Alien - foi há 30 anos

Depois de comemorarmos os 70 anos de "O Mágico de Oz" e as bodas de prata de "Karatê Kid" este ano, é a vez de celebrarmos as três de décadas do filme que levou a ficção científica a realmente assustar o público: Alien, o 8º Passageiro.


alien ficcao ridley scott Sigourney Weaver

A trama começa com a nave espacial Nostromo que, ao voltar à Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Quando investiga o fato, um dos tripulantes é atacado por uma criatura estranha, que utiliza seres humanos como hospedeiros para procriar. O incidente, que parecia isolado, transforma-se em terror quando o tripulante retorna à nave carregando dentro do corpo o embrião de um alienígena.

Alien marcou uma geração por uma série de fatores. É um filme de ficção, mas também de suspense e terror. Foi o longa metragem que rompeu com a era dos extraterrestres “bonzinhos” no cinema, graças principalmente à figura do título, assinada pelo artista surrealista H.R.Giger, que fez finalmente um extra-terrestre muito realista. Conjuntamente com esses factores, Ridley Scott e Sigourney Weaver viram suas carreiras catapultadas para a fama.

alien ficcao ridley scott Sigourney Weaver

alien ficcao ridley scott Sigourney Weaver

Scott, em conjunto com uma ótima equipe técnica, concebeu um visual surpreendente, que mesmo trinta anos mais tarde continua atual. Merecidamente, o filme foi premiado com o Óscar de efeitos visuais e indicado à estatueta de Direção de Arte, saindo vitorioso no Bafta (Trilha Sonora e Produção de Design) e na Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Terror dos EUA (Filme de Sci-Fi, Direção e Atriz Coadjuvante, para Veronica Cartwright ).

Pouco depois, em 1982, o cineasta confirmaria seu talento em outro clássico da ficção científica, Blade Runner, eventualmente considerado o melhor filme do gênero na história do cinema, em páreo duro com 2001 – Uma Odisséia no Espaço.

Alien, o 8º Passageiro virou um filme de culto com três continuações: Alien – O Resgate (1986, de James Cameron), Alien 3 (1992, de David Fincher) e Alien – A Ressurreição (1997, de Jean-Pierre Jeunet).

alien ficcao ridley scott Sigourney Weaver

alien ficcao ridley scott Sigourney Weaver


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //homem