O primeiro homem na lua: foi há 40 anos

Decorreram já quarenta anos sobre a data em que um ser humano deixou o planeta Terra e, pela primeira vez, pousou o pé no solo lunar. Quem não era nascido ainda poderá agora espantar-se com as maravilhas da tecnologia de há quatro décadas; porém, quem acompanhou ao vivo este acontecimento, decerto recordará com emoção as imagens que documentaram a maior odisseia da espécie humana.



 O primeiro homem na lua Grande plano do pé do astronauta Edwin Aldrin no solo lunar em 20 de Julho de 1969

Foi sem dúvida a maior aventura da espécie humana, a mais ousada, a mais perigosa e a mais difícil de concretizar. Faz hoje precisamente quarenta anos que seres humanos se atreveram a caminhar noutro solo que não o do seu planeta-mãe, a mais de 300 000 Km de distância. Transportada pelo fantástico Saturno V, a nave espacial Apollo 11 levou a bordo os astronautas Michael Collins, Edwin Aldrin e Neil Armstrong, que foram a face visível de uma equipa de milhares de pessoas que permitiu a concretização desta grandiosa epopeia. Recordar a viagem da Apollo 11 é recordar um dos pontos mais altos da história da Humanidade; é recordar um pouco de nós próprios. Felizmente há imagens.

Apesar da viagem ter demorado oito dias e a permanência na lua apenas 21 horas, toda a preparação da missão demorou uma década. Não esquecemos as imagens dos foguetões a erguerem-se no ar, das tentativas tragicamente fracassadas, dos astronautas a flutuar no espaço, da árida paisagem lunar, do nosso pequeno planeta visto do espaço, do centro de controle de Houston, do resgate da cápsula espacial no meio do oceano ou do desfile triunfal dos conquistadores da lua pelas ruas de Nova Iorque. Para nosso contentamento, o jornal The Boston Globe reuniu um grupo significativo destas imagens, dispersas por vários arquivos, no seu site. Fiquemos com algumas delas e comemoremos esta data recordando a extraordinária odisseia da Apollo 11.

 O primeiro homem na lua Vista aérea da Apollo 11 a sair do Centro Espacial de Cape Canaveral em direcção ao seu local de lançamento em 20 de Maio de 1969

 O primeiro homem na lua Últimos preparativos e lançamento da Apollo 11 em 16 de Julho de 1969

 O primeiro homem na lua O módulo lunar Eagle na sua viagem entre a nave espacial Apollo e a lua, transportando os astronautas Armstrong e Aldrin. Na nave permaneceu Collins, o comandante da missão, que realizou esta foto em que se vê ao fundo a Terra.

 O primeiro homem na lua Edwin Aldrin desce do módulo lunar, fotografado por Armstrong.

 O primeiro homem na lua Esta fotografia, captada imediatamente a seguir à anterior, deve ser provavelmente a mais famosa de toda a missão Apollo: Aldrin caminha sobre a Lua com a imagem de Armstrong reflectida na viseira do seu capacete

 O primeiro homem na lua No centro de controle de Houston dezenas de monitores de terminais de computador brilham no escuro. Qualquer computador pessoal de hoje é infinitamente mais potente do que estes seus antepassados que, não obstante, asseguraram o bom funcionamento da missão. Ao fundo um ecrã gigante mostra os primeiros passos na lua.

 O primeiro homem na lua O regresso à Terra, ou melhor, à água era um processo complicado e perigoso. Na cápsula vêem-se os efeitos da reentrada na atmosfera.

 O primeiro homem na lua O desfile triunfal dos astronautas nas ruas de Nova Iorque em 13 de Agosto de 1969. Quem assistiu afirma ter sido o maior que a cidade jamais presenciou.

Outros arquivos importantes de imagens do projecto Apollo aqui e aqui.

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v1/s
 
Site Meter