Cameras fotográficas antigas #3: 1900-1923

No início do século XX a maior parte das soluções técnicas relativas à fotografia estavam encontradas e, por isso, a evolução resumiu-se quase exclusivamente ao aperfeiçoamento dos processos e equipamentos já existentes. Ainda assim, destacou-se a introdução do filme de 35 mm e o sistema óptico de visualização reflex. Este é o terceiro e último artigo dedicado às cameras antigas.



 Cameras fotográficas antigas Camera panorâmica Al Vista - 1900

Após 1900 a aventura da fotografia prosseguiu com a consolidação e aperfeiçoamento das técnicas e equipamentos inventados durante o século anterior. Os aparelhos eram já suficientemente pequenos, portáteis e acessíveis mas ainda bastante diferentes das modernas cameras fotográficas. É durante as duas primeiras décadas do século XX que serão inventados e/ou adoptados as técnicas e formatos dominantes que hão-de perdurar até ao surgimento da fotografia digital: os filmes em película de celulóide de 35 mm, as emulsões a cores, o sistema reflex e as cameras fotográficas de corpo metálico.

Apesar de no Congresso de Paris de 1889 se terem normalizado os formatos das chapas, as aberturas das objectivas e as velocidades de obturação, ainda era possível encontrar à venda numerosos formatos de películas fotográficas. Alguns fabricantes faziam questão de usar formatos próprios, por si patenteados. As chapas de 6x6 ou 6x9 cm, por exemplo, eram muito comuns mas tinham, no entanto, o inconveniente de necessitarem de ser colocadas uma a uma, o que tornava o processo de fotografar bastante lento e limitava o tamanho das cameras.

 Cameras fotográficas antigas Camera de repetição New Gem - 1901

 Cameras fotográficas antigas Camera Challenge Dayspool Nº 1 Tropical -1903

O filme de 35 mm, especificamente criado para fotografia pelo fundador da Kodak, George Eastman, não teve ao início muita aceitação. Curiosamente foi adoptado para o cinema com bastante sucesso e só depois disso voltou a ser usado para o seu destino original, em 1913, com a camera Tourist Multiple. Contudo a sua popularização apenas ocorreu a partir do lançamento da Leica, em 1925, e desde então tornou-se um formato amplamente utilizado, ainda em uso actualmente.

Com a generalização do filme de 35 mm, o tamanho dos aparelhos pôde ser reduzido. Os fabricantes passaram a utilizar metais na sua construção (aço, alumínio, latão. etc.) em detrimento da madeira, mais frágil e mais sensível a variações de temperatura e humidade, e a revesti-los com pele. Deste modo, o aspecto das cameras fotográficas modificou-se bastante e aproximou-se daquele que nos é tão familiar hoje em dia.

Os modelos em madeira, conhecidos pela designação "Tropical", continuaram a fabricar-se mas a sua procura diminuiu. O aço passou a ser o material dominante na maioria das cameras e as várias marcas existentes no mercado assemelhavam-se cada vez mais. Não obstante, alguns fabricantes continuaram a apostar na diferença e na extravagância com os seus modelos em forma de espingarda ou de objecto voador.

Uma última inovação digna de registo nesta época foi o sistema de visualização reflex, que significa que a imagem que é mostrada ao fotógrafo no visor é captada através das lentes, sendo portanto igual à que irá impressionar o filme. A camera Graflex, de 1907, foi uma das primeiras a surgir com este sistema, popularizado pouco tempo depois pela fabulosa Ermanox. A partir daqui a história já é conhecida...

 Cameras fotográficas antigas Camera Kodak Nº 4 "Screen Focus" Modelo A - 1904

 Cameras fotográficas antigas Camera Quta Modelo B - 1906

 Cameras fotográficas antigas Camera Graflex - 1907

 Cameras fotográficas antigas Camera Expo - 1911

 Cameras fotográficas antigas Camera Tourist Multiple - 1913

 Cameras fotográficas antigas Camera UR Leica - 1913

 Cameras fotográficas antigas Camera-espingarda Eastman - 1915

 Cameras fotográficas antigas Camera-aeroplano Williamson - 1915

 Cameras fotográficas antigas Camera Makina Modelo 1 - 1920

 Cameras fotográficas antigas Camera Cosmos 35 - 1922; camera Sico - 1923

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x32
 
Site Meter