A garagem-avião de Anthony Toth

Anthony Toth construiu uma réplica quase perfeita de uma cabine de avião dos anos 70... na própria garagem. A discrepância mais significativa é o ecrã plasma que instalou para poder usar a divisão como sala de estar. Projecto de vida ou obsessão? Veja as fotos e descubra as diferenças.


A garagem-avião de Anthony Toth

Dizem que os piores segredos estão escondidos na cave; que remetemos muito educadamente os monstros e pesadelos para esse piso inferior da nossa casa, cheio de pó e esquecido na maior parte dos dias. Para os comuns mortais, é apenas aquela parte da casa onde estacionamos o carro, guardamos as ferramentas e aquelas coisas que nunca utilizamos, mas não conseguimos deitar fora. Mas não para Anthony Toth. Director da United Airlines, decidiu criar na garagem da sua casa em Redondo Beach, Califórnia, uma réplica quase perfeita de uma cabine de primeira classe de um avião da PanAm com peças dos anos 70 e 80.

A obsessão começou quando Toth era criança e todos os Verões viajava para a Europa na companhia PanAm. Já nessa altura guardava artigos que os outros passageiros costumam deitar fora: bilhetes de avião e guardanapos das refeições. Documentava toda a viagem, filmava os interiores e gravava a música da rádio que escutava durante toda a viagem. No décimo aniversário pediu aos pais que lhe subscrevessem a “Official Airline Guide”, uma revista especializada para companhias aéreas.

A garagem-avião de Anthony Toth

Há cerca de 20 anos decidiu começar a construir na própria garagem uma cabine de avião. O projecto já o levou a fazer diversas viagens a Death Valley, um cemitério de aviões, e a vários pontos no mundo: já foi à Tailândia buscar uns phones iguaizinhos aos que usava quando era criança. Entretanto, a PanAm já faliu e a garagem de Toth é a melhor forma de conhecer o interior de uma destas máquinas extintas.

O investimento do projecto já vai em 50 000 dólares, mas parece que não vai terminar por aqui. Por agora, utiliza a cabine para reuniões e encontros com amigos, mas o objectivo final é abri-la como museu a todo o público.

A garagem-avião de Anthony Toth

A garagem-avião de Anthony Toth

A garagem-avião de Anthony Toth

A garagem-avião de Anthony Toth

A garagem-avião de Anthony Toth

A garagem-avião de Anthony Toth

fonte: wsj


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra