24h de Le Mans

A pouco tempo do início de mais uma edição das 24h de Le Mans é tempo de recordar algumas imagens de momentos passados que fizeram a glória e o mito da mais famosa corrida de automóveis do mundo.



 24h de Le Mans

Não é impunemente que as 24h de Le Mans ostentam o título da mais famosa corrida de automóveis do mundo. Por este circuito francês, cujo traçado é uma estrada comum no resto do ano, já passaram os bólides mais fabulosos conduzidos pelos melhores pilotos, alguns encontrando nele a morte; nesta pista tiveram lugar os duelos mais aguerridos e mais emocionantes, os recordes mais improváveis e os avanços técnicos mais arrojados. Le Mans merece bem o seu estatuto mítico.

Todos os anos, no mês de Junho, data em que se realiza a corrida, as estradas são fechadas ao trânsito e transformadas em pista. O seu extenso traçado tem sofrido várias alterações ao longo do tempo desde a sua primeira edição, no longínquo ano de 1923, devido à evolução dos regulamentos e das medidas de segurança mas ainda se lhe reconhecem algumas características iniciais, como a longa recta de Hunaudières seguida da curva em gancho de Mulsane.

Uma reportagem fotográfica realizada em 1953 por Frank Schersche para a revista LIFE registou imagens que se alojaram no nosso imaginário colectivo e que ajudaram a formar o mito. São imagens de uma época em que os carros eram mais belos que nunca e parecidos com os que se viam nas estradas. Nessa altura ainda se corria por verdadeiro desportivismo e amadorismo, não obstante os perigos serem enormes. A partida era fantástica (os pilotos corriam para os seus carros atravessando a pista), a actividade nas boxes era frenética e não muito diferente de uma vulgar oficina, a corrida nocturna era emocionante e não raras vezes definia os vencedores, deitando por terra grandes esperanças e operando reviravoltas inesperadas.

Pouco tempo depois, em 1955, um terrível acidente matou dezenas de pessoas e a corrida sofreu profundas alterações a partir daí. Hoje em dia tudo é aparentemente mais seguro e a emoção talvez tenha diminuído mas Le Mans conserva ainda muitos dos ingredientes que fizeram o seu sucesso. Quem será o vencedor este ano? Enquanto se aceitam apostas, fiquemos com estas imagens magníficas...

 24h de Le Mans

 24h de Le Mans

 24h de Le Mans

 24h de Le Mans

 24h de Le Mans

 24h de Le Mans

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v3/s
 
Site Meter