Animação com areia - Kseniya Simonova

A animação com areia é uma arte performativa espectacular que a jovem ucraniana Kseniya Simonova domina por completo. Com uma prova onde retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial no seu país, foi a vencedora de um concurso onde desfilaram numerosos talentos realizado este ano pela televisão da Ucrânia. Renda-se à mestria de Simonova.


 Kseniya Simonova - animação com areia

A animação com areia é uma arte performativa em que o artista cria uma série de imagens sequenciais em cima de uma mesa, usando as mãos para desenhar linhas e formas. Recentemente, esta actividade tornou-se mais mediática com a utilização de mesas de luz e projectores. Esta técnica tem sido também utilizada para realizar filmes de animação. Mas tudo se torna mais espectacular nas actuações ao vivo, onde a jovem ucraniana Kseniya Simonova é um dos expoentes máximos desta expressão artística.

Com apenas vinte e quatro anos, Simonova possui já uma reputação internacional considerável que lhe advém em grande parte de ter sido a vencedora da edição de 2009 do concurso televisivo Ukraine's Got Talent, occorido em Abril passado. Durante a sua prova, a artista realizou uma animação que evocava a participção do seu país na Segunda Guerra Mundial que foi vista com grande emoção e que lhe valeu o primeiro prémio e a atribuição de um valor pecuniário de 125 000 dólares.

O vídeo da actuação foi colocado no YouTube e, desde então, foi visualizado mais de um milhão de vezes. A mestria e a expressividade do traço da jovem ucraniana são verdadeiramente notáveis, a que se junta uma excelente presença em cena.

 Kseniya Simonova - animação com areia

Além do famoso vídeo da prova vencedora, fiquemos com outra performance da extraordinária Kseniya Simonova.


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes
Site Meter