Ciência também é arte - tomografias de Kai-Hung Fung

Através da chamada “técnica do arco íris”, o médico radiologista Kai-Hung Fung, fez Arte na Ciência com suas tomografias coloridas. Conheça mais de perto o trabalho deste médico de Hong-Kong e a beleza interior de cada ser humano.


 Tomografias de Kai-Hung Fung Cavidade nasal

Quem já não observou uma tomografia ou um raio-X e ficou a olhar cada detalhe tentando entender e compreender o seu interior na real? Com exceção dos médicos e outros profissionais na área de saúde, há pouca gente que o faz porque tem receio de ver sangue fluindo de cortes profundos, fraturas, infecções e afins. Não estamos aqui a falar de nenhum filme de terror, mas sim de uma forma diferente e por que não eficaz no meio científico de ver o corpo de outra maneira.

 Tomografias de Kai-Hung Fung Coração

Esta faceta foi feita pelo chinês Dr. Kai-Hung Fung, que trabalha no hospital Pamela Youde Nethersole Eastern, localizado em Hong Kong, onde desenvolveu a técnica chamada “arco-íris”, transformando meras tomografias computadorizadas em verdadeira arte colorida em 3D. Esta técnica foi, aliás, reconhecida pela revista Science.

Pelas palavras do Dr. Fung, não é utilizada nenhum programa de edição de imagens ou Photoshop. As imagens são produzidas de forma quase instantânea pelo próprio terminal de tomografias em 3D, onde ele acrescenta a pigmentação das tonalidades conforme o caso a ser estudado. O Dr. Fung sentiu a necessidade de fazer os exames laboratoriais de tomografias e raios-X ficarem mais claros e conclusivos e as nuances mostradas após a pigmentação melhoram sensivelmente estes estudos. No equipamento de ressonância magnética encontramos estas tonalidades e pigmentação apenas na tela do computador, ou seja, temos apenas estas nuances quando o paciente está realizando o exame.

Portanto a idéia é fazer com que esta mesma clareza que vemos na ressonância magnética esteja também em tomografias e raios-X. Tendo as pigmentações acrescentadas, o relevo e a formação do órgão, texturas das membranas, as ramificações das artérias e veias em toda sua extensão e cartilagens são analisadas na sua integridade funcional, e as formações ósseas são visualizadas em sua densidade. O processo é um facilitador anatômico para qualquer deformação ou não que venham a ter.

Não obstante a beleza do resultado final, o Dr. Fung tem a preocupação de preservar os dados e de nunca interferir no que é mostrado. As imagens já falam por si! E pensar que cada imagem trabalhada com esta técnica será exclusiva pois cada ser humano em sua totalidade em organismo é único! Podemos dizer que existe sim, uma beleza interior...

 Tomografias de Kai-Hung Fung Membranas auriculares

 Tomografias de Kai-Hung Fung Veias subcutâneas

 Tomografias de Kai-Hung Fung Cordas vocais

 Tomografias de Kai-Hung Fung Pulmões

 Tomografias de Kai-Hung Fung Cérebro


camila oliveira

, 29 anos, brasileira, futura médica, curiosa por natureza, vivendo a vida sem tristeza, para escrever sobre diversos assuntos para testar minha destreza.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
Site Meter