Guarda-chuvas originais

O tradicional guarda-chuva já não é mais aquele objecto sombrio e incômodo que a gente pega quando não chove e esquece em casa quando chove. Alguns designers mais ousados tentaram reformar este conceito antigo e acrescentar-lhe novas valências. Comece já a pensar qual o modelo que vai usar na próxima estação de chuvas. Difícil é escolher.


 Chapéus de chuva originais

O que pode haver de mais banal do que um guarda-chuva? Habituados que estamos a ver centenas destes objectos todos iguais, nem nos passa pela cabeça que possa alguma vez ser de outra forma. Porém, isso não é verdade. Numa breve investigação concluímos que este simples apetrecho esconde enormes potencialidades e valências que alguns designers mais ousados apenas agora começaram a explorar. É o que acontece com este modelo cujo cabo é composto por LEDs alimentados por três baterias AAA. Se o usar poderá ter a certeza de que será mais visível, o que tornará a sua caminhada debaixo de chuva bem mais segura. Disponível com luz vermelha e branca. Qualquer semelhança com um sabre de luz Jedi é pura coincidência...

E, já que falamos em sabres, parece-nos muito interessante esta proposta que consiste num guarda-chuva em forma de sabre de samurai. O problema do transporte está resolvido, uma vez que o guarda-chuva está embainhado e pendurado na cintura. Dá um toque de distinção a qualquer toilette e pode ser usado rapidamente ao menor pingo de chuva, rasgando o ar num ápice.

 Chapéus de chuva originais

Outros designers preocupados com a visibilidade e segurança do utilizador, tal como o criador do "sabre de luz", foram mais longe e conceberam um guarda-chuva coberto de LEDs. Um controlo no punho permite ajustar a luminosidade. No fundo, é como caminhar à chuva debaixo de um céu estrelado.

 Chapéus de chuva originais

Um problema que tem obrigado os designers a pensar é o da portabilidade. É sabido que tradicionalmente ficamos privados do uso de uma mão para segurar o guarda-chuva, o que pode ser limitador sobretudo se quisermos transportar mais alguma coisa. Para ultrapassar esse problema surgiu este modelo com um cabo semi-flexível que se pode fixar em qualquer lado e devolver-nos a mobilidade de ambos os braços, mantendo-nos abrigados sem perdermos a compostura.

 Chapéus de chuva originais

O que fazer quando o tempo está a ficar escuro e ameaça chover? Será melhor levar consigo o guarda-chuva ou não? Nestes casos há uma regra: se levar, não chove; se não levar, chove de certeza! Para estes casos o designer Seung Hee Son concebeu um prático chapéu que se transforma numa mala de mão de senhora e que tem ainda a grande vantagem de não pingar, uma vez que a face exterior molhada fica virada para o lado de dentro. Absolutamente genial.

 Chapéus de chuva originais

 Chapéus de chuva originais

Um inconveniente bastante irritante destes objectos é pousá-los. Como não se aguentam de pé sozinhos necessitam de ser colocados num vaso ou pendurados num cabide. Sensível a esta questão, o japonês Hironao Tsuboi adaptou uma pequena base em tripé a um banal guarda-chuva. As ideias simples às vezes são as melhores.

 Chapéus de chuva originais

Apesar do nossos esforços dificilmente conseguimos imaginar este guarda-chuva a ser usado como taco de golfe. E na verdade assim é. O seu criador, o designer Sebastian Errazuriz, recomenda que o seu conceito, apesar de ser feito de aço, fibra de vidro e poliéster, NÂO deve ser usado como taco de golfe.

 Chapéus de chuva originais

Haverá algo de mais romântico do que este guarda-chuva com cabo duplo feito a pensar nos casais de namorados?

 Chapéus de chuva originais

E, por fim, os nossos favoritos. Este chapéu/trela feito a pensar nos nossos amigos de quatro patas não é um conceito. É comercializado e custa apenas $19.98. Link

 Chapéus de chuva originais

O Guarda-chuva-Monopólio parece destinado a substituir os austeros guarda-chuvas negros dos correctores da bolsa. Está disponível em duas versões: o majestoso Deluxe Walker, versão robusta para utilizadores masculinos, e o mais pequeno Mini Folding, exclusivo para as senhoras.

 Chapéus de chuva originais

 Chapéus de chuva originais


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes