O melhor disco de beneficência alguma vez gravado

“Dark Was The Night, Cold Was The Ground”, uma música de 1927, foi a inspiração para o novo trabalho que beneficia a Red Hot Organization, uma organização de consciencialização da SIDA que nos seus mais de 20 anos de existência já angariou mais de 7 milhões de dólares. Agora, vamos à música.


Aids Indie Musica Sida Solidariedade

As melhores bandas indies do momento juntaram-se num gesto de solidariedade e criaram o melhor álbum de beneficência que se podia imaginar. Esqueçam a Band-Aid e a USA for America – quem não se lembra de "We Are The World"? – porque chegou uma coisa completamente diferente. Dark Was The Night é o nome do álbum pertencente à Red Hot Organization, responsável já por outros 19 álbuns de solidariedade.

Produzido pelos irmãos Dessner, os gémeos dos The National, o álbum duplo conta com 31 músicas do melhor que se pode encontrar na indústria musical alternativa. Os Dirty Projectors e David Byrne (ex-Talking Heads) abrem em força com "Knotty Pine" e a colecção termina com "Love vs Porn" de Kevin Drew, que já deu mais do que provas da sua qualidade musical, quer seja com a banda Broken Social Scene, quer a solo com o fantástico Spirit If…(2007).

Pelo meio, grandes preciosidades, já que todas as músicas merecem uma escuta atenta. “So Far Around The Bend” dos The National é amor, ainda que sintamos falta de mais bateria ritmada de Bryan Devendorf, mas a voz barítono de Berninger, essa, é inconfundível. Tal como a “Lenin” dos Arcade Fire que nos habituaram a esperar sempre mais. Há ainda colaborações de peso. Feist e Grizzly Bear saltam à vista – e ao ouvido – em “Service Bell”, mas ela também canta com Ben Gibbard. Há também José González com os The Books, Cat Power com os Dirty Delta Blues e um dos irmãos Dessner com Anthony.

Mas há mais, muitos mais segredos a serem descobertos: Bon Iver, Spoon, Beirut, Yo La Tengo, My Brightest Diamond, Yeasayer, Blonde Redhead. E para quem usa o iTunes, há ainda uma versão de "Play The Game" dos Queen, interpretada pelos Beach House. Não há um minuto de música a ser desperdiçado neste trabalho.

A Red Hot Organization é uma organização de caridade internacional cujo objectivo é arrecadar fundos para a consciencialização da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Trabalha desde 1989 na compilação de álbuns cujos lucros revertem na totalidade em prol desta causa, entre os quais se destaca também Onda Sonora, de 1998, gravado em Lisboa, que integra Madredeus, Caetano Veloso, entre outros nomes populares da cultura portuguesa e brasileira. O nome deste álbum, Dark Was The Night, deriva da música do mesmo nome de Blind Willie Johnson que, neste disco, aparece interpretada pelos Kronos Quartet. O trabalho mereceu também edição em vinil.

Aids Indie Musica Sida Solidariedade


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/música// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra