Keith Thompson - uma caricatura da Europa em 1914

Keith Thompson é o ilustrador de “Leviathan”, a nova série do escritor Scott Westerfeld. Nela, podemos ver e ler uma visão completamente alternativa da Europa em 1914, às portas da Primeira Guerra Mundial. As imagens mostram-nos um mapa da Europa personificado, onde os defeitos e virtudes do continente ganham relevo e saltam à vista do leitor menos atento.


Keith Thompson steampunk punk Scott Westerfeld

Leviathan é o nome do monstro marinho bíblico do Antigo Testamento que já foi usado em livros de Paul Auster e Thomas Hobbes. Nas novas séries de Scott Westerfeld, o famoso escritor de ciência ficção steampunk, Leviathan é o nome do barco gigante em forma de baleia em que o protagonista foge do Império Austro-húngaro. Trata-se do filho do arquiduque Franz Ferdinand, Aleksander, cujo assassinato do pai viria a causar a Primeira Guerra Mundial e o antagonismo entre aliados e potências centrais.

Keith Thompson steampunk punk Scott Westerfeld

Misturando História e ficção, Westerfeld mostra-nos uma realidade alternativa àquela que conhecemos dos livros da escola. Na sua fuga, Aleksander encontra uma rapariga que se disfarça de homem para combater pelo Reino Unido e, apesar de estarem em lados opostos no conflito, une-os o facto de ambos esconderem qualquer coisa.

Dando vida a esta realidade paralela, Keith Thompson ilustra estas séries concebendo a Europa de forma completamente diferente e dividindo-a entre clankers, as potências centrais que usam armas bélicas mecânicas, e darwinistas, os aliados que criam criaturas vivas para combater. No website oficial de Thompson é possível encomendar as ilustrações e entrar no mundo criado para estes livros.

Keith Thompson steampunk punk Scott Westerfeld

Por exemplo, está disponível um mapa da Europa em 1914, em que todos os países foram personificados. A Suíça é um pequeno relógio à espera que tudo aconteça, ou deixe de acontecer: o eterno território neutro. A Itália é um ninho de cobras que nunca se considerou verdadeiramente aliada, procurando apenas o seu próprio interesse. O Reino Unido é um leão de guerra com um capacete imperialista romano, rodeado das riquezas do seu império. Olhando para Portugal, pensamos a princípio que se trata de um mocho sábio na cauda do continente: desenganem-se, somos descritos na explicação lateral da ilustração como um papagaio que repete o discurso dos aliados e tenta convencer a Espanha a entrar em guerra.

Carregue na imagem para ver o mapa em tamanho grande. Keith Thompson steampunk punk Scott Westerfeld

fonte: Keith Thompson


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra