
Usando um brinquedo dos anos 80, um grupo de designers criou uma nova forma de produzir arte, utilizando os lados dos cubos Rubik para criar figuras. O resultado é uma colecção de imagens icónicas de cultura pop , que vão desde as reproduções de Warhol a Leonardo Da Vinci. A construção d'A Última Ceia entrou no Guiness como o maior na sua categoria, levando 4050 cubos e medindo 2,60 por 5,20 metros.

O projecto Cube Works é promovido pelo canadiano Josh Chalom, de Toronto. As peças já são comercializadas e cada uma vem com um kit de instalação e um manual de instruções para serem facilmente montadas por qualquer um. Por exemplo o Clint Eastwood feito de Rubik é feito a partir de 650 cubos e levou duas semanas a ser montado.
As imagens são obtidas através de computorização, onde se obtém um número quase infinito de cores. Os artistas gráficos têm então de trabalhar nessa imagem pixelizada, reduzindo-a às seis cores do cubo de Rubik e produzindo uma imagem que faça sentido. O processo demora algum tempo, já que o original tem de ser dividido em pequenos quadrados, iguais aos do cubo. Como qualquer técnica que utiliza pixeis, os mosaicos funcionam melhor vistos ao longe. Experimentem franzir os olhos.
A Cube Works começou como uma experiência mas tornou-se um autêntico negócio quando começaram a chegar pedidos com imagens específicas de vários cantos do mundo. Chalom admite que as pessoas que mais se sentem atraídas por este tipo de arte têm experiência em matemática, devido à utilização de algoritmos.




Comentários
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.
Guto Jimenez
SENSACIONAL!!!
Lenka
j´adore ca !! magnific
Maria Julia
VALE A PENA
Marcelo Carvalho
Sobrenatural!
Carolina Araujo
Andrea! Que coisa mais louca... Eu jurava ter curtido esse post publicado por outra pessoa...
Patrícia Bowles
ë da Obvious gente! Sempre bom!
Andreia Araujo
Não tem que ser propriamente o mundo aos quadradinhos, quando existia o cubo mágico o mundo não girava em torno dele. Só mais uma questão, que tive oportunidade de ler os comentários entre a controvérsia de criatividade e arte. Não existe arte se não houver obviamente criatividade e forma de a mostrar.Quem não entende isto não entende a famosa frase de Andy " The world is a mess, but my hair is perferct!"
Por vezes a simplicidade, um pormenor muda tudo, esse impacto e transformação, que faz as pessoas ficarem coladas ou a pensarem é única e foi feita de propósito para isso senão não se mostraria nada.
Jacqueline Batista
O trabalho ficou lindo....
Fabiana Alves
O trabalho ficou muito interessante, muito bem feito, mas a própria técnica deixa claro que não é arte. É algo artesanal, estruturado pelo computador. É preciso tomar muito cuidado quando nos deparamos com algo que nos "encanta" acabando de nos iludir e dando-nos uma noção falsa do que é arte.
luis neto gaysao
que podre e eu sou gay
PETERSON RUIZ
Mais um exemplo de Arte Ilusionista. Acho que já está ficando batido demais.
Lucas Galvão
Pixel Art!
Miguel Costa
Espantoso e muito criativo!
Entretanto foi inaugurada em LA uma nova galeria de Arte Contemporânea - a Prism - que pretende ser "provocar" o público e que começou com uma exposição que me parece muito interessante.
Acho que vai estar na moda no panorama da Arte de uma das cidade que mais tendências faz.
O edifício é muito bonito e a exposição inaugural também parece ser.
Ver aqui um texto sobre o assunto (Arte Provocadora):
http://classemedia.biz/blog/
Não somos apenas rostinhos bonitos
Será que tem a nossa musa inspiradora?
Lígia
Demais!
Tenho um cubo desses que não consigo resolver, então deixo a face a mostra dele montada como um Mondrian.
Deixe-nos o seu comentário
O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos não serão publicados.