técnicas fotográficas - tilt-shift

Nome de batismo da técnica fotográfica de “giro” e “báscula”, o tilt-shift é o impressionante efeito ótico que transforma pessoas, paisagens e qualquer outro assunto em versões de miniatura dele mesmo. Que tal fazer o seu também?



fotografia bascula giro tecnica

Em 1976, o governo soviético encomendou ao artista Efim Deshalyt uma maquete de toda cidade de Moscou. A miniatura, que se estendia por uma superfície de mais de 37.000 m², fazia parte de mais uma das propagandas megalomaníacas do regime e levou um ano para ficar pronta. Hoje, os comunistas poderiam resolver tudo com mais rapidez e praticidade. A impressionante técnica fotográfica do tilt-shift é capaz de transformar qualquer imagem em miniaturas como feitas em maquete.

Apesar do atual frisson em torno do tilt-shift, a negócio não é assim tão novo. Algum tempo antes de Efim Deshalyt iniciar a construção de sua mini Praça Vermelha, a Nikon havia desenvolvido uma lente SRL para suas câmeras de 35mm capaz de provocar o shift um uma imagem (basicamente, um efeito de deslocamento que causa rotação da imagem). A Canon aprimoraria a tecnologia em 1973, acrescentando ao movimento já existente o de tilt, que causa inclinação - ou báscula – do assunto fotografado.

É manipulando a combinação desses dois movimentos que a técnica tilt-shift consegue transformar qualquer assunto fotografado em uma versão miniaturizada dele mesmo. Graças ao avanço das câmeras digitais, a aplicação do efeito deixou de exigir muitos conhecimentos na área, mas a verdade é que ninguém se interessou tanto assim. O atual sucesso da técnica tilt-shift tem a ver com o software senhor de todas as ilusões óticas: o PhotoShop.

Fazendo ajustes simples de cor e nitidez, fica ao alcance de qualquer um criar sua própria maquete a partir de uma imagem feita por câmeras domésticas. Se o caso é de pouco domínio sobre programas de edição de fotos, uma opção interessante é o TiltShift Maker, que transforma tudo em poucos cliques.

fotografia bascula giro tecnica

fotografia bascula giro tecnica

fotografia bascula giro tecnica

Abaixo um vídeo produzido pelo fotógrafo australiano Keith Loutit, que estendeu a técnica das miniaturas para a animação: uma corrida de Monster Truks feita com mini-carrinhos, numa mini-arena e suas mini-pesoas. O resultado é fantástico.

priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v3/s
 
Site Meter