Spaceport America - porto espacial

Não é ficção científica: no estado americano de Novo México está a nascer o primeiro porto espacial privado, denominado Spaceport America. Conheça o projecto deste empreendimento comercial arrojado que se prevê estar concluído no ano de 2011 e que fará com que as viagens espaciais comerciais e turísticas se tornem em breve uma realidade.



 Spaceport America - porto espacial

Uma nova era espacial está a nascer no meio do deserto do estado norte-americano de Novo México com o início da construção do primeiro porto espacial privado . E o Spaceport America poderá ser apenas o primeiro de uma série de outras infraestruturas idênticas se o investimento na indústria espacial comercial se revelar certo. Por trás desta iniciativa encontra-se a Virgin Galactic, propriedade do multimilionário Richard Branson, que investiu 300 milhões de dólares no projecto.

O concurso para o edifício do Spaceport America foi ganho pela conceituada firma inglesa Foster+partners que se tem distinguido na criação de projectos arrojados e tecnologicamente avançados, nomeadamente de aeroportos. Todo o conjunto possui mais de 10000 m2 e tem incorporada tecnologia de eficiência energética, desde painéis solares a sistemas de refrigeração através de tubos enterrados no solo, que o tornam auto-suficiente e um novo paradigma de arquitectura sustentável.

Além disto tudo, o novo porto espacial apresenta as condições necessárias para ser um novo ícone em termos de imagem e integração ambiental. Segundo os seus autores, a forma sinuosa e dinâmica tenta captar "o drama e o mistério das viagens espaciais", evocando algumas imagens retro-futuristas dos primeiros tempos da conquista espacial. Mas desta vez não é ficção científica: o Spaceport America deverá entrar em actividade já no próximo ano de 2011.

 Spaceport America - porto espacial

 Spaceport America - porto espacial

 Spaceport America - porto espacial

 Spaceport America - porto espacial

 Spaceport America - porto espacial

 Spaceport America - porto espacial

O envolvimento da Virgin Galactic neste projecto não surgiu por acaso. A empresa possui já as aeronaves que ali irão operar, nomeadamente a nave de transporte o White Knight Two, e o recentemente apresentado vaivém Space Ship Two, capaz de transportar 6 passageiros e viajar a mais de 100 Km de altitude. Se tem 200 000 dólares para pagar por uma viagem que inclui três dias de treino no Spaceport America, alguns minutos em gravidade zero, serviço de bar e uma descida com forças de 6 G, então faça já a sua reserva porque os candidatos são muitos. E se acha caro, saiba que as primeiras viagens aéreas transatlânticas - só ida - custavam pouco menos que isso na altura.

 Aeronaves da Virgin Galactic

 Aeronaves da Virgin Galactic

 Aeronaves da Virgin Galactic

Mais pormenores no site do Spaceport America.

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v5/s
 
Site Meter