPA com sua economia.Temos muito que aprender com os Alemães.
Junior
Os alemães como nação cientificamente superior?! Pelo menos não acredito que a "raça" alemã tenha sido ou que seja superior as outras. Vamos ver... Albert Einstein era da tal raça alemã? Ou ele seria mais outro Judeu condenado (se não fosse sua inteligência historicamente notória)?
Na minha opinião o Racismo é um nada mais do que um atraso, e uma forma de, digamos assim, satisfação egoísta.
Marcelo
Uma pequena réplica em escala (acho que 1:16) de um Me163 foi montado por um amigo como modelo U-control a alguns anos e voou próximo ao monumento dos pracinhas no Rio de Janeiro vergando cor vermelha que designava modelo em testes.
Causou furor
Jeferson
Bom em resposta a colega Mônica e aos outros. Sou Historiar também Mônica e faço-te uma única pergunta foi Hitler o único sádico desta história ou na história?
Pessoal vou fazer somente um breve comentário, como já foi dito a Alemanha antes deste período era toralmente dominada por judeus qua faziam o que bem entendiam e não somente ´na Alemanh, mas em Porto Alegre - RS por exemplo haviam judeus donos de bordéis que traziam alemãs para cá com falsas promessas e as jogavem dentro destes bordéis.
Pergunta: Com certeza os senhores já houviram falar do Movimento Sionista Mundial, o que é isto, para vocês e Mônica já deves ter estudado isto, então fale sobre isto!
Outra coisa houve somente um grande mal na 2ª guerra porco estes Senhores Capitalistas e Democráticos (França / Grã-Bretanha / Estados Unidos) tiveram "tanta" preocupação quando a Polônia foi coverdemente invadida, quando a região da Renânia foi invadida, sem contar no espólio africano feito por estas nações imundas com sede de poder e dominação (perdão pela palavra).
Não sou hitleriano, mas com certeza a Alemanha também é um país ainda hoje com vontade própria por causa deste cidadão, que fez de uma país escravo uma grande nação que até os dias de hoje estaria em mãos judias como é o caso do oriente médio que esta sob tutela deste Estado.
E os japoneses o que dizer deles, santos, pois nunca os vi pagarem indenização aos seus co-irmãos na ásia cujo os massacres foram de forma premeditada também. Não seria porque não nenhum asiatico bilionario ou algum movimento organizado como Sionista.
um abç a todos e abaixo ao capitalismo e as nações opressoras (EUA / ISRAEL /GRÃ-BRETANHA / FRANÇA).
Márcia
Uma guerra não tem vencedores - só perdedores. Poucas pessoas sabem o que aconteceu depois a Alemanha perdeu a guerra: milhares de mulheres foram estupradas, casas saqueadas e civis mortos a sangue-frio pelos Vermelhos. Se a Alemanha tivesse vencido, ainda assim outras guerras existiriam, outros crimes, outras crises.
Em tempo, corrigir os colegas é muito desagradável, especialmente vindo de um professor, cuja missão maior é estimular o interesse das pessoas... maaas já que é pra corrigir, a sra. historiadora que escreveu direcionando ao colega Guilherme, deveria saber então que a altura de Hitler era 1,73 e não 1,60 - e Chaplin não era tão santo assim... A gente se ENROLA nos detalhes, não é mesmo?
Parabéns ao autor da postagem, excelente tema e as fotos, primorosas!
david leonardo
todos so brigam por alguma coisa ,assim como os estados unidos acabou com o iraque, por causa do petroleo na 2 guerra nao foi ao contrario tudo era questao de terra ,a guerra foi inportante para humanidade ,muitas coiasa quetao no meio nosso sao graças a 2 guerra mundial.
SNAIPER
Se eles ganhassem o mundo seria pior, me admira alguém dizer que gostaria que um facínora como esse tivesse ganhado.
