Floresta solar

Esta floresta solar não é mais do que um estacionamento para veículos eléctricos. Mas neste caso as árvores não são comuns. As suas folhas são na verdade células fotovoltaicas que fornecem energia para carregar as baterias dos automóveis estacionados, além de dar sombra. Um interessante projecto de Neville Mars.



 Floresta solar

Talvez não esteja muito distante o futuro em que a maioria dos veículos automóveis utilizarão motores não poluentes movidos a energia eléctrica. Tal como agora, serão necessárias estações de serviço ao longo de toda a rede de estradas para que possam efectuar o reabastecimento, ou seja, a recarga das baterias. Mas talvez essas infraestruturas venham a ter um aspecto bastante diferente das que conhecemos agora. Já que estamos a falar de energias limpas e amigas do ambiente, porque não uma estação de serviço a condizer, com a forma de.. uma floresta, por exemplo? É essa a proposta do arquitecto holandês Neville Mars.

Radicado em Pequim, na China, desde há alguns anos, tem desenvolvido um trabalho diversificado no domínio da arquitectura, do urbanismo e da intervenção artística sob a forma de instalações. A ecologia e as novas tecnologias têm feito sempre parte das suas preocupações e este projecto é disso revelador.

A floresta solar é (por enquanto) um exercício conceptual que, à medida que o tempo passa, possui cada vez mais hipóteses de se tornar realidade. É composta por uma série de torres estilizadas em forma de árvores em que as folhas são, na verdade, painéis solares de células fotovoltaicas produtoras de energia eléctrica. Estas torres fornecem a energia necessária para recarregar os veículos que ali estacionem, além de que produzem sombra. Núcleos como este, distribuídos estrategicamente ao longo da rede de estradas, permitirão ultrapassar uma das maiores limitações dos veículos eléctricos: a autonomia.

Floresta solar

 Floresta solar

 Floresta solar

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v3/s
 
Site Meter