FLAP - saco com painéis solares

O desperdício que se faz tradicionalmente desse recurso quase omnipresente que é o Sol tem levado muitos investigadores a procurar soluções para captar a energia contida nos raios solares. Uma das áreas onde as pesquisas são promissoras é a dos têxteis com células fotovoltaicas. Roupas e outros objectos de tecido têm a capacidade de produzir e armazenar energia eléctrica, como é o caso do FLAP.


 FLAP - saco com painéis solares

Eis o derradeiro saco de viagem que se propõe dotar o seu utilizador de autonomia energética. O FLAP, acrónimo para Flexible Light and Power (Energia e Luz Flexível), é um saco equipado com painéis solares que capta e armazena energia para depois ser usada para iluminação ou para alimentar pequenos dispositivos electrónicos portáteis...

O dispositivo, desenvolvido pela Timbuk2 em parceria com a Portable Light Project, é um dos resultados da aposta na criação de têxteis com capacidade de absorver e armazenar energia através de painéis solares. Esta solução e outras idênticas representam a promessa de obtenção de energia eléctrica limpa e sustentável destinada a regiões carenciadas tendo em vista o seu desenvolvimento económico. A utilização de equipamentos eléctricos e electrónicos necessários às áreas da saúde, educação, etc. passará a ser possível graças a esta tecnologia.

 FLAP - saco com painéis solares

Disponível em duas versões, de 2watts e de 4 watts, o FLAP possui uma pequena bateria, um ecrã de iluminação por LEDs, um foco para leitura e uma ficha USB (apenas na versão de 4watts). O baixo consumo dos LEDs dão-lhe uma autonomia de 10 horas com a bateria completamente carregada. É possível retirar o dispositivo propriamente dito para fora do saco (fixa-se através de velcros) e usá-lo autonomamente.

O FLAP foi apresentado recentemente no PopTech causando sensação. Alguns exemplares do protótipo foram estão já a ser testados no terreno. Em Agosto passado foram enviados para o Ghana e para o Quénia e no mês seguinte para uma região no estado do Arizona, EUA, onde não existe ainda rede eléctrica.

Resta acrescentar que este projecto não tem fins lucrativos. Muitas das verbas utilizadas provém de parceiras e donativos. O dinheiro obtido através das vendas fora de regiões desfavorecidas é canalizada para o desenvolvimento, produção e distribuição de novos exemplares. Apoie este projecto.

 FLAP - saco com painéis solares

 FLAP - saco com painéis solares


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/design// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes