D de design, d de diferença

efeito D é a marca portuguesa que alia a acção social ao design, de forma simples e criativa. Conheça aqui o projecto que quer ajudar milhares de crianças a viverem um pouco melhor.


 D de design, d de diferença

Se invertermos efeito D aparece-nos a palavra defeito, mas não é disso que se trata este artigo. A letra D vem de diferença, mas representa mais do que isso: quer dizer ajuda, colaboração, solidariedade. D quer dizer também Down. A síndrome de Down, ou Trissomia 21, deriva o seu nome do médico britânico que descreveu pela primeira vez esta doença genética causada pela existência de um cromossoma extra. Com base na particularidade das pessoas portadoras desta síndrome, a marca promove a criação de peças de design únicas, que oferecem atributos diferentes devido a pequenas alterações não existentes no objecto original. Uma diferença positiva.

Associados a esta causa estão designers de diversas nacionalidades que deram o seu contributo em prol da beneficência. A “Unusual Position” do basco Martín Azúa permite a uma cadeira suster-se de pernas para o ar, devido a um corte lateral nas costas. A “Pen Gorda” de Pedro Silva Dias é exactamente o que o nome augura: uma pen USB robusta que, devido ao seu tamanho, promete nunca se perder. A “Pure Mess” do austríaco e co-fundador da Radi Designers, Robert Stadler, é criada através de madeira com nós, normalmente preterida pelos circuitos comerciais, mas que aqui oferece um padrão único à peça. A “Helpy” de Henrique Ralheta é uma mesa composta de dois elementos independentes, criando uma harmonia frágil, mas ímpar.

 D de design, d de diferença

 D de design, d de diferença

Existem também resmas de papel de diferentes cores e texturas, pizzas com ingredientes em forma de comprimidos, cadeiras rhino, vasos em crescimento, colares espelho, entre outras preciosidades a serem descobertas no efeito D.

São ao todo 18 artistas e um estúdio a contribuírem para este projecto criado pela agência de Publicidade BBDO Portugal com a colaboração da Experimenta Design e da Fundação Calouste Gulbenkian. As peças podem ser encomendadas no website da marca e todos os lucros revertem na sua totalidade a favor do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças.

 D de design, d de diferença

 D de design, d de diferença


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/design// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra