Growing Jewelry - jóias orgânicas de Hafsteinn Juliusson
O último grito da moda saiu da Islândia, mais especificamente da capital, Reiquiavique: o designer Hafsteinn Juliusson criou uma nova peça de joalharia inovadora, ímpar e ecológica. Trata-se de Growing Jewelry, jóias que crescem porque, na verdade, são orgânicas. Nunca pensou em sair à noite com um pequeno anel de musgo?
Segundo o seu criador, estas peças são uma redefinição dos valores modernos, um conflito entre jardinagem, alta-costura e organismo. A colecção é ideal para pessoas cosmopolitas e é uma experiência que tenta aproximar a natureza do homem.
Juliusson formou-se em 2008 mas já apareceu em diversas publicações e exposições, entre as quais a "Exhibition on wheels", que, como o nome indica, tentava levar literalmente as peças de arte - entre as quais a Growing Jewelery - às pessoas. Trabalhando nos projectos com poucos objectivos, mas claros, gosta de novas perspectivas e diferentes tipos de pessoas e interessa-se pela sociedade, ecologia e por evitar a cultura e as ideias de massa.
Quanto às recomendações práticas: como qualquer planta, é necessário tomar conta destas jóias e regá-las regularmente - são anéis com musgo e, por isso, gostam de bastante humidade. Se for bem cuidada, a jóia pode ter um tempo de vida de 12 semanas. As peças estão disponíveis no site do designer e, sendo feitas à mão, são uma edição limitada.