
Jochen Weber nasceu em Stuttgart em 1963. Porém, pode ser considerado um cidadão do mundo, por onde há vinte anos roda e fotografa seus quatro cantos. Suas câmeras ciganas já registraram muita coisa e muita gente por aí. Já foi inclusive premiado pela National Geographic. Recentemente dispôs-se a capturar o magnetismo caótico da cidade na qual vivem mais de dez milhões de habitantes, o planeta Sampa. Nas imagens vistas do alto temos a percepção exata da sua vivacidade voraz, frenética, 24 horas por dia, que por vezes nos faz notar um de seus edifícios gigantes; nas outras, no meio dos semáforos e buzinas, vemos o ritmo incessante no qual também seus moradores chegam à luz ou às trevas.
Diante da série de fotos intituladas Metrópolis, ficamos fascinados ao ver o retrato eloqüente desta São Paulo antropofágica, um planeta meteoro prestes a nos esmagar.

Sempre conectado à rotação centrífuga/centrípeta de São Paulo, Jochen, na série Copan, também refez o movimento sinuoso que Oscar Niemeyer concebeu para seu edifício colossal e devolveu-o através de três inusitadas mandalas de concreto que abraçam o espectador como uma jibóia ao mesmo tempo em que o envolvem na beleza absoluta de uma imagem abstrata circular, eterna e completa na sua ausência de começo ou fim.
Não é de se estranhar então que esta cidade que tem o dom de acolher e repelir como nenhuma e que, como num caleidoscópio, movimenta-se incessantemente para criar e destruir realidades, receba o olhar atento e sensível de mais um de seus novos cidadãos que a adotou e que por lá já foi adotado com o nome carinhoso de Joaquim.



deixe o seu comentário
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião da obvious sobre as matérias em questão.
comments powered by DisqusMônica Gouvêa França Pereira
Rita, as fotos estão maravilhosas e o texto melhor ainda!
Onde estão à venda?
frederic Chamoux
Como fotografo amador ... adorei !.
Lidia Rodrigues
fotos envolventes!!!!
Maria Da Soledade Pereira
Fotos francamente soberbas! Sómente um génio é que nos pode dar estas imagens.
Carlota Moraes
Maravilhoso!!!!!
Angela Andrade
fotos de muita sensibilidade..........Lindas
Adriano Fernandes
Essa técnna é o panning???? Curti
Fernanda Marcondes
Adorei...muito legal as fotos...
Douglas
De fato, as fotos estão sensacionais.
Fantásticas!
Pedro Carlos Leite
As fotos são fantásticas mas o texto é terrível.
Como o fotógrafo conseguiu essas imagens? Qual a técnica?
Muita puxação de saco e pouca informação.
J.
UMA MONTAGEM QUASE PERFEITA...
daniel
legal e muito interessanate por q so um genio saberia fazer isso
rui paiva
Excelentes fotos, criativas e com sentido estético.
rita barbosa
Informo o site onde Jochen é possível conhecer melhor as ótimas fotos de Jochen e o contato para mostras e comercialização das imagens: www.etext.de
Regina Teixeira
Texto e fotos em perfeita mandala.