Quantae - partículas inconscientes

A memória está sempre na captura. Todos os momentos, pessoas objetos, medos de barata e aperto no coração que surgem sem aviso estão guardados e postos juntos, sobrepostos, e não sabemos quem estabeleceu a ordem. Os sonhos digerem a desmemória. Tudo que somos está guardado nelas, onde quase nunca podemos ver. Essa é a matéria das fotografias em Quantae.


2706092350_quantae10.jpg

Quantum é um conceito utilizado pela física quântica e pela mecânica quântica para designar a menor, a indivisível parte de um fenômeno quantitativo que, mesmo sendo pequeno, mantêm todas as características daquele mesmo fenômeno.

Para muitas correntes da psicanálise, todo sintoma causa um trauma que encerra os elementos do trauma principal que desencadeou a neurose. Isso quer dizer, mais ou menos, que investigando a agonia de uma pessoa que não consegue atravessar a rua no momento em que ela precisa realizar essa tarefa, é possível investigar o que causou tal limitação.

A mente é como um iceberg, acreditava Freud. O consciente fica ali aparecendo na superfície enquanto todo o resto, nossa memória esquecida, forma uma coisa submersa que é gigantesca, e que está submersa, perigosamente fascinante. Ainda assim, a ponta está lá aparente e guarda as informações sobre o invisível.

270609235005_quantae4.jpg

Nisso tudo estão os sonhos. Confusos, pequenos acasos, digestões do cotidiano que às vezes são tão estranhos, as situações podem ser tão absurdas e não fazemos ideia de porque aqueles objetos estão ali juntos. Os sonhos são uma digestão das nossas memórias, das informações que engolimos dia após dia e que formam imagens, sons e sensações necessárias para a manutenção do nosso cérebro, mas são também o campo de manifestação da parte de nós que está no fundo do oceano do que queremos esquecer, do que nos perturba.

A comunidade Quantae no Flickr, foi criada pela italiana Daniela e busca reunir imaginários e fragmentos do inconsciente, fotografias feitas de propósito ou ao acaso que trazem à tona a junção inconstante e às vezes incompreensível de objetos e impressões. Hoje a galeria conta com mais de 9,500 imagens; capturas altamente criativas que nos levam a alguma concretização das nossas loucuras sonhadas, além de nos deixar ver um pouco dos resgates obsessivos dos próprios fotógrafos. Toda seleção de lembrança é um quantae do esquecimento.

270609235001_quantae3.jpg

2706092350_quantae1.jpg

2706092350_quantae12.jpg

270609235006_quantae13.jpg

270609235004_quantae2.jpg

270609235003_quantae7.jpg


Priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //Priscilla santos