O Museu Guggenheim faz 50 anos

O museu localizado na Quinta Avenida de Nova Iorque cumpriu a 21 de Outubro as bodas de ouro. Arquitectado por Frank Lloyd Wright, tornou-se símbolo da arte do século XX, albergando telas de Kandinsky, Mondrian, Chagall, Delaunay, Picasso, entre muitos outros. Tendo demorado 15 anos a construir, foi de imediato alvo de críticas entre os intelectuais; apesar da discórdia, o museu é por si uma peça de arte.


arte cultura museu guggenheim new york guggenheim em 1959 - foto:George Heye/getty

Guggenheim é sinónimo de arte. Quando o dono deste nome se reformou da sua própria empresa em 1919, estava longe de pensar que o seu hobby de coleccionador de arte viria a transformá-lo no criador de uma das maiores fundações de arte do mundo e de um dos mais importantes museus de arte contemporânea: o Museu Soloman R. Guggenheim.

Frank Lloyd Wright foi encarregado de desenhar este edifício e, depois de 700 esboços, entregou o projecto final, que acabaria por ser uma das suas últimas obras, mas também uma das mais populares. O arquitecto viria a falecer seis meses antes, sem ver a inauguração do edifício, tal como o criador da fundação, falecido 10 anos antes do evento.

Como muitas das criações de Wright, o Museu Guggenheim prima pelo seu vanguardismo e pela arquitectura orgânica que valoriza os espaços abertos, iluminados naturalmente. Nas suas próprias palavras “comparado com Guggenheim, o Museu Metropolitano de Arte parece um celeiro protestante”.

arte cultura museu guggenheim new york Frank Lloyd Wright - um home à parte (foto:alfred eisenstaedt/life)

Apesar das censuras, incluindo o New York Times que o considerou uma mutilação da arquitectura e da pintura, o museu tornou-se um marco da arte contemporânea, tendo sido alargado em 1992. Hoje, a fundação cresceu e existem museus Guggenheim também em Veneza, Berlim e Bilbao que consagram o culto da arte não-objectiva. Existem ainda planos para a construção de mais museus no Abu Dhabi (Emigrados Árabes Unidos), Guadalajara (México) e Vilnius (Lituânia).

O museu celebrou as bodas de ouro com duas exposições especiais ao longo do ano: aquisições para a inauguração de 1959 e Kansinsky, esta última ainda a decorrer. O dia foi também assinalado com a entrada gratuita no museu a 21 de Outubro e o primeiro evento musical no espaço, intitulado “It Came From Brooklyn”.

arte cultura museu guggenheim new york

arte cultura museu guggenheim new york

arte cultura museu guggenheim new york

arte cultura museu guggenheim new york

arte cultura museu guggenheim new york

fotos: 1, 2, 3, 4, 5, 6.


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra