Jane Perkins – Arte a partir de lixo

Jane Perkins recria fotografias de personalidades famosas a partir da colagem de pequenos objectos que normalmente deitamos fora. Uma arte de reciclagem, cuja inspiração lhe ocorreu enquanto pesquisava para a sua tese em Artes e Tecnologia.



 lixo reciclagem arte retratos  lixo reciclagem arte retratos

Não deite nada fora. Guarde cada botão perdido, cada brinco sem par e cada fecho estragado. As tampas de garrafas de refrigerante, os brindes Kinder e as molas do cabelo. Tudo pode ser aproveitado, pelo menos se tiver a arte da reciclagem, como Jane Perkins. A britânica domina a arte de transformar o conjunto dos objectos pessoais que já não usamos em quadros de personalidades conhecidas.

Perkins decidiu estudar têxteis na Faculdade de Artes e Tecnologia em Somerset. Inspirando-se nas cabeleireiras do Equador que punham todo o tipo de materiais no cabelo - descobriu-as enquanto estudava para a sua tese - no último ano da faculdade começou a fazer alfinetes decorados com jóias partidas, brinquedos e outros objectos pequenos. Chamando-lhes “Alfinetes de Memória”, recolhia objectos pessoais da infância para fazer estas peças, tornando cada uma delas totalmente única.

Em 2008 deu um passo em frente: utilizando a mesma técnica, começou a fazer retratos com o mesmo tipo de peças, que já foram expostos na Devon Open Studios. As personalidades disponíveis são as mais óbvias: há Barack Obama a vermelho e preto, uma adaptação de umas das suas fotos mais divulgadas; Nelson Mandela colorido e cheio de botões e uma Elizabeth II recriada apenas com objectos de porcelana.

 lixo reciclagem arte retratos  lixo reciclagem arte retratos

 lixo reciclagem arte retratos  lixo reciclagem arte retratos

Link

diana guerra

é normalmente zote, mas dizem que também se interessa por arte, cultura e essas coisas óbvias.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
 
Site Meter