Ruy
Se nós somos sobreviventes dessas guerras todas que passaram e se podemos ver e extrair o melhor de cada 'sistema' social que existiu ou tentou existir então vamos utilizar o que existiu de melhor e corrigir os erros em relação ao que houve de pior; o nazismo em sua essência pareceu-me ser justo (e foi para a justiça que ele surgiu) mas foi se pervertendo com influências internas e externas que materializaram nele o desespero louco que gatilha a intolerância; somos indivíduos de boa índole todos; faremos melhor para que todos sobrevivam desfrutando do melhor sistema social, da melhor tecnologia inventada; é só não deixarmos a ignorância catalizada pelo medo perverter isso; toda tecnologia bélica tem nuances que podem e que devem ser usadas para o bem comum de todos; não é necessário temermos um futuro de cooperação maior entre os povos respeitando-se mutuamente sem que um deseje levar vantagem sobre o outro (fundamento da guerra); as falhas do passado serão perdoados para que possamos ter um futuro produtivo em comum; como raça humana, existem mais coisas que nos unem do que as que nos separam.
Ademir
Se formos ver hoje, a Alemanha ganhou a guerra, de muitas que participou, conseguiu reeguer a parte Oriental, e no meio de uma crise na Europa ela esta acima das demais nações.
Agora ela vence usando sua tecnologia, seus produtos (sem violencia), que ainda a China não tem condições de copiar.
Alemanha é um pais ''de um outro planeta'', estando na terra com a missão de nos ensinar o que é evolução.
Sempre, sempre avançada pra o seu tempo...
abcs
Observador Do Bem
O comentário da Monica foi realmente plausível! Parabéns Monica! O q seria da humanidade se pessoas tão mal instruídas não pudessem ter a oportunidade de prestar atenção ao conhecimento de educadores como você?!
Se o mundo tivesse prosseguido no caminho do mal e dos mal informados, sem a intervenção de bons corações, a humanidade provavelmente já teria sido aniquilada!
A História é uma coisa fascinante para quem entende. Isto exige séria observação e reflexão. É também muito complicada, visto que há mentiras e verdades em jogo. Sim... não descarto a possibilidade de a história ser deturpada.
Acho q nem precisam duvidar disto, pois a nossa geração inclusive talvez ainda tenha muitos testemunhos sobre fatos marcantes da nossa época e que nos dias de amanhã será contado diferente.
"Violência nunca se relaciona com a verdadeira evolução. Talvez os supostos e obscuros alienígenas já tenham superado isto e por isso também supõem q estejam muito mais evoluídos do que nós humanos."
Wagner
Boa tarde! A historia verdadeira da segunda guerra mundial ninguem conhece! Tem varias brechas! Q Hitler tirou a Alemanha da miseria foi fato,q cometeu serios erros matando 6 milhões de judeus! Mas muitas pessoas não sabem q os soviéticos mataram 40 milhões de judeus, e as atrocidades q oas americanos fizeram com os japoneses e vice-versa? Pq ninguem comenta nada? Pq tanto alvoroço se Hitler nem morreu em Berlim em 45? Ele morreu com mais de oitenta anos de idade na Argentina ,viveu tranquilamente sob a proteção de seus soldados baseados nas suas bases secretas na Amazônia,Patagônia,Terra do Fogo ,Antartida e o Polo Norte! Viajando nas armas mais mortais q construiram q muios não conhecem, os discos voadores! Era isso q os Aliados procuraram e não acharam! A tecnologia alemã era muito superior e até hoje os países não conseguiram por em prática. Se o Nazismo tivesse vencido a guerra? Acho q seria melhor,mas a ditadura ja teria chegado ao fim! Aliás,foi um erro o Brasil não ter entrado na guerra no lado do eixo! Todas os paises q sofreram com os bombardeiros ,souberam se levantar das cinzas e hoje são paises ricos e poderosos! Abraços!
paulo cesaR DA SILV CARDOSO
AINDA BEM QUE A ALEMANHA PERDEU, POIS SE NÃO NÓS BRASILEIROS,MESTIÇOS, JÁ TERÍAMOS VIRADO CARVÃO E SAIDO PELAS CHAMINÉS DEPOIS DE GAZEADOS.
Filósofo Espiritual
Alguns antigos sábios entendiam que um bom demônio sabe conduzir bem a mente das pessoas a seu favor. Eu tb não duvido disso. E estes demônios normalmente apelam a guerra e promovem muitas mortes, querem usá-la a fim de alcançarem seus objetivos a todo custo. Sim, demônios não são necessariamente do mesmo time!
E vale salientar que "demônio" tem um significado amplo, e embora suas raízes possam ser religiosas, o verdadeiro significado tb pode estar muito além disso.
"Provavelmente, demônios são mesmo criaturas espirituais maléficas, mas que nascem dos próprios seres humanos que não têm escrúpulo, que não querem promover o verdadeiro amor nem a paz nem a verdade nem nada, mas somente seu próprio ego e pertences."
Portanto... usar argumentos intelectuais disfarçados de verdade pra falar q Nazismo era bom ou q isto melhoraria as coisas, é, de certa forma, uma falta de escrúpulos.
Eu? Eu espero ser do time do bem, da paz, da maior das evoluções, da concórdia, da sustentabilidade... de Deus.
Jr
Eu também estou decepcionado com as mentes que andaram rondando por aqui. Comentários como os do HENRIQUE são simples e ainda assim estão entre os melhores, do meu ponto de vista.
Ainda tem muita gente que pensa e fala apenas conforme o que leu, e não gostam sequer de lerem fontes adversas. Este pessoal parece q não reflete, ainda não sabe filosofar. Se acham sabidos mas não se dão conta da possibilidade do erro e da mentira que pode estar contida em suas premissas! Isto sim é uma lástima!
"Basicamente, toda guerra e toda desgraça que ela proporciona a todos os seus envolvidos advém da discórdia, da falta de acordos, e claro, da falta do senso moral."
"Se pouparem e defenderem os líderes que causam as guerras e o genocídio, o que se pode esperar é que já estarão amaldiçoados. Porque neste nosso mundo, tudo, tudo tem seu preço, inclusive os maus pensamentos."
Este ano (2012) já está acabando. Desejo mais paz, mais sabedoria e concórdia para todos nós e a toda a humanidade.
Pensador
Todo mundo, inclusive "mentes fracas", sabem que Hitler tinha uma certa mentalidade genial. Este foi o pior dos problemas! Pensem numa pessoa rebelde e que guarda rancor facilmente e q com certeza desconsidera qualquer valor espiritual. E então associe a genialidade para este rebelde. Resultado: uma pessoa tipo Hitler, com poder de manipulação e destruição.
Não é a toa que demônio e gênio em muitas ocasiões são palavras próximas... Até no dicionário dá pra se ter uma ideia mínima a respeito! Mas só quem estuda o tema vai descobrir melhor certos detalhes.
"Compreender e respeitar o próximo é extremamente necessário e ajuda a promover a paz - não vale a pena simplesmente querer todos os créditos e sempre achar que só você PODE estar certo."
Oswaldo
Não posso ler todos os comentários, não sei como está a média de pensamentos... Mas bastou eu sortear a leitura de alguns poucos e já fiquei atônito.
"...somos indivíduos de boa índole todos"???!!! Este foi o tipo de mensagem que mais me causou espanto. Puxa... acho q talvez fosse melhor ser um cidadão tão excêntrico e tão egocêntrico quanto os psicopatas, mafiosos, bandidos, traficantes, ditadores entre outras tipos de pessoas que usam a inteligência sem realmente pensar na paz coletiva. Poderia usar toda a perspicácia que tenho pensando somente no meu ego e na evolução dos meus pertences... Afinal de contas, como alguns creem por ái, somos todos de boa índole...
Acho que isto deveria ficar claro: Neste mundo sempre há dois lados opostos, dois polos, dois times... seja sul e norte, esquerdo e direito, bom e ruim, certo e errado, Deus e Diabo... Sempre há os dois lados, opostos. Aqui não existe um mundo onde somos todos de boa índole, pelo menos não na minha visão.