Bang & Olufsen - design e tecnologia

Há muitos anos que a firma dinamarquesa Bang & Olufsen se destaca no mercado do áudio e do vídeo graças às suas criações de tecnologia de ponta, design sofisticado e preço astronómico. E se a bolsa do comum dos mortais não comporta a aquisição de um destes sistemas estratosféricos, olhar para eles e sonhar ainda é gratuito... por enquanto. Venha conhecê-los.


 Bang & Olufsen - design e tecnologia

Perante um monitor de plasma com 2,46 m de largura, 1,52 m de altura e 265 quilos que podemos nós fazer senão ficar boquiabertos? E se o seu tamanho impressiona, não menos impressionantes são a sua excelência tecnológica e a sua qualidade audiovisual, literalmente surreais, e um design sofisticado que não deixa ninguém indiferente. A todos aqueles que pensam que os monitores de plasma têm os dias contados, a firma dinamarquesa Bang & Olufsen demonstra o contrário com este colossal e primoroso Beovision 4, a nata das natas dos monitores planos: a perfeição por apenas $50000.

A simples menção do nome Bang & Olufsen evoca imediatamente o paradigma da excelência tecnológica e do design no mundo do áudio e do vídeo. Esta imagem acompanha a companhia praticamente desde a sua fundação, em 1925. Os seus criadores, Peter Bang e Svend Olufsen, aventuraram-se numa actividade relativamente nova naquela época, produzindo equipamentos de gravação e reprodução áudio. A filosofia que então presidiu ao seu negócio mantém-se nos dias de hoje: fidelidade sonora acima de tudo. Para isso, a tecnologia deve estar a um nível tão elevado que não deixe a sua marca, permitindo uma percepção sonora "real", um desígnio que a firma dinamarquesa persegue constantemente mesmo quando parece não poder ir mais além.

 Bang & Olufsen - design e tecnologia

Mas também o design se tornou inconfundível e, a par com a tecnologia, foi responsável com o passar dos anos por forjar a imagem da marca. As linhas escorreitas, geométricas e minimalistas dos equipamentos B&O exibem não apenas uma elegância peculiar, como possuem uma funcionalidade e uma ergonomia notáveis. Comunicações sem fios, sistemas de comando digitais, sincronização, que agora são soluções tecnológicas comuns, já se encontram presentes há anos na gama de produtos B&O.

Esta gama de produtos, que inicialmente estava circunscrita aos equipamentos áudio, tem vindo a alargar-se progressivamente. Neste momento, a firma oferece soluções muito diversificadas no domínio do audiovisual. Os seus produtos ostentam o inconfundível prefixo "beo": Beovox para linhas de colunas e altifalantes, Beovision para televisões, Beomaster para aparelhos de rádio, Beolab para amplificadores, etc., sem esquecer a amplificação de automóveis topo de gama (Audi R8, Aston-Martin DBS, Mercedes AMG).

 Bang & Olufsen - design e tecnologia

 Bang & Olufsen - design e tecnologia Colunas activas BeoLab 5

Uma característica verdadeiramente extraordinária nos produtos B&O é a sua capacidade de integração. Todos os equipamentos interagem entre si de uma forma transparente e natural para o utilizador e, no entanto, albergam uma série de funcionalidades complexas. Mesmo os sistemas mais antigos podem ser integrados com outros recentes sem qualquer tipo de incompatibilidade ou perda de funções. Isto é extraordinário tendo em conta a prática comum de cada nova tecnologia de, por razões comerciais, renegar as anteriores.

Mas não se julgue que tudo isto se pode possuir a troco de nada. A excelência tecnológica B&O faz-se pagar bem caro e apenas alguns seres humanos privilegiados têm a possibilidade de adquirir estas jóias tecnológicas para deleite dos seus sentidos. Nós, comuns mortais, limitamo-nos a olhar para elas ou, quando muito, a ir a um agente revendedor autorizado e solicitar uma audição. Para já ainda é gratuito.

 Bang & Olufsen - design e tecnologia

 Bang & Olufsen - design e tecnologia Leitor de CDs BeoSound 9000

 Bang & Olufsen - design e tecnologia

 Bang & Olufsen - design e tecnologia Relógio despertador BeoTime

 Bang & Olufsen - design e tecnologia  Bang & Olufsen - design e tecnologia Auscultadores

Site oficial Bang & Olufsen


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/design// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes