os melhores editores de texto para smartphones

Àqueles que corriqueiramente precisam produzir material escrito, editar apresentações, consultar e alterar planilhas ou ainda fechar relatórios à distância, algumas das opções revistas neste artigo podem significar o fim do desespero por prazos que insistem em encerrar nas horas mais impróprias.


nokia iphone android texto editor

A capa da edição da primeira semana de junho da revista New Yorker foi feita por um iPhone. O artista Jorge Colombo utilizou um aplicativo chamado Brushes para registrar uma cena típica da Rua 42, em Nova York: um carrinho de cachorro quente (imagem acima). Alguns celulares estão sendo utilizados para tarefas que, até cinco anos atrás, eram inimagináveis.

Muitos profissionais precisam dos smartphones para tarefas mais simples do que produzir a capa de uma das revistas mais quentes do planeta, mas que exigem concentração por parte do executor e recursos inseridos em um aparelho celular. Escrever é uma dessas tarefas. Além de agendas, calendários, e-mails e acesso à internet, é grande o número de executivos que precisa muitas vezes não apenas aprovar um relatório ou apresentação, mas produzir um documento enquanto aguarda um voo ou preso no trânsito, no banco do passageiro de um taxi.

Para profissionais da classe, um aparelho com teclado e um bom editor de texto – ou pacote do Office – pode ser a solução para quem encontra mais motoristas e comissários de bordo do que colegas de trabalho. Pensando nessa turma de profissionais, PC Magazine testou algumas opções disponíveis no marcado.

Àqueles que corriqueiramente precisam produzir material escrito, editar apresentações, consultar e alterar planilhas ou ainda fechar relatórios à distância, algumas das opções a seguir podem significar o fim do desespero por prazos que insistem em encerrar nas horas mais impróprias.

Palm Tréo Pro Com o pacote Office Mobile, o Palm Tréo Pro oferece Excel, OneNote, PowerPoint e Word. Este último é, obviamente, bastante útil para quem esta à distância e precisa produzir textos mais longos. Ótimo para profissionais cuja rotina incluam relatórios, artigos ou cartas longas e que precisem de um programa para edição de texto. Ele salva os documentos automaticamente, nomeando o documento com a primeira frase do texto, evitando o pânico de uma tecla acionada equivocadamente que coloca tudo a perder.

O Windows Mobile 6.1 dá ao usuário a sensação de familiaridade com o sistema operacional da Microsoft utilizados em pcs. Assim, não há dificuldade em encontrar os programas que compõem o pacote Office.

O corpo da letra na tela é suficiente para trabalhar com conforto sem precisar encostar o aparelho no rosto ou procurar por zoom. O teclado físico QWERTY é confortável. Ainda que pequeno, não representa problema para quem já está acostumado com a cultura mobile e há tempos utiliza celulares para enviar mensagens. Já a acentuação carece de praticidade. Para os acentos, é necessário recorrer à lista de símbolos, o que dobra o tempo de produção do texto e tira de leve a paciência do autor. Aí, o mais simples é lançar mão dos ‘eh’s e oh’s consagrados pela primeira geração de usuários da internet e facilmente compreendidos. Ainda com pequenas limitações, tem potencial para ser observado como o melhor da categoria.

Motorola A3100 Depois de perder um texto que estava sendo digitado no bloco de notas, a escolha seguinte foi passar para o Word to Go. Em Notas, a visualização original é maior, o que dá mais conforto para digitar, porém, o mecanismo para salvar o documento não estava muito claro. No Word, basta aumentar para 150% para ter mais comodidade.

O teclado virtual é pequeno demais para utilizar a ponta dos dedos. Você vai precisar exercitar seu lado zen para escrever textos mais longos usando a canetinha do smart. Mas tudo depende do humor ou da sua necessidade. Se você estiver em um táxi, sala de embarque ou em qualquer lugar distante do seu pc e o prazo daquele relatório está por vencer, ele pode causar certa irritação.

Agora, se o dia está tranquilo, não há nenhuma demanda seguida da sigla ‘ASAP’ (as soon as possible, o mais rápido possível em tradução livre) ou você decidiu testar o os recursos do aparelho, seja ele recém adquirido ou velho conhecido, a tentativa pode ficar divertida e até interessante. Vale o treino para estar pronto no momento em que você estiver à distância e precisar fechar um relatório em poucos minutos.

A vantagem do A3100 é que o teclado virtual possui um comando para ativar as vogais acentuadas. Inserido o acento, o teclado volta ao modo normal. Salvar também é mais simples pelo Word, já que a tecla para salvamento está visível o tempo todo. A única chateação é esbarrar às vezes no ícone do teclado, que fica logo abaixo da barra de espaço, que faz com que o teclado desapareça. Talvez valha reposicionar o ícone numa próxima edição.

Outro ponto positivo é a utilização do Windows Office 6.1 que, assim como acontece no Palm Treo Pro, torna familiar o ambiente e facilita a navegação pelas ferramentas embarcadas no aparelho.

nokia iphone android texto editor

Nokia E75 O Nokia E75 não é exatamente um dos mais claros para quem precisar eventualmente produzir textos longos e gramaticalmente precisos. É necessário gastar um bom tempo digitando despretensiosamente até pegar os comandos exatos para acentuação e pontuação. Ainda assim, o teclado QWERTY é um dos mais confortáveis e práticos para quem vai precisar cedo ou tarde redigir relatórios ou revisar apresentações e planilhas remotamente. Depois de devidamente adaptado a ele, é o teclado que permite o melhor desempenho.

Salvos, os documentos são facilmente encontrados – não há um labirinto de informações que atrasa o acesso ao material produzido. O que torna o aparelho atraente para o profissional que também passa mais tempo em táxis, salas de embarque e aviões do que em frente à mesa de trabalho. O design do celular deixa claro que ele nã foi produzido para o garotão descolado a fim do gadget mais atual. Levemente sisudo, com charme peculiar, é para o executivo que precisa controlar compromissos à distância.

Apesar dos recursos disponíveis, como teclado QWERTY, Quickoffice e a possibilidade de criação de caixa postal para receber emails, foi necessário abrir e fechar o teclado por mais de uma vez para que a tela obedecesse à utilização em modo paisagem. Por algum provável equívoco de configuração do aparelho recebido pela PC Magazine, a tecla de backspace passou a salvar o documento como imagem toda vez que era acionada, em vez de apagar o erro de digitação.

nokia iphone android texto editor

Samsung i900 Omnia Com sistema operacional Windows Mobile, o pacote office disponibiliza Word, Excel, OneNote e PowerPoint. A tela touchscreen responde bem na busca por programas e arquivos, mas para digitar, a melhor opção é mesmo a caneta stilus – o teclado virtual padrão, com as teclas menores, é o mais completo e o indicado para quem precisa redigir ou editar texto.

A vantagem é que o conteúdo na tela muda rapidamente de posição conforme o usuário inclina o aparelho. Não é preciso procurar por comandos para mudar a disposição do texto no visor. O único incômodo é a proteção de tela, que trava o teclado touchscreen se o celular ficar inativo por mais de um minuto.

Entre bons e maus desempenhos, os smartphones respondem bem a necessidades rápidas de trocas de informação via texto ou edições de documentos. Claro que, antes de tudo, são celulares e portanto não foram criados para a produção de textos longos. Mas pode acontecer a qualquer profissional precisar escrever um longo e-mail para explicar projetos ou qualquer outra situação profissional e tudo o que ele tem a frente é um aparelho celular.

Assim, em momentos de necessidade, por estarem à mão e acessíveis em qualquer lugar, podem ajudar a resolver apuros diversos, ainda que eventualmente certas limitações impeçam a produção de algo mais rico e preciso.

Entre teclados reais e digitais, com reservas aqui e ali, os smartphones podem ser auxiliares indispensáveis na rotina de quem passa muito tempo longe do escritório. São práticos para editar e revisar documentos longos, ainda que nem todos tenham o recurso de acentuação diretamente no teclado e que, sem isso, percam em praticidade. Só deixe reservado um analgésico para depois de trabalhar nele. A dor na nuca causada pela cabeça baixa é inevitável. Para quem precisa usar com frequência, um bom quiroprático uma vez por mês é uma boa pedida. Artigo da autoria de Filipe Albuquerque da PC MAG.


version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //homem