Barbie Foot: futebol de mesa feminino

Quem disse que o futebol é coisa de homens? Hoje em dia o famoso jogo é disputado por ambos os sexos com igual fervor. E a prova de que as mulheres também se interessam e jogam futebol está nos matraquilhos. Conheça uma imbatível equipa de futebol de mesa formada exclusivamente por Barbies, uma proposta cheia de humor de uma jovem designer francesa.



 Barbie Foot: futebol de mesa feminino

O festival internacional de design DMY é um evento que se destina a promover novos talentos na área do design. A 7ª edição, que ocorreu no início deste mês em Berlim, trouxe como sempre propostas interessantíssimas, arrojadas e surpreendentes. Não é dessas que falaremos aqui, porque já suficientemente divulgadas, e sim de um objecto comum reinventado com muita criatividade e humor: os matraquilhos. A proposta veio de uma jovem designer francesa que teve a ideia de substituir os grosseiros bonecos presos nos varões metálicos da mesa por elegantes Barbies.

A autora, a jovem Chloé Ruchon, apresentou o seu projecto no festival e, apesar de não ter sido premiada, desde logo chamou as atenções. No fundo, tratou-se da personalização de um brinquedo tradicional que combina com inteligência dois universos opostos: a virilidade de um desporto tradicionalmente masculino e a fragilidade e a sedução do mundo cor de rosa das Barbies, tipicamente feminino.

 Barbie Foot: futebol de mesa feminino

Barbie Foot, assim se chama o brinquedo, é um jogo de palavras derivado de babyfoot, nome pelo qual são conhecidos os matraquilhos em França. Foi concebido em colaboração com as duas empresas detentoras dos direitos, a Mattel e a Bonzini, o que significa que provavelmente irá ser produzido e comercializado. Mas o que é interessante e talvez a chave do sucesso deste brinquedo é não pretender ser feminista. Barbie Foot é sobretudo um exercício de design que reflecte sobre os nossos preconceitos e códigos de conduta.

 Barbie Foot: futebol de mesa feminino

 Barbie Foot: futebol de mesa feminino

 Barbie Foot: futebol de mesa feminino

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
 
Site Meter