momentos espaciais extraordinários

Os astros sempre foram motivo de observação e estudo para o homem. Astecas, chineses, indianos e outras civilizações como a Mesopotâmia, e povos como os gregos e os árabes registraram ao longo da história diversos eventos celestes. Conheça algumas imagens que marcaram a história recente da exploração espacial.



espaco astronauta viagem

O céu sempre atraiu a atenção e os sonhos do homem. Há duzentos anos, Júlio Verne escreveu no seu livro "Da Terra à Lua" sobre um grupo de homens que viajou até à lua usando um gigantesco canhão. Em 1902, Georges Méliès criou um dos primeiros filmes de ficção científica, "Le voyage dans la Lune", onde descrevia uma fantástica viagem ao nosso satélite natural. H.G. Wells descreve também em obras como "A guerra dos mundos" e "O primeiro homem na Lua" aquilo que seria a exploração espacial e o contacto com civilizações de extra-terrestres

Muito ainda faltava para que o homem pudesse alcançar o espaço exterior, mas este sonho tornou-se realidade, em parte através das ideias destes visionários e do trabalho de alguns pioneiros. Ficam algumas imagens extraordinárias desta epopeia da humanidade.

Tripulação da Apollo 1 - Uma das maiores tragédias da história espacial ocorreu em 27 de Janeiro de 1967, quando a tripulação da Apollo 1 morreu num acidente do módulo de comando durante os testes de pré-lançamento. Na foto, Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee.

espaco astronauta viagem

Imagem capturada pela tripulação da Apollo 17 na sua viagem à lua em 1972. Foi a primeira vez que a trajectória da nave permitiu fotografar o hemisfério sul e a calote polar. O resultado foi uma das mais belas imagens do planeta Terra jamais feitas...

espaco astronauta viagem

A explosão do Vaivém Challenger está gravada nas nossas memórias. Este acontecimento, veio pôr fim a uma era de confiança e optimismo no programa espacial americano. Muita coisa foi reequacionada e a exploração espacial tomou um novo rumo após esta tragédia.

espaco astronauta viagem

Cone Nebula - Fotografia tirada em 1995 pelo telescópio espacial Hubble. A parte superior tem cerca de 2.5 anos-luz,e toda a estrutura mede cerca de 7 anos-luz. Isto quer dizer que se uma nave viajasse à velocidade da luz, levaria 2 anos e meio a atravessar somente a parte superior da nebulosa na imagem. Para pôr em perspectiva esta dimensão, um raio de luz daria uma volta completa ao planeta Terra em 1/50s.

espaco astronauta viagem

Imagem do nosso Sol, tirada pelo telescópio de Ultra-violetas SOHO. Aqui é mostrada a coroa solar com cerca de um milhão de graus Celsius.

espaco astronauta viagem

Às 8h03 do dia 20 de Junho de 2000, a SPACE.com divulgou que a NASA tinha encontrado evidências de água em Marte. Foi um descoberta impressionante e alimentou diversas teorias da possível existência de vida no planeta vermelho. Adicionalmente, tornou mais viável a ideia de uma futura missão humana a Marte.

espaco astronauta viagem

Imagem de Manhattan, Nova Iorque, tirada às 11h43 do dia 12 de Setembro de 2001 pelo satélite espacial IKONOS. A imagem mostra o local onde no dia anterior ainda estavam as torres gémeas derrubadas nos atentados de 11 de Setembro. Com todas as aeronaves ainda no chão impedidas de voar, esta é a única imagem de alta resolução que testemunha a destruição daquele fatídico dia.

espaco astronauta viagem

O presidente Richard M. Nixon dá as boas vindas à tripulação da Apollo 11, após a sua histórica jornada à Lua em Julho de 1969. Aqui, Nixon fala à tripulação ainda em quarentena no Hangar do porta-aviões USS Hornet, em pleno Oceano Pacífico.

espaco astronauta viagem

A 12 de Abril de 1961, a bordo da nave Vostok 1, Yuri Gagarin tornou-se no primeiro humano a orbitar o planeta Terra. A Vostok orbitou a Terra à velocidade de 27.400 Km/h num voo que durou 108 minutos. Aquando da reentrada da Vostok, Gagarin ejectou-se da cápsula e retornou à Terra em pára-quedas. Após este histórico voo, Gagarin tornou-se num símbolo internacional do programa espacial soviético. Sete anos mais tarde, em 27 de Março de 1968, Yuri Gagarin faleceu num acidente quando pilotava o seu MIG-15 numa missão de treino.

espaco astronauta viagem

No dia 16 de Agosto de 1960, o Coronel Joseph Kittinger da Força Aérea dos Estados Unidos fez uma das maiores proezas da história do pára-quedismo. A partir de uma plataforma de balão, por cima do Novo México, alcançou a incrível altitude de 31.300m, muito perto do limiar da fronteira do nosso mundo... e saltou. O salto de Kittinger fez parte de um programa de pesquisa em grande altitude. Demorando cerca de 13 minutos e 45 segundos a chegar à Terra, ultrapassou a velocidade do som na descida naquilo que foi a maior velocidade alcançada por um ser humano através da atmosfera. Incrivelmente, após 50 anos, os recordes de Kittinger - maior altitude em balão, maior salto da pára-quedas, maior velocidade, maior queda livre - nunca foram quebrados.

espaco astronauta viagem

Esta fotografia tirada pela Apollo 8 em 8 de Dezembro de 1968 mudou a nossa noção de Universo e romantismo. Acostumados a ver a bela e luminosa lua do nosso planeta, esta visão árida e fria versus um planeta vibrante, azul e cheio de vida veio tornar o nosso planeta muito mais acolhedor. Por vezes, precisamos de nos afastar para reconhecer a beleza daquilo que nos rodeia tão de perto.

espaco astronauta viagem

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v8/s
 
Site Meter