eRingo EV - um automóvel numa roda

Algumas propostas actuais provam que o design automóvel não está tão banalizado como parece. Pelo contrário, está de boa saúde. Do Irão chega-nos o bizarro eRinGo EV, um veículo conceptual eléctrico da autoria do designer Mohammad Ghezel, que não só reinventa a roda como, na prática, coloca as pessoas dentro dela.



 eRingo EV - um automóvel numa roda

Nos dias que correm a tecnologia atingiu um nível tal que permite aos designers e projectistas idealizarem as propostas mais loucas, pois estas terão grandes probabilidades de serem construídas e produzidas. Mas se isso não for possível, a mesma tecnologia dispõe de meios para, ao menos, produzir um modelo virtual 3D. No caso dos automóveis, os designers têm sabido tirar partido da tecnologia para nos brindar com alguns exercícios conceptuais fabulosamente radicais que nos lembram que, afinal, as linhas dos seus modelos não são todas iguais. Há pouco tempo falámos aqui do ATNMBL, um conceito inovador. Hoje é a vez do eRingo EV.

E o que tem de especial este veículo conceptual para ser tão inovador? Essencialmente o facto de apenas ter uma roda. Ou melhor dizendo: o veículo é a própria roda. Consiste num tambor oco onde se podem acomodar confortavelmente dois passageiros que no exterior possui três anéis que correspondem aos pneus convencionais. O anel do meio tem um diâmetro ligeiramente maior, o que faz com que nas curvas o veículo se incline como uma moto e assente os anéis laterais no chão. Em linha recta um giroscópio assegura a verticalidade e a estabilidade.

 eRingo EV - um automóvel numa roda

O mesmo dispositivo garante que o movimento dos anéis, gerado por um motor eléctrico, seja independente da posição do tambor. Um pormenor interessante é que a condução pode ser feita indiscriminadamente por qualquer dos ocupantes. Para isso existem dois volantes e sempre que um deles é utilizado o outro bloqueia automaticamente. Eis uma característica que poderia ser apreciada em viagens longas, apesar do veículo estar vocacionado para uma utilização predominantemente urbana.

A ideia surgiu da prancheta do designer iraniano Mohammad Ghezel, já distinguido no seu país em duas competições de design automóvel, que agora começa a ser conhecido internacionalmente. Registe-se o facto curioso de as propostas mais inovadoras no campo do automóvel começarem a surgir não no seio das sociedades ocidentais, mas em locais mais remotos e improváveis, como a Índia ou, neste caso o Irão. Isto parece provar que tudo está por reinventar se as coisas forem olhadas por uma perspectiva menos convencional. Ghezel acha que o seu conceito tem lacunas e necessita de aperfeiçoamento mas acredita que, com o estado actual da tecnologia, pode perfeitamente ser produzido. Esperemos que esse desejo se concretize.

 eRingo EV - um automóvel numa roda

 eRingo EV - um automóvel numa roda

 eRingo EV - um automóvel numa roda

Mohammad Ghezel

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
 
Site Meter