the berg – a maior montanha artificial do mundo

Idealizada para ser construída no centro de Berlim, a maior montanha artificial do mundo chama-se The Berg. O arquitecto Jakob Tigges é o responsável pelo projecto utópico que anda na boca do mundo e, em especial, dos residentes da cidade. The Berg popularizou-se e até já tem um grupo no Facebook com 3732 fãs. Até ao momento.



montanha artificial berlim alemanha berlin

Começou por ser um absurdo. Cresceu como forma de protesto. É hoje um projecto utópico que ganha cada vez mais fãs para a sua construção. Projectado pelo arquitecto alemão Jakob Tigges, The Berg é a maior montanha artificial do mundo. Pelo menos em pensamento.

A ideia surgiu aquando do encerramento do aeroporto Tempelhof, em Berlim, que fechou definitivamente em Outubro passado. O governo rapidamente promoveu a construção de uma zona residencial, dividindo o local em 5 sectores e abrindo um concurso público para a apresentação de propostas. Tigges apareceu então com a ideia de que em vez de casas, se deveria construir uma montanha. Previsivelmente, o projecto foi considerado um disparate e foi eliminado das 12 propostas finais.

montanha artificial berlim alemanha berlin

O que os membros do governo não perceberam é que The Berg nunca foi pensado para ser levado a sério: tratava-se de uma forma de protesto contra a construção frenética de apartamentos para a qual, segundo o arquitecto, não há procura.

No entanto, The Berg começou a ser levado a sério por vários residentes de Berlim, que começaram a imaginar uma montanha de 1000 metros praticamente no centro da cidade, que se tornaria um destino incontornável para os turistas de todo o mundo. O objectivo seria criar simultaneamente um habitat natural para a vida selvagem e um espaço de recreação. O fenómeno espalhou-se na Internet – existe um grupo no Facebook com 3732 fãs que continua a crescer – e os meios de comunicação começaram a pressionar para que se fizessem estudos acerca da viabilidade do projecto.

montanha artificial berlim alemanha berlin

A verdade é que já existe um grande grupo de pessoas que defende a criação da montanha e que exige a sua aprovação e financiamento. Uma empresa de engenharia australiana já afirmou que a utopia é realizável em 10 anos. Forma inovadora de preservar a natureza ou mera excentricidade? Tigges é mais original: “quero criar o primeiro monumento imaginário, a primeira atracção turística imaginária de uma grande cidade, que vive através da imaginação, da alegria e da ironia dos berlinenses. Espero que dentro de dois ou três meses cheguem postais e várias lembranças de The Berg às ruas de Berlim”.

Parágrafo inicial do manifesto The Berg:

Enquanto que as cidades maiores e mais ricas de todo o mundo desafiam os limites do possível construindo hotéis gigantescos, arranha-céus de escritórios ou templos que parecem pairar no ar, Berlim propõe-se construir uma montanha decente. O seu pico atinge os 1000 metros e estará coberto de neve de Setembro a Março.

montanha artificial berlim alemanha berlin

montanha artificial berlim alemanha berlin

montanha artificial berlim alemanha berlin

montanha artificial berlim alemanha berlin

Fonte: Archdaily, Fastcompany, Facebook: thebergberlin

diana guerra

é normalmente zote, mas dizem que também se interessa por arte, cultura e essas coisas óbvias.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x5
 
Site Meter