Salar de Uyuni - o maior deserto salgado do mundo

Se apenas conhece o lago salgado de Bonneville, nos EUA, e o acha enorme, então saiba que o Salar de Uyuni, na Bolívia, é imensamente maior. Possui, além disso, diversos geysers, vulcões e uma paisagem muito mais agreste e impressionante, características que o tornam um dos ambientes naturais mais invulgares do planeta.


 Salar de Uyuni - o maior deserto salgado do mundo

Perto da cidade de Uyuni, que lhe deu o nome, fica situado o maior deserto salgado do mundo: cerca de 10500 Km2 de paisagem agreste a mais de 3500 metros de altitude. No entanto, este ambiente inóspito não é desprovido de vida. Existem diversas espécies animais que ali habitam, algumas delas raras, como coelhos vizcacha, flamingos cor de rosa, culpeos (raposa dos Andes) e vários tipos de aves. Mas também é comum a presença de seres humanos devido à actividade de extracção de sal e, sobretudo, às características ambientais do lugar. O Salar de Uyuni parece outro planeta.

Este vasto planalto salgado formou-se há dezenas milhares de anos a partir de vários lagos que foram secando. Actualmente é composto por um lençol de água saturada de sal com uma profundidade entre 2 e 20 metros em que apenas a superfície contém uma crosta sólida de espessura variável que se estende a perder de vista. Nos meses de chuva a água dissolve a crosta superficial e transforma a paisagem num imenso e límpido espelho que reflecte o céu e o faz confundir-se com a terra.

 Salar de Uyuni - o maior deserto salgado do mundo

Calcula-se que existam mais de 10 milhões de toneladas de sal no local. O que é extraído, além de ser comercializado para fins culinários, serve também como material de construção. Existem diversos edifícios feitos com blocos de sal, nomeadamente alguns hotéis, em que paredes, tectos e até as mobílias são placas de sal cortadas à medida. O mais famoso destes edifícios foi o Palácio de Sal, situado na margem Leste do lago salgado, que empregou mais de um milhão de blocos de sal de 35 cm.

Cactos gigantes que chegam a atingir 12 metros de altura, ilhas rochosas que emergem no meio da superfície branca e que são o que resta de picos de antigos vulcões, estruturas de coral de formas bizarras e outras raridades naturais são elementos que dão ao Salar de Uyuni um aspecto irreal e a sensação de estarmos noutro planeta. Mas não, é apenas a nossa boa e velha Terra no seu estado selvagem.

 Salar de Uyuni - o maior deserto salgado do mundo

 Salar de Uyuni - o maior deserto salgado do mundo Fotografia de Luca Galuzzi

 Salar de Uyuni - o maior deserto salgado do mundo

 Salar de Uyuni - o maior deserto salgado do mundo Fotografia de Thomas Wilken

 Salar de Uyuni - o maior deserto salgado do mundo


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes