O vulcão Krakatoa pode entrar em erupção de novo?

Em 1883 o vulcão Krakatoa, situado no arquipélago da Indonésia, teve uma das mais violentas erupções de que há memória. Em resultado da explosão a ilha desapareceu completamente, deixando no seu lugar uma enorme cratera. Porém um novo monte tem vindo a crescer neste local, ao ritmo de 5 metros por ano, e a actividade vulcânica não pára de aumentar...



 Erupção do Krakatoa

No dia 27 de Agosto de 1883 o vulcão Krakatoa, situado entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, explodiu com uma violência inaudita. Relatos da época referem que durante um dia rochas, lava e grossas colunas de fumo foram projectadas a grandes altitudes, acompanhadas de explosões ensurdecedoras audíveis a milhares de quilómetros de distância. Geraram-se vários tsunami com ondas que atingiram os 40 metros de altura e que arrasaram tudo à sua passagem, causando a morte de mais de 36000 pessoas. O impacto no clima fez-se sentir por vários anos, nomeadamente no abaixamento da temperatura. Quando tudo sossegou, no local onde se erguia o terrível vulcão só havia uma enorme cratera. Durante muito tempo permaneceu assim, embora com alguma actividade vulcânica. Porém, essa actividades tem vindo a aumentar e um novo monte ergue-se agora a 800 m de altura, a crescer ao ritmo de 5 m por ano.

A julgar por esta evolução, quando o actual monte atingir o tamanho do original (cerca de 2000 m de altura) e possuir então uma massa crítica considerável, a explosão será certa. O processo assemelha-se ao de um balão que vai enchendo até não conseguir reter mais ar. Neste caso, lava. Esta é, pelo menos, a opinião dos cientistas, que apenas discordam quanto à data em que ocorrerá. Também estão de acordo que uma nova explosão poderá ser ainda mais violenta que a de 1883, salientando que o vulcão tem andado extremamente activo nos últimos tempos.

Um dos cientistas que tem seguido a evolução do Krakatoa é o italiano Marco Fulle. Como astrónomo e vulcanologista experiente tem fotografado cometas e vulcões desde há vários anos. E foi nos últimos meses que Fulle registou estas imagens impressionantes do acordar do gigante adormecido...

 Erupção do Krakatoa

 Erupção do Krakatoa

 Erupção do Krakatoa

 Erupção do Krakatoa

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x8
 
Site Meter