
Desafio: arquitectar um anexo de uma casa recentemente construída, lidar com a fachada da moradia contígua que fecha algumas possibilidades, aproveitar as bases do edifício anterior e evitar que a construção destoe do ambiente circundante. E ser original, claro. Olhando para o trabalho final de Boris Redčenkov, Prokop Tomášek e Jaroslav Wertig parece bastante simples, no entanto, torna-se mais complicado na prática.
A Eggo House nasceu de uma proposta feita aos arquitectos da parceria A69 para a restauração de uma casa numa zona residencial de Praga. Interpretando o pedido com bastante originalidade, os três arquitectos criaram uma residência que sobressai no bairro. Com um tecto plano, a estrutura está desenhada em forma circular, encontrando-se o jardim no espaço central interior, parecendo de cima um buraco gigante no meio de uma casa, mas invisível aos transeuntes que passem a pé.


A construção conjuga o moderno e o antigo: enquanto que a decoração e a arquitectura são bastante actuais, foram mantidas as árvores que já estavam no local do jardim, dando um aspecto mais consistente ao todo. Quanto à organização da casa, os espaços mais íntimos encontram-se na fachada Leste e os espaços sociais no átrio do jardim, ligados à cozinha. A sala-de-estar e a sala-de-jantar relacionam-se com o jardim através de grandes janelas de vidro.
O Atelier 69 formou-se em 1994 quando três arquitectos nascidos no mesmo ano (1969) se juntaram para trabalhar. Trata-se hoje de uma empresa com estúdios em diversos pontos da República Checa com diversos membros e projectos a decorrer ao mesmo tempo. Em 2008 ganharam o Grande Prémio da National Architecture Awards (República Checa).



Comentários
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.
sao
um claustro redondo e modernaço :) muito fixe.
e isso de fazer bolas nas construções para dar espaço a árvores previamente existentes devia ser obrigatório por lei.
Rufus
São, um claustro redondo é tão raro como belo. Na arquitectura erudita portuguesa só existe um, o do convento da Serra do Pilar, quem vem e atravessa o rio... ;)
tajana
E um claustro onde se pode correr à vontade! Era o meu sonho.
Rufus, nunca fui a esse convento, agora vai para A Lista.
Maria Camara
Pronto.... a casa dos meus sonhos!!!!!!!!
Adriano
Genil, um sonho de ter.
alfie
Eis um excelente exemplo daquilo que a arquitectura deve ser!
João M. Santos
Em 1960, o arquiteto Barros construiu uma casa , exatamente nesses moldes, na rua Prof. Artur Ramos, 551,no bairro Jardim Paulistano, em SPaulo, capital. Era uma residencia, hoje funciona a Pizzaria Cristal. Um local muito aconchegante com espaço até para uma galeria de arte.
Bernardo
Magnifica é o meu ideal de casa
Abelardo
Aquele jardim central partiu-me todo. porque não ha mais casas assim?
Marcio Tomé
Esses arquitetos sao meio malucos todos rsrsrsrs
Higor Zantos
Fantástica!
Imaginei um Ypê Amarelo bem ali no meio. Ou um pic nic no meio de uma ''florestinha'' com vários pinheiros.
Dá pra viajar nessa idéia.
Valeria um Awards por esse projeto também!
Adorei.
Gustavo
fantástica!
queria se possível, te acesso a planta baixa e aos cortes.
cochise
Me lembra o estilo romano.
Aliás, uma excelente reinterpretação da idéia romana.
Raíssa Vila Nova
Lembra a casa das canoas no Rio, de niemeyer. As curvas, integração do exterior com interior.
Deixe-nos o seu comentário
O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos não serão publicados